Sempre tive vontade de ir até o fim do mundo de carro. Então fiz esse Roteiro pela Patagônia Argentina e Chile de carro com os melhores pontos e aproveitando todos os trechos possíveis, dando uma volta completa na terra dos hermanos e uma passadinha na capital chilena. É um roteiro grande de 35 a 40 dias que você pode adaptar conforme desejar.
Aqui você encontra um roteiro pela Patagônia de carro com distâncias, recomendações de passeios e hospedagens e muitas dicas!!
Roteiro pela Patagônia de Carro
Índice do Artigo
A saída é por Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Evitamos passar pelo Uruguai por causa da burocracia e mais um tempo perdido na imigração. Desce pela costa leste e sobe até passar a região dos lagos na Argentina e entra para o Chile em Pucón e Santiago e desce até Mendoza.
Recomendações de viagem pela Patagônia
- Faça seguro viagem! Assim você se protege e fica mais fácil e barato de se tratar! Recomendo a Real Seguros, leitores do blog ganham 10% de desconto já incluso no link!
- Para carros é exigido o documento Carta Verde para transitar no Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Neste post explico mais detalhes: o que é Carta Verde? Para o Chile é necessário o SOAPEX, tanto carro quanto moto precisam ter a apólice.
- Vale lembrar que não pode entrar com nenhuma coisa perecível na fronteira do Chile (coma frutas, carnes tudo antes).
- Conforme vai chegando no sul do mundo, os preços de tudo vão aumentando então prepare o bolso. Como é uma sugestão de roteiro para viagem de carro, o preço de gasolina é importante item e no sul da Argentina esse combustível é subsidiado e chega a ser 30% mais barato que no norte.
- Sempre abasteça antes de sair da cidade para não correr o risco de ficar na estrada.
- A melhor época para visitar a Patagônia é outubro a março, na teoria é pra ter pouca neve, porém um amigo nosso pegou gelo na estrada em janeiro. Precisa ter muito cuidado pra dirigir.
- A Argentina pede algumas coisas na fronteira como: cambão, kit primeiros socorros e cadenas.
- Se irá fazer trilhas na Patagônia, leve o seu equipamento para não precisar alugar.
- Viaje com GPS e com Chip de Internet 4g
Saída do Brasil e Argentina até Buenos Aires: Dias 1- 5
Dia 1 – Fronteira Brasil – Argentina
Nossa saída foi de União da Vitória no Paraná e decidimos entrar pela Argentina para economizar tempo sem passar pelo Uruguai. O Roteiro pela Patagônia de carro começa mesmo em Uruguaiana. Dormimos aqui pois o trecho é longo, 878 km, quase uma infinidade.
Recomendação de hospedagem: Camping do Cantão, Hotel da Fronteira
Dia 2 -Uruguaiana > Buenos Aires
Outro dia só dirigindo 677 km até a capital da Argentina.
Recomendação de hospedagem: Tribeca Apart
Dia 3 e 4 – Buenos Aires
Aproveite para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, como o Caminito e a Feira de San Telmo, o Jardim Botânico, o Centro e a Recoleta. Veja várias dicas de Buenos Aires (no blog Volto Logo) e também no Uma turista nas Nuvens
Dia 5 – Buenos Aires > Bahía Blanca
Bahía Blanca não é uma cidade tão turística e sim mais estratégica, pois possui vários complexos portuários além de Universidades e centros de pesquisa. Dá pra conhecer o Mayo Park, Parque Independencia e alguns museus como o Museu de aviação Naval e de Ciência e Técnica. Distância de 636km.
Recomendação de hospedagem: Camping Municipal Balneário Maldonado,Bahia Belgrano Suites
Região Chubut: Dias 5 a 8
Dia 6 – Bahía Blanca > Puerto Madryn
A grande atração da região, chamada de Península Valdés, são as baleias! Então se for época de visitação das baleias (julho a dezembro com maior concentração em agosto a outubro), recomendo ficar na cidade e fazer um tour que dura em torno de 2h e é relativamente caro R$300, porém vale a pena. Todo caso, se não for época, aproveite para dar aquelas paradinhas na estrada pois de Bahía Blanca a Puerto Madryn são 664 km.
Recomendação de hospedagem: Camping Punta Cuevas, Hi Patagonia
Dia 7 – Puerto Madryn > Comodoro Ridavia
No caminho até Comodoro (440km), dê uma paradinha em Trelew, uma cidade com muuuitos imigrantes do País de Gales (pertencente ao Reino Unido) e fósseis no Museu Paleontológico Egidio Feruglio! Vale a pena tomar um chá galês na cidadezinha Gaiman, alguns km mais para frente. A Camila do blog O Melhor Mês do Ano recomenda e encheu o bucho mo Plas y Coed, a Casa de Té mais antiga e tradicional. Na parede tem uma coleção de colheres lindas entalhadas! Como falei no post Dia dos namorados ao redor do mundo presentear a amada com colheres assim é uma tradição galesa.
Recomendação de hospedagem: Comodoro Hotel
Dia 8 – Comodoro Ridavia – Rio Gallegos
Trecho de 779 km. Assim que chegar na cidade vá até o centro de informações para saber as condições das estradas, horários das fronteiras e das balsas, além dos preços e se precisa por corrente nos pneus ou não.
Rio Gallegos foi fundada em 1885 para povoar a região sul da argentina, então tem muuuita influência de diversos povos europeus.
Recomendação de hospedagem: Camping Club Pescazaike, Hotel Comercio
Região Tierra del Fuego: Dias 9 a 14
Dia – 9 Rio Gallegos > Rio Grande
Aqui começa algumas complicações do Roteiro pela Patagônia de carro! Então no dia seguinte: fazer a imigração chilena, entrar no Chile até Punta Delgada, pegar a balsa que cruza o estreito de Magalhães, sair do Chile, entrar na Argentina por San Sebastian e ir até Rio Grande. Um trajeto de 580 km. A ruta 257 é excelente e pavimentada com concreto.
A partir de San Sebastian acaba a estrada boa e entra no temível rípio, uma estrada feita basicamente de cascalho, pedras soltas na qual você dirige muuuuito devagar durante uns 40 km. Aí vem o asfalto novamente…por uns 30 km e depois mais 40 de rípio FUUUU e assim vai a vida até chegar na ruta nacional 3. Faça os trâmites da fronteira. Depois disso você ainda passa pelo Paso Garibaldi, um trajeto perigoso e de curvas.
Recomendação de hospedagem: Select Inn
Dia 10 – Rio Grande > Ushuaia
Aproveite o dia para conhecer o centro da cidade, fazer as compras no mercado e pesquisar os preços dos passeios nas agências turísticas.
Recomendação de hospedagem: Hostel La Posta, Hostel Yakush
Dia 11,12,13 – Ushuaia
Neste post exclusivo sobre o Ushuaia, tem várias dicas do que visitar e de economia! Sugiro fazer o passeio da Pinguinera, que passa pelo canal do Beagle, subir alguns morros que tem em torno da cidade, como o Cerro Martial e explorar o Parque Nacional.
Entrada no Chile: Dias 15 a 20
Dia 14 Ushuaia > Punta Arenas ou Puerto Natales
Dia de fazer todo o trajeto, a tragédia do rípio e atravessar de balsa o Estreito de Magalhães novamente e chegar em Punta Arenas. Aqui tem o problema de chegar a tempo para cruzar o Estreito e fazer a imigração.
Até Punta Arenas fica 630 km e até Puerto Natales 940km. Dependendo de como vai estar com o tempo, e COM A GASOLINA principalmente, vale a pena ir direto. Lembre-se que não tem muita coisa na rodovia, não passam muitos carros então esteja ciente que tem combustível suficiente.
Recomendação de hospedagem em Punta Arenas: Hostel entre vientos
Dia 15 Punta Arenas > Puerto Natales
Se você não veio direito, da Argentina, dá 250 km de Punta Arenas a Puerto Natales. Assim que chegar, procure por agências e pesquise os passeios para reservar os próximos dias ou se prepare para as trilhas!
Recomendação de hospedagem: Kau Lodge
CASO VOCÊ NÃO VÁ FAZER AS TRILHAS
Dia 16 – Glaciar Grey
O Glaciar Grey é gigantesco! Tem 6km de comprimento e 30 m de altura. Olha o tamanho desse negócio visto do espaço o.o Foto: Nasa
Dia 17 – Parque Nacional Torres del Paine
Uma das principais atrações da região, o Parque Nacional Torres del Paine é gigantesco, por isso é dividido em setores. Vale a pena passear pelo parque de carro, são 97km de estradas e se quiser existem trilhas mais curtas e fácies para mirantes. Existe uma taxa de entrada no parque dependendo do setor que irá visitar, mas por exemplo, visitar a Laguna Azul é grátis.
O Roteiro pela Patagônia de carro tem os dias contados com as trilhas, então se não for fazer, diminua os dias. No blog Vou na Janela tem vários detalhes e dicas de Torres del Paine.
