Todo mundo já ouviu falar em Monte Fuji, mas você sabia que um dos melhores lugares para ver a montanha solitária é em Hakone?
Hakone é uma cidade muito próxima a Tokyo e conhecida por suas paisagens pitorescas, fontes termais naturais, museus de arte e vistas do Monte Fuji. É possível fazer um bate e volta da capital e conhecer as principais atrações.
Mas não vá pensando que é um tour chato! Eu fiquei maravilhada com a quantidade de coisas que vimos e fazemos nesse dia, foi o melhor tour da nossa viagem ao Japão!
Neste artigo vou te contar o que fazer em Hakone, detalhes do tour para ver o Monte Fuji, o famoso ovo preto do Japão e até uma casa ninja!
Hakone e Monte Fuji: descobri o melhor tour do Japão?
Índice do Artigo
Por que visitar Hakone?
Hakone é um destino que atrai muitos turistas, porque faz parte do Parque Nacional de Hakone, que oferece uma variedade de atrações naturais, como o Lago Ashi e a Cordilheira Hakone. Também é um destino cultural com o Museu de Arte ao Ar Livre de Hakone e exposições de arte contemporânea e ainda tem um outlet próximo conhecido como Gotemba.
Em Hakone é possível fazer um passeio de barco pirata no Lago Ashi, andar de teleférico até o vale vulcânico de Owakudani ou até mesmo passear de trem entre as montanhas! E é isso e muito mais que vou te mostrar aqui nesse artigo!
Além destas atrações, Hakone é famosa por causa da sua atividade vulcânica e suas águas termais. Há muitos ryokan (pousadas tradicionais japonesas) e hotéis que oferecem banhos termais relaxantes ao ar livre que proporcionam uma experiência única no Japão!!
A experiência normalmente inclui jantar e café da manhã. Recomendo estes aqui:
Mount View Hakone:⭐⭐ nota 8,9 ryokan com onsen privado, quartos típicos e ótimo café da manhã.
Onsen Guest House Tsutaya: ⭐⭐⭐ nota 9,3 adorei a arquitetura e decoração deste local, possui um onsen público para viver a experiência completa no Japão!
Hotel Green Plaza Hakone: ⭐⭐⭐ nota 8,0 esse aqui é um hotel, mas tem um dos onsen mais bonitos e com vista espetacular para o Monte Fuji!
Caso você queira ficar hospedada em Tóquio, veja aqui as minahs recomendações: Onde ficar em Tóquio: hotéis e 8 melhores bairros
Tour Monte Fuji saindo de Tokyo
Uma das coisas que eu mais queria fazer no Japão era ver o Monte Fuji! A montanha mais alta do Japão (3.776 m) está distante 100km de Tokyo. Você até consegue vê-la da torre Skytree ou até mesmo da janela do Shinkansen, mas eu queria ver bem de pertinho.
Uma das formas que encontrei de encaixar o Monte Fuji no meu roteiro no Japão foi fazer um tour bate e volta de Tokyo.
Além de subir uma parte do Monte Fuji e vê-lo de longe, também visitamos uma casa ninja, andamos de teleférico, fizemos um passeio de barco pirata e voltamos de trem bala! Os ingressos e almoço também estavam incluídos.
O guia foi bem legal, contou várias curiosidades de cada lugar e falava inglês fácil de entender. Esse tour saiu cedinho, às 7h da manhã do bairro Ginza na capital e teve duração de 10 horas. Uma parte foi feita de ônibus e depois de trem.
Este é um tour Hakone e Monte Fuji bem tranquilo de fazer, claro que é mais rapidinho, mas tem tanta coisa legal que valeu muito a pena! Encontrei o tour perfeito no GetYourGuide, clique para ver mais detalhes:
>> Tour Monte Fuji, Hakone, cruzeiro no Lago Ashi e trem-bala <<
Abaixo te conto todas as paradas deste tour, atrações, comidas e curiosidades do Japão!
1 – Monte Fuji 5th Station
Essa é a primeira parada deste tour para Hakone! O ônibus sobe até a 5º Estação no Fuji, sim, subimos uma parte da montanha! O Fuji Subaru Line 5th Station é o acesso mais fácil para ver o topo do Fuji da montanha em si e é a estação mais popular. A maioria das pessoas que desejam subir o Fuji param aqui e seguem o resto da trilha a pé entre os meses de julho a setembro.
Essa estação está aberta durante o ano todo (se a neve permitir) e abriga lojas, restaurantes, banheiros e um santuário xintóista chamado de Komitake Shrine. As vistas desta estação também são lindas e você consegue ver os 5 lagos do Fuji.
2 – Vila Ninja e almoço
Em seguida chegamos em Oshino Shinobi no Sato, uma vila temática ninja com lindas vistas para o Monte Fuji, um belo jardim, uma casa ninja e um restaurante. Esse local também tem apresentações de arte marciais!
O almoço foi ótimo, havia muitas opções para escolher desde saladas, carnes, arroz, sopas, camarão… e sorvete de sobremesa!
