O que fazer em Whistler? Considerada um dos principais destinos para esportes de inverno do Canadá, Whistler é uma cidade bem charmosa que pode ser visitada em outras épocas. Há muitas atrações incríveis além das atividades ao ar livre.
Neste artigo vou falar o que fazer em Whistler, como chegar lá e o tour bate e volta saindo de Vancouver!
O que fazer em Whistler: 11 atrações e tour de Vancouver
Índice do Artigo
Whistler é uma cidade pequena que pode ser explorada em apenas um dia. Se for durante o inverno, se prepare para preços mais altos, principalmente se tiver muuuita neve! Aqui fica uma das estações de esqui mais famosas do mundo, a Whistler Blackcomb e considerado um dos maiores e melhores resorts de esqui da América do Norte.
Como chegar em Whistler?
A maneira mais popular pra chegar em Whistler é dirigir pela Highway 99 (Sea-to-Sky Highway), uma das estradas mais bonitas do mundo, com vistas incríveis do oceano e das montanhas. O trajeto leva cerca de 2 horas saindo de Vancouver.
Se você for de ônibus, demora em torno de 2h30 e pode pegar o Whistler Shuttle Skylynx que sai da Vancouver City Centre Station e do aeroporto ou a Epic Rides, que oferece transporte mais acessível.
Mas se você quiser, pode chegar de hidroavião kkkkk A Harbour Air oferece voos panorâmicos de hidroavião ou helicóptero entre Vancouver e Whistler e o voo dura cerca de 45 minutos.
Leia também: O que fazer em Vancouver
Qual a melhor época para vistar Whistler?
Inverno (Dezembro – Março): Melhor para Esqui e Snowboard! A temporada de neve geralmente vai de novembro a abril, com o auge entre dezembro e março. As montanhas de Whistler Blackcomb ficam cobertas de neve, e a vila ganha uma atmosfera mágica com luzes de Natal.
Caso queira economizar m pouco, evite viajar nas Festas de fim de ano e fevereiro quando tem feriados e Spring Break.
Primavera e Verão (Maio – Setembro): Melhor para Trilhas, Bike e Atividades ao Ar Livre! Nos meses mais quentes, é possível curtir os dias longos e as trilhas incríveis para hiking, mountain biking e passeios de caiaque. Além disso, há festivais e atividades como golfe, passeios de gôndola e dar aquele mergulho no lago!
Outono (Outubro – Novembro): Melhor para economizar! Essa é a estação colorida e mais barata! O clima já é mais frio, mas as paisagens com folhas coloridas são lindas! Eu sou apaixonada por essa época e o Canadá é um dos melhores destinos pra isso, tudo fica amarelado, laranja e vermelho, eu adoro!
Os lagos ainda não congelaram da metade de setembro até metade de outubro.
Tour Whistler e Sky to Sea Gondola
Eu viajei para o Canadá no mês de outubro e aproveitei para conhecer Whistler durante a minha estadia em Vancouver. Como eu não estava dirigindo, decidi fazer um tour bate e volta para curtir bem o dia.
Eu achei este tour no GetYourGuide que inclui uma parada em uma cachoeira Shannon Falls, na Sea to Sky Gondola e uma parada de 4 horas em Whistler. É um tour de umas 10 horas e achei que valeu muito a pena!
A primeira parada é rapidinha para explorar a área da Shannon Falls, é uma caminhada de 5 minutinhos pra base da cachoeira em uma trilha bem fácil e um deque de madeira. Essa cachoeira possui uma queda de 335 metros, sendo considerada a terceira mais alta do estado ou província de British Columbia.
Como ela fica praticamente ao lado da Sea to Sky Gondola, fica fácil de visitar a próxima atração, uma das minhas favoritas! Eu gostei muito da gôndola, tem uma vista incrível para o lago e melhor ainda lá de cima! O centro de visitantes é enorme e possui muitos mirantes, trilhas e a famosa ponte suspensa (mais alta do que a Capilano Suspension Bridge!)
Depois viajamos pela estrada ao lado do mar, uma paisagem incrível até chegar em Whistler! Lá ficamos 4 horinhas, deu tempo de almoçar, explorar o centrinho e lojinhas e até se perder kkkkk
Eu achei que valeu muito a pena, deu tempo e aproveitar muito bem cada parada e ter uma noção da cidade, principalmente porque o dia estava lindíssimo!
> > Reserve aqui o TOUR Passeio de gôndola Sea to Sky e Whistler < <
O que fazer em Whistler: principais atrações
Aqui estão algumas das principais atrações dentro da cidade que valem a pena visitar
1 – Whistler Village
Esse seria o centrinho da cidade, é super charmosinho porque a arquitetura é meio alpina sabe, tudo em pedrinha e aconchegante. Aqui você encontra lojas, cafés, restaurantes e galerias de arte. Você faz tudo a pé mesmo, pois não é muito grande.
Achei muito legal que nessa época já tinha muita coisa de inverno, vários skis nas rua sendo vendidos… imagina que legal durante o inverno!
Aqui recomendam os restaurantes Araxi, Bearfoot Bistro e Rimrock Café e para curtir a noite: Garibaldi Lift Co. (GLC) e o Longhorn Saloon.
No vídeo abaixo eu mostro como foi esse tour e O que fazer em Whistler, clique para assistir
2 – Whistler Blackcomb e Peak 2 Peak Gondola
Esta é a icônica gôndola que liga as montanhas Whistler e Blackcomb. Do topo você tem uma vista panorâmica espetacular de toda a região. No inverno, é o centro do esqui e snowboard, e no verão, um paraíso para trilhas.
Durante o inverno, vale a pena comprar os passes especiais vendidos no site oficial. O preço normal do ticket de um dia é 300 CAD por adulto e inclui a gondola. Compre online para evitar as filas. Essa montanha também oferece aulas e aluguel de equipamento.
Durante o verão, uma parte da montanha vira o Mountain Biking no Whistler Bike Park, dos melhores parques de downhill do mundo!
Além disso, outras empresas oferecem passeios de Snowmobile, trenós puxados por cães e Snowshoeing (caminhadas com raquetes de neve para explorar trilhas cobertas de neve).
Outra montanha legal para esportes de inverno é a Grouse Mountain em Vancouver
3 – Scandinave Spa Whistler
Esse é o destino para quem ama banhos termais! Trata-se de um spa ao ar livre cercado por uma floresta e oferece banhos quentes e frios, saunas e áreas de relaxamento.
O Scandinave Spa é perfeito para um dia de descanso depois de cair muitos tombos tentando esquiar kkkkkk
4 – Whistler Olympic Plaza
Construída para as Olimpíadas de Inverno de 2010, essa praça é bem grande e possui espaço para shows, pista de patinação no inverno e um gramadão para relaxar no verão.
Aqui também fica o símbolo das Olímpiadas, os famosos 5 círculos unidos. Não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Whistler!
5 – Audain Art Museum
Este é um museu de arte moderna bem diferentão (amei a arquitetura!) e possui coleções de artistas canadenses, incluindo obras indígenas e contemporâneas. Acho uma ótima adição ao roteiro O que fazer em Whistler para amantes da arte e arquitetura!
Ele abre de Quinta a Segunda das 11h às 18h e o ingresso custa 22 CAD para adulto. Acredito que não seja uma atração muito interessante para crianças.
Esse museu fica um pouquinho fora da cidade, mas dá pra chegar a pé tranquilo.
Compre o ingresso Audain Art Museum aqui
6 – Passeio nos lagos
A região possui alguns lagos muito bonitos como o Lost Lake, acessível a pé da vila, ótimo para nadar no verão ou caminhar com raquetes de neve no inverno. Já o Green Lake e o Alta Lake são perfeitos para caiaque, paddleboarding ou apenas apreciar a vista.
Para quem gosta de trilhas e caminhadas, podem conhecer o Joffre Lakes e Garibaldi Lake, com águas azul-turquesa.
7 – Vallea Lumina
O Vallea Lumina é uma experiência noturna imersiva na floresta, com luzes e efeitos especiais que criam um ambiente mágico.
Como essa atração fica afastada da cidade, você pode adquirir o transporte também! Eles vendem diversos pacotes com atividades mais radicais que inclui zipline, arvorismo, rafting, karting na natureza, snowmobile, snowshoe…
8 – Whistler Museum
O Whistler Museum conta a história da cidade, do desenvolvimento das estações de esqui e das Olimpíadas de 2010. Inclui diversas exposições interativas e multi mídia, além de uma lojinha.
Não é cobrado entrada, mas sugerem a doação de 5 CAD por pessoa. Funciona de sesta a terça das 11 às 17h, às quintas das 11 às 21h e quartas fecha.
9 – Tirolesa
Para quem gosta de aventura, não pode deixar de fora esta tirolesa do roteiro O que fazer em Whistler! No Vale Fitzsimmons entre as Montanhas Whistler e Blackcomb, existem 5 tirolesas, incluindo a mais longa com 730 metros e uma descida de 30 andares!
Compre aqui a Experiência de tirolesa
10 – Squamish Lil’wat Cultural Centre
Esse é outro local para quem ama arquitetur e deseja conhecer mais sobre a culturas indígenas Squamish e Lil’wat! Esse centro cultural tem muitas exposições, workshops e até eventos com danças tradicionais.
O Squamish Lil’wat Cultural Centre está aberto à visitação de terça a domingo das 10 às 17h. Dentro do centro há uma loja, galeria e um café com receitas inspiradas nos povos originais do Canadá como Taco de Bannock com chili de veado, sopa de salmão e panini de Bannock com salmão defumado.
11 – Passeio de helicóptero
Para quem deseja vivenciar algo inesquecível, esse é o passeio perfeito! Veja o melhor de Whistler sobrevoando lagos, glaciares com 12.000 anos e os picos vulcânicos!
Reserve aqui o passeio com helicóptero em Whistler
Gostou destas dicas de O que fazer em Whistler? Aproveite para reservar o TOUR Passeio de gôndola Sea to Sky e Whistler
Leia também: Excursão no Canadá: tour de 6 dias nas Montanhas Rochosas