Innsbruck é uma das cidades que eu moraria facilmente, maaaas com certeza eu não sobreviveria no inverno ahueahe Capital do Tirol na Áustria, Innsbruck se destaca pela arquitetura charmosa, povo acolhedor e paisagens incríveis já que é rodeada pelos Alpes. Veja este pequeno roteiro em Innsbruck!
O que fazer em Innsbruck
A cidade pode ser facilmente explorada a pé e é uma delícia caminhar pelas ruazinhas! Nós ficamos pertinho da estação central e em 10 min chegamos no Centro Antigo da Cidade (Altstadt). A maioria das coisas aqui se concentram em uma rua só (na Maria-Theresien-Straße que vira Herzog Friedrick Straße na parte só pedestres), então vou começar pelo rio no Marktplatz e virar a direta até chegar no Goldenes Dachl.
Veja também as Dicas de Viena
Marktplatz
Na teoria aqui é a praça do Mercado, porém ele fica do lado esquerdo numa construção bem moderna: o Markhalle. Lá você encontra tudo quanto é tipo de ingrediente! E o site é bem bonitinho, dá pra conhecer quem é cada vendedor!
Goldenes Dachl
Um ponto de referência em Innsbruck é o Goldenes Dachl! Um telhado decorado com vários ladrinhos dourados construído em 1500 em homenagem ao casamento do imperador Maximilian I com Bianca Maria Sforza. Logo embaixo fica a entrada para o museu interativo sobre a construção dele, história e desenvolvimento da cidade além do lado dark! Em frente ao telhado eram realizadas batalhas sangrentas e pessoas eram queimadas vivas.
Melhor não imaginar como era antigamente….
Ahh e desses 2,657 ladrinhos dourados, apenas um foi roubado até hoje e levado para um estábulo no vale Wipp. Até encontrarem o ladrilho, no valor de 1500 euros, o telhado ficou com um pedacinho de madeira e o estábulo tava lá brilhando para as vaquinhas.
De frente para o telhado e na esquerda fica o Heibling Haus, um dos prédios mais decorados da rua, cheio de detalhes e em vários estilos arquitetônicos como barroco, gótico, rococó e,claro, o estilo local chamado Inn-Salzach… Aqui você também notará que os prédios possuem um espaço coberto entre as lojas e a rua em si decorada com grandes arcos. Isso aí foi criado em 1490 até 1520 e possibilitava que a galera fizesse as compras no seco.
Maria-Theresien-Straße
Para quem gosta de visitar as igrejas, poe na lista ai Catedral St. Jakob, Hofkirche, Jesuitenkirche e a Basílica Wilten. Todas são lindas por dentro e super decoradas com outro mármore, tetos incríveis e tudo mas.
Atrações fora do centro de Innsbruck
Bergisel Ski Jump
Essa dá pra ver de longe! É a pista de ski utilizada para as Olimpíadas de Inverno desenhada por Zaha Hadid, uma arquiteta iraquiana-britânica que curtia a corrente desconstrutivista da arquitetura. A torre possui 47m de altura e o estádio comporta 28 mil visitantes, além de gondola, elevador e um café panorâmico.
Hofgarten
Esse parque fica pertinho do Landestheater (o teatro estatal) e é gigantesco com 10 hectares e que existem há mais de 600 anos. Reza a lenda que a prória imperatriz Maria Theresia cuidava das plantinhas aí (essa mesma que dá o nome a rua, a primeira e única mulher a governar os domínios habsbúrgicos). Um ótimo lugar para um picnic!
Shows no Music Hall
Atrações na região
Swarovski Crystal World Museum
Aqui fica o museu dos famosos cristais Swarovski! Espaços temáticos malucos a céu aberto e cobertos e algumas partes interativas. No local também fica a maior loja de cristais Swarovski. Pra chegar lá é só pegar o shuttle na frente da estação principal de trem, o percurso dura em torno de 20 min.
Schloss Ambras
O castelo do século XII servia de antiga residência do regente do Tirol. Uma das principais personalidades que morou ai foi o Arquiduque Ferdinand II (1529-1595) que promoveu artes e ciências na cidade, além de estabelecer e organizar as coleções do castelo. Hoje o acervo está exposto a todos e conta com diversos objetos de arte, relíquias, armaduras de heróis famosos…
Nordkette
Perfeito para quem tem mais dias em Innsbruck! Suba até o topo do Nordkette (2334m) com funicular e teleféricos para ter uma vista incrível da cidade. Em cada parada há restaurantes, lojas, vilas e bares. Você pode aproveitar para esquiar, “snowboardiar” ou fazer trekking e mountain bike no verão. Mas suba somente quando o céu está limpo, se não não vai ver nada!
Innsbruck nas estações
Também dá pra se aventurar na Igls, onde fica uma pista olímpica de bobsleigh (aquele treno maluco com 5 pessoas que atinge 99 km/h).
No verão pode fazer paragliding, rafting, canoagem, escalada, mountain bike e as diversas trilhas.
Temperatura em Innsbruck
Como fica no meio dos Alpes, a temperatura média fica em torno de 9 graus, no inverno baixa para -7 por aí. No verão fica bem maluco, parecido com a Suíça: uns dias ensolarados e friozinhos, outros com chuva, outros muito quente. Então sempre leve um casaquinho e mantenha o guarda chuva na mochila.
Onde se hospedar em Innbruck
Nós ficamos em um Airbnb muito bem pertinho e bem localizado (o link do quarto é este MAS PRIMEIRO faça o cadastro para ganhar desconto de 30 dólares com o meu link!). Entenda> AIRBNB: COMO FUNCIONA, DESVANTAGENS E DESCONTO!
Também recomendo os seguintes hotéis
- Hotel Mondschein
- Hotel Eagles Inn
- Hotel Gasthof Stefansbrücke
- Hilton Innsbruck
- Hotel Kapeller Innsbruck
- Leipziger Hof Innsbruck
- Austria Classic Hotel Innsbruck Binders Garni
Comida em Innsbruck
Nós comemos nos restaurantes pequenos e que os locais comem, mais afastados do centro. Gastamos em torno de 7 euros em cada prato. Aí estava toda animada pois achei que esse seria tipo um pierogue (uns pasteizinhos poloneses recheados com batata e ricota) e na primeira mordida….
ERA DOCE! UMA MASSA RECHEADA COM GELEIA WTF
O que achava que era queijo era açúcar aheuae no fim pegamos de sobremesa, ainda bem que tinha meio frango!
Também recomendo o City Kebap & Burger na Meinhardstraße 16! Olha o tamanho desse burguer delícia por 8 euros com batata!! E o atendimento é demais, os caras são bem legais (isso que fomos meia noite e estavam quase fechando!) Deu pra dividir tranquilamente em dois e ser feliz.
Gostou destas dicas em Innsbruck? Comente!
Salve no seu Pinterest
Vídeo de Viena
leia também: