Dois amigos que conheci na Nova Zelândia, André e Marília, decidiram visitar o Nepal e realizar o trekking Everest Base Camp aos pés do Everest, o primeiro acampamento para quem vai escalar a montanha mais alta do mundo! Foi uma caminhada difícil de 14 dias que envolveu muita motivação e que valeu a pena!
Como é trekking até o Everest Base Camp
O aeroporto de Lukla é bem pequeno e um dos mais perigosos do mundo devido a sua pista curtinha e localização. Como está em meio as montanhas, é muito comum que as nuvens o cubram, impedindo pousos e aterrissagens. É totalmente imprevisível.
Do aeroporto você já sai caminhando para fazer a trilha, a qual é estreita (caminha em fila indiana mesmo) e muito irregular, com alguns trajetos em pedra e terra e na maioria das vezes beirando um penhasco! Precisa ter muito cuidado, pois sempre há córregos que atravessam a trilha, provenientes do degelo.
Dicas para superar o mal de altitude
- Caminhar em passos pequenos e constantes,
- usar trekking pole,
- alimentar-se bem (comer muito carboidrato e vegetais),
- tomar sopa de alho a 3500 a 4000m, ajuda bastante,
- não tomar banho a partir dos 4000m pois baixa a pressão,
- remédio para altitude chamado Dinamox.
O que levar para o o trekking até o Campo Base
Leve somente o necessário, pois cada quilo a mais será um sufoco durante a subida. Vários hostels em Catmandu possuem um lugar para guardar as mochilas de quem vai escalar, é uma forma de garantir o cliente no retorno.
Leve Tênis confortáveis para caminhada (tem alguns riachos no caminho, seu pé vai molhar, então leve tênis que seca rápido..meus amigos só sentiram frio quando chegaram ao campo base). Se estiver no começo do inverno, leve uma bota de caminhada impermeável e um saco de dormir para não congelar ehehehe Trekking pole é indispensável, te ajuda muuito!
Para não levar tanta roupa, lave a roupa que você usou no dia assim que chegar no hostel. No dia seguinte ela estará seca (claro que vai depender da estação do ano). Dessa forma, leve poucas peças e uma para cada finalidade, como:
- 2 a 3 camisetas dry fit,
- 1 blusa fleece,
- 1 camiseta de manga comprida,
- 1 par de luvas,
- 1 touca,
- 1 jaqueta corta vento,
- 1 blusa de plumas (aquelas japonesas que ficam bem pequenas na mal),
- 3 pares de meias,
- 3 calcinhas/cuecas,
- 1 capa de chuva,
- óculos de sol,
- protetor solar,
- protetor labial,
- hidratante para pele.
Leve um baralho ou livro pois em alguns dias você fica muito tempo no hostel.
E vários Snacks como barrinha de cereal, bolachas integrais e talvez até algumas sementes e frutas secas (não revistaram nada disso no aeroporto do Nepal).
Quando fazer o trekking Everest Base Camp
Estre trekking até o campo base foi realizado em setembro, um período de transição, com menos chuvas porém muuuitas nuvens. A melhor época é em outubro, quando o inverno está começando e o céu está bem limpo, favorecendo uma vista incrível do Everest.
Como contratar um guia
Existem dois tipos: o pacote turístico com hospedagem, comida, guia e licença do parque incluídos e o pacote simples de guia + licença do parque. O guia é praticamente obrigatório e custa 25 USD por dia. Neste último pacote você paga o quarto separado.
Meus amigos recomendam o guia Narayan Bhandari da empresa Trek Around Nepal pvt.
Favoreça o turismo local e contrate guias da região. O governo não dá suporte algum ao povo, nem quando teve o terremotos, e os locais dependem do turismo para sobreviver. Evite contratar empresas estrangeiras. Gaste seu dinheiro com nepaleses de verdade!
Quanto custa Everest Base Camp trekking
Um quarto para casal custa 700 rúpias a diária (8USD). No início do trajeto é mais barato pois conforme vai subindo, as hospedagens vão ficando mais escarsas. A comida variava entre 300 a 500 rúpas (3-5USD). Lembrando que o banho não está incluso no pacote (100 a 200 rúpias), assim como internet e carregadores. Se você levar mais baterias da camera não precisa pagar esta taxa.
No hotel/guest house tem água para vender, porém você pode levar uma garrafinha e encher com água normal, lembrando de usar um Clorin 30 min antes de beber.
Veja também estas opções online
O que comer durante o trekking
É muito comum comida a base de batata, MUUUUUITA batata, até no café da manhã! Arroz, cenoura, repolho, cebola e outros vegetais também estão na dieta. Procure comer bem e até um pouco a mais do que devia, pois você irá precisar na caminhada! Veja 5 pratos bem tradicionais do Nepal no Blog O Baú do Viajante!
E aí ficou na vontade de fazer esse trekking Everest Base Camp? Comente!
Obrigada André e Marília pelas fotos e pela conversa animada!!