Sei que muitos de vocês possuem dificuldades na pronúncia no inglês e isso é muito comum já que o idioma possui mais exceção do que regra. Então agrupei várias dicas para melhorar a pronúncia no inglês que vocês conseguem fazer sozinhos e em casa. Assista o vídeo para entender melhor as dicas e falar corretamente.
10 dicas de pronúncia no inglês
1 – Ouvir e repetir
Uma das melhores formas de melhorar a pronúncia no inglês é ouvir e repetir o que foi falado. Pode ser trechos de músicas, de seriados ou até alguma fala do seu ator favorito. O segredo é tentar imitar como cada palavra foi falada, além do ritmo da frase. As crianças aprendem a falar imitando um adulto e você pode fazer o mesmo.
No vídeo abaixo dou a dica de um aplicativo super legal chamado Cake para você aprender mais rápido e melhor sua pronúncia no inglês, clique para assistir.
2 – Evite adicionar vogais
É muito comum brasileiros adicionarem o famoso “i” no fim das palavras em inglês como: feicebooki, brédi piti e hóti dógui
Não tem problema fazer isso no português até porque trouxemos algumas palavras para o nosso idioma como piquenique. No entanto é importante frisar que quando você estiver conversando com um estrangeiro, ele poderá ficar um pouco confuso no início até entender o que você está falando.
Procure trabalhar bem os músculos da boca e a língua ao falar cada palavra, abrindo e fechando a mais do que o normal para que o cerébro “aprenda” esses movimentos. Existem alguns sons que são mais difíceis para falantes de português, então foque mais tempo neles até aprender bem.
Som do TH: um dos mais difíceis
O ideal é trazer a ponta da língua para frente, batendo nos dentes e fazendo um som entre “d e f”. Se quiser pode colocar o dedo indicador na frente dos lábios para ver se você molha a pele ao falar o th (confira essa dica no vídeo).
3 – Divida as palavras
Várias palavras parecem muito difíceis de falar em inglês, por isso sugiro dividí-las e encontrar uma raíz em comum. Você também pode escrever o som da pronúncia ao lado para que leia e aprenda mais rápido, como por exemplo:
- Jewel e jewelry: aprenda a falar Jóia (diul) para depois falar joalheria (diulri)
- Draw, Drawer e Withdrawl: desenhar é pronunciado (dró) aí é só complementar com o restante como (dróer) e (widfdról)
4 – Palavras com mesmo som
Várias palavras são faladas da mesma forma e tente sempre colocá-las em um mesmo grupo para que possa pronunciá-las
- Key: (ki) chave
- Money: (mani) dinheiro
- Honey: (hani) mel, querido
- Mickey: (micki)
- Disney: (disni)
5 – Atenção na pronúncia curta no inglês
Algumas palavras devem ter o som prolongado para que não pareçam palavrão. Se você fazer o som curto demais, poderá ser mau educado, e claro, depende muito do contexto. Essas duas palavras são as mais comuns:
- Beach: (biiiich) praia
- Sheet: (shiiiit) lençol
6 – Palavras etrangeiras
Assim como o português, o inglês adotou várias palavras de outros idiomas. Há várias palavras que possuem origem francesa, então a pronúncia de algumas delas muda.
- Maneuver: (manúva) manobra
- Surveillance (surveiláns) vigilância
Fique atento também a qual inglês você está estudando, pois algumas palavras soam diferentes no inglês americano, britânico, sul africano, australiano… Veja também as dicas para aprender o inglês britânico
7 – Palavras parecidas
O inglês tem várias pegadinhas e algumas palavras possuem as mesmas letras numa ordem semelhante, porém com sentidos e pronúncias totalmente diferentes.
- Though (dou) Apesar
- Tough (tâf) Difícil
- Through (tru) Através
- Thought (tót) Pensamento, verbo pensar no passado
8 – Magic E
Essa é uma regrinha de acentuação para você descobrir se o som na palavra é aberta ou fechada e se aplica em algumas palavras, normalmente de apenas uma sílaba. Você fala a palavra e aí adiciona um “e” no final para ouvir se fica estranha ou não.
Atenção: as palavras em parêntesis não é a pronúncia oficial nem como se escreve nos dicionários. É a forma como EU faço as anotações dos sons e você é livre para fazer as suas próprias. Para entender melhor, sugiro assistir o vídeo deste artigo.
- hat (rrát): hatE (rreit)
- mad (méd): madE (meid)
- pet (pét): PetE (Pit)
- her (hêr): herE (hír)
- win (uin): winE (uaine)
- sit (sit): sitE (sait)
- hop (rróp): hopE (rroup)
- not (nót): notE (nout)
- hug (rrug): hugE (rrudg)
- cut (cut): cutE (kiut)
Exceção: quando tiver consoante dupla, isso não se aplica, como é o caso de Apple por exemplo. Se fala (épou) e não (êipou).
Diner (dainer): Dinner (díner)
mat (mét): mate (meit) : matte (ma te)
9 – Fale no espelho
Uma das melhores formas de treinar estas dicas de pronúncia de inglês é repetir as palavras que você tem mais dificuldade em frente ao espelho. Assim você consegue ver a sua boca trabalhando e os músculos do seu rosto. As suas expressões ajudam a entender o que você está fazendo e como aperfeiçoar os movimentos para imitar o som corretamente.
Se quiser pode até criar diálogos para melhorar a sua fluência no inglês, como havia falado neste vídeo “Como melhorei meu inglês em uma tarde”
10 – Grave um vídeo
A próxima etapa é gravar um vídeo para que você possa compreender melhor o que você está falando. Muita gente fica tímida em frente a uma câmera, mas é muito mais fácil falar para um celular do que para um grupo de pessoas não é mesmo?
Dessa forma, ao gravar um vídeo você pode sentir um friozinho na barriga, mas com o tempo pode pegar prática e ir aperfeiçoando a sua pronúncia no inglês, já que pode perceber alguns erros e corrigí-os.
Errar não é feio e é muito bom, pois só assim você consegue entender o que está fazendo e melhorar cada vez mais. Aprender um idioma é difícil, leva tempo e prática, importante é tentar e não desistir!
Se você gostou deste artigo com dicas de pronúncia em inglês, pode se interessar também por 10 dicas de poliglotas para aprender idiomas.
Salve no Pinterest