SE VAI FAZER AS TRILHAS
Dia 16 ao 20 – Circuito W em Torres del Paine
Esse circuito precisa de um certo preparo físico, se programar para andar vários km por dia e dormir e comer nos refúgios (alguns são baratos, outros não). Lembrando que VOCÊ TEM QUE RESERVAR TUDO ANTES PRA PODER FAZER A TRILHA, você não entra no parque sem as reservas. No total são 62km de trekking com trechos médios a fdp de difíceis. Ainda tem o circuito O que é mais completo. O Carro ficará na portaria do parque.
Entrada na Argentina Região Santa Cruz: Dias 21 a 27
Dia 21 – Torres del Paine > El Calafate
Se você sobreviveu as Torres del Paine, faça a imigração e dirija até Calafate em torno de 211 km de distância. Tenha um dia tranquilo para poder relaxar e descansar.
Recomendação de hospedagem: Hostel Calafate Viejo
Dia 22 – Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno fica a 70km de Calafate. Você pode ver o glaciar das passarelas ou fazer o Mini Trekking ou o Big Ice, nos quais você caminha no gelo do glaciar. O valor varia entre os dois, é caro e você pode optar com ou sem translado. No blog Viciada em Viajar você encontra mais informações sobre o Glaciar Perito Moreno (a foto acima é deles).
- Mini trekking: 2400 / 1800 sem translados e pesos argentinos
- Big Ice: 4000 / 3300 sem translados e pesos argentinos
Vá bem agasalhado, pois é muito gelo!! O glaciar tem 30m de altura e tem uma extensão de 250 km quadrados!
Dia 23 – El Calafate – El Chaltén
225 km de distância. Em El Chalten existem muitos tipos de trilhas, sem falar que é a capital de trekking da Argentina. Não poderia faltar no Roteiro pela Patagônia de carro!
Recomendação de hospedagem: Lo de Trivi
Dia 24 – Fitz Roy
Um trekking mais curto é de 3h e meia de caminhada, nível de dificuldade fácil a moderada em certos trechos. As trilhas são bem marcadas. Vale a pena voltar pela Laguna Capri para ver uma paisagem incrível! Dá pra deixar o carro em Piedras Blancas para facilitar .
Neste relato da Trilha do Fitz Roy dos meus amigos Isa e André, recomendam pegar uma trilhazinha curta ao lado da Laguna de Los Tres para outra laguna beeem azul!
Dia 25 – El Chaltén > Perito Moreno ou Los Antiguos
Sair cedinho para chegar na cidade de Perito Moreno a 586 km de distância. Aqui você pode pesquisar se há empresas que fazem o tour para as Catedrais de Mármore no Chile. se não, dirija até Los Antiguos a 60 km de distância para fazer o tour já cedo, pois os ônibus saem as 8 da manhã para cruzar a fronteira.
Recomendação de hospedagem: Camping Municipal, Hostel Kelmann e Antigua Patagonia Hosteria
Mais dicas dessa região no blog Nas Estradas do Planeta
Dia 26 – Capillas de Marmol
O tour de um dia normalmente te pega e te devolve na Argentina, acho que é uma ótima opção, pois aí você não precisa dirigir e ficar na expectativa de alguém te levar até as catedrais e se vai ter lugar. Foto de Dan Lundberg
Absurdo de lindo né! Adaptamos o Roteiro pela Patagônia de carro só pra ver esses azuis!
Dia 27 – Perito Moreno > Esquel
Esquel é uma cidadezinha bem charmosa, uma parada pra descansar dos 538km até aqui.
Recomendação de hospedagem: Casa del Pueblo
Região Rio Negro: Dias 28 a 33
Dia 28 – Esquel > El Bolsón
Recomendação de hospedagem: Hostel El Mirador
Dia 29 – El Bolsón
Vai dizer que não pensou no Senhor dos Anéis por causa do nome? A 163km de Esquel, essa cidade charmosa é rodeada por muuuita natureza e atrai muitos turistas para fazer cavalgadas, trekking e rafting. Aproveite para tomar muita cerveja artesanal e comer truta, pois a região é produtora de lúpulo e peixes! Veja também El Cajón del Azul, Cerro Amigo e Lago Puelo. Mais no site oficial. Uma das regiões mais bonitas para dirigir neste Roteiro pela Patagônia de carro!
Dia 30 – El Bolson > Bariloche
Recomendação de hospedagem: Hostería del Cerro
Dia 31 Bariloche > Villa La Angostura
Essa cidade é tipo uma extensão de Bariloche pois também fica as margens do lago Nahuel Huapi e sobre a margem direita o lago Correntoso, porém não tem tanto turista quanto a famosa vizinha. Conheça a zona de Puertos, Laguna Verde, o bosque de arrayanes e os miradores e coma muuito peixe pois a região é produtora de salmão.