Depois passeamos pelo jardim, um local bem tranquilo com portal, pontes e CASA NINJA! Gente, eu fiquei tão animada quanto as crianças nesse local kkkkk Essa casa é um quebra cabeça gigante, pois você precisa descobrir as passagens secretas para passar para o outro lado. Também pode ver como os ninjas escapavam, onde guardavam as armas e coom viviam.
Do lado de fora também há um espaço para treinamento Ninjutsu de arremesso de shuriken (estrela ninja), um espaço para escaladas e até aluguel de uniforme ninja.
É uma parada feita somente para turistas? Sim, com toda certeza, mas eu adorei!
3 – Vale Vulcânico Owakudani
Conhecido como Vale do Inferno, Owakudani é uma área vulcânica ativa em Hakone repleta de fumarolas, vapores e águas borbulhantes que foi criada há cerca de 3.000 anos, após a erupção do Monte Hakone.
É um lugar que você chega com o teleférico Hakone Ropeway (incluso no tour) e que proporciona uma vista muito legal para o vale e o Monte Fuji.
Eu estava muito empolgada para esta parada porque queria provar uma iguaria local: o Kuro Tamago!
Diz a lenda que cada ovo preto desse garante mais 7 anos de vida! Eles são cozidos por uma hora em fontes termais de 80 graus e depois cozidos no vapor por mais 15 minutos. O enxofre e o ferro presentes na água mudam a cor da casca do ovo, porém o sabor é praticamente o mesmo de um ovo de galinha normal. O pacotinho com 4 ovos custa 500 yen.
Será que é por isso que os japoneses vivem mais?🍳🥚
Na lojinha você encontra muitos produtos relacionados ao ovo seja chaveiro da hello kitty vestida de ovo, adesivos, chocolates que imitam os ovinhos, camisetas… Tem várias coisinhas bonitinhas, porém a fila é grande para comprar, então planeje com cuidado!
4 – Passeio de barco Pirata
Subimos novamente no ônibus do tour que nos levou até o Lago Ashi, onde fizemos um passeio de barco pirata! Esse barco possui vários andares diferentes, alguns com assentos normais e outros com sofás estilosos.
Como o dia estava muito bonito decidimos ficar na área aberta. As vistas são fenomenais, pudemos ver o Fuji e o Portal de Hakone do Barco! Acredito que esse passeio durou uns 40 minutos e também está incluso no pacote do tour.
5 – Hakone Shrine e Torii
A próxima parada foi o Portal Vermelho de Hakone (Heiwa no Torii) um local incrível. Esse portal indica a entrada do lago para o santuário e é um dos poucos que foram construídos sob a água (assim como em Miyajima). Ele é chamado Portal da Paz e foi erguido em 1951 para comemorar o Tratado de San Francisco quando o Japão concluiu o acordo de paz com 48 nações após o final oficial da Segunda Guerra Mundial.
Decidimos subir uma parte do morro pelas escadas e chegamos no Hakone jinja, um dos santuários mais históricos e famosos do Japão. Ele era muito utilizado por samurais e militares, mas hoje famílias vem rezar por um casamento feliz, segurança durante viagens e riqueza.
Ao lado dele fica o Kuzuryu Shrine Shingu, um santuário que ajudam as pessoas a encontrarem o amor. Também vimos uma fonte com 9 cabeças de dragão e acredita-se que tem poder espiritual que limpa impurezas. Por esta razão muita gente bebe a água da fonte, aproveite e encha a sua garrafinha!
6 – Retorno Trem-bala
É possível retornar com o ônibus, porém como era fim de semana, havia muito trânsito. Dessa forma, decidimos pegar o shinkansen de volta para Tokyo na estação de Odawara.
Foi uma decisão muito boa, justamente porque nem todos os trens-bala param aqui e pudemos vê-lo sem ação! Se na estação já passavam rápido, imagina nos trechos que podem chegar na velocidade máxima! No vídeo abaixo eu mostro mais detalhes!
Veredito final do tour Hakone e Monte Fuji
Eu gostei muito desse tour, sei que foi um dia cheio de atividades diferentes e parece que é tudo rápido, mas achei o tempo suficiente em cada lugar. Para quem vai curtir a viagem (sem trabalhar e filmar como eu) pode aproveitar bem o almoço, lojas, vistas e passeios. Talvez um lugar que eu gostaria de ter ficado mais seria o portal em Hakone.
Esse é o tour que eu mais gostei da viagem ao Japão e acho que você consegue incluir tranquilamente no seu roteiro. Lembre-se de reservar com antecedência porque esgota rapidinho!
Encontrei este tour em Hakone e Monte Fuji no GetYourGuide, uma plataforma que reúne atividades com locais no mundo todo e também vende ingressos e tours! É uma empresa alemã que confio e sempre utilizo nas minhas viagens. Agora ela virou patrocinadora do blog e do nosso canal no Youtube e ficamos muito felizes em compartilhar as melhores experiência com você!
No vídeo abaixo eu mostro todas as paisagens incríveis que vimos durante o tour, o famoso portão em Hakone, o sabor do ovo preto e mais detalhes! Clique para assistir!
Gostou destas dicas do tour para Hakone e Monte Fuji?
Confira outros passeios que você pode fazer em Tokyo ou pertinho da capital: Disney no Japão e Passeio de Barco em Tokyo