Daqui até San Martin de los Andes tem a famosa Rota dos 7 lagos (que na verdade são 8), só pegar a rota 40! Os lagos que você verá são: Nahuel Huapi, Espejo. Correntoso, Escondido, Villarino, Falkner, Machónico e Lácar. E como é um Roteiro pela Patagônia de carro não poderia faltar!
Recomendação de hospedagem: Hosteria Maiten Escondido
Dia 32 – Villa La Angostura > San Martin de los Andes
Recomendação de hospedagem: El Refugio Casa de Montaña
Entrada no Chile ou retorno ao Brasil
Dia 33 – San Martin de los Andes > Neuquén > Bahia Blanca
Você pode encerrar o roteiro por aqui e voltar para o Brasil. De San Martin até Neuquén dá 435 km e até Bahia Blanca> 534 km. Ai volta pelo mesmo caminho.
Região de Pucon: Dias 33 a 36
Dia 33 – San Martin de los Andes > Pucón
Outra vez entramos no Chile, mais carimbos eeee Pucón é uma cidade linda a 184km de San Martin. O Vulcão Villarica ostenta por toda a cidade hauehae Aproveite para conhecer o centro da cidade e os passeios disponíveis, como Parque nacional Huerquehue, Cañi,Ojos del Caburgua muita natureza, cachoeiras…
Recomendação de hospedagem: Lounge Brasil, Hostal Graciela
Dia 34 e 35 – Pucón
Se você quer subir no Villarica hoje é o dia! Isso se ele não ficou nervoso e explodiu lava pra todo lado recentemente né. Também dá pra subir no Quetrupillán. É muita aventura pra esse Roteiro pela Patagônia de carro né?
Dia 36 – Pucón > Santiago
Outro dia de muita estrada! 787 km até a capital Chilena. Recomendo muito ficar no bairro Providencia! Fiquei no Hostal Providencia e adorei!
Região de Santiago: Dias 37 a 40
Dia 37 e 38 – Santiago
Aproveite para ver Santiago do alto no Sky Costanera, fazer um tour de Bicicleta e Vinho, conhecer os mercados de bike ou explorar o centro da cidade ou vínicolas!
Dia 39 – Santiago > Valparaíso
Valparaíso é uma cidade bem diferente com várias atrações como: Museu La Sebastiana, Museo Naval y Marítimo, Ascensor Artilleria para ver a cidade do alto, Mercado Cardonal. Você também pode conhecer Viña del Mar. No blog Estrangeira tem mais informações e um vídeo!
Recomendação de hospedagem: Ibis Valparaiso
Caso fique mais um dia, vale a pena conhecer o Cajón del Maipo, um lago rodeado por montanhas. Veja as dicas no Blog Foco no Mundo
Dia 40 – Valparaiso > Mendoza
Aqui vai ser um dia puxado, pois terá que fazer a imigração para voltar para a Argentina e atravessar a Cordilheira dos Andes! Vai descer pela famosa Caracoles até chegar em Mendoza a 470km, um dos pontos mais esperados do Roteiro pela Patagônia de carro!! E tem mais dicas no blog Fui ser Viajante
Recomendação de hospedagem: Hostel Suites Mendoza
Entrada na Argentina Região Mendoza: Dias 41 a 45
Dia 41 e 42 – Mendoza
Mendoza é um lugar fantástico e uma das regiões mais bonitas da Argentina! A região é produtora de vinho e pertinho dos Andes. Visite a Plaza Independencia, o Parque San Martín e o Carro de La Gloria. Você pode sentir um gostinho de como é subir a Cordilheiras dos Andes no Parque Provincial do Aconcágua! Esta é a última cidade turística meeesmo deste Roteiro pela Patagônia.
Dia 43 – Mendoza > Córdoba
E começa o retorno ao Brasil, o primeiro trajeto até Córdova dá 684 km.
Dia 45 – Córdoba > Uruguaiana
815 km até a fronteira com o Brasil, haja asfalto galera!! Provavelmente uns 10 mi km feitos nesta viagem ! Fim do Roteiro pela Patagônia de carro!! irruuu
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e confira meus painéis de viagem!
12 DICAS PARA VIAJAR DE GRAÇA PELO MUNDO!
TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!
COMO PLANEJAR UM MOCHILÃO: DICAS BÁSICAS!
ENTENDA OS CUSTOS DE UM DESTINO