Há algum tempo atrás dei uma de loka e arrastei uma galera para conhecer algumas cachoeiras da região onde eu moro. Para quem não sabe, moro na região Vale do Contestado na divisa de Santa Catarina e Paraná, rica em cachoeiras e muito muito verde! Vem conhecer!
Salto do Tigre e Barra do Palmital em Cruz Machado
Como o dia estava lindo, decidimos conhecer o Salto do Tigre em Cruz Machado,uma cidade bem pequena no Paraná, mas devido à falta de sinalização, passamos reto e paramos na Barra do Palmital, o que acabou sendo muito bom, pois é mais rasa e tranquilinha. Dá uma olhada no mapinha para ter noção das distâncias.
Como chegar na Barra do Palmital
A distância de União até o Salto do Tigre é de aproximadamente 37 km, sendo que metade (por aí) é estrada de chão. Saindo da Prefeitura de União da Vitória, pegue a estrada para Cruz Machado pela PR 447 e após 18,5 km e vire à esquerda na placa PORTO VITORIA via balsa em Porto Zulmira (também haverá placas para Gruta Nossa Senhora de Salete/ Ponte sobre o Rio Palmital – que não existe mais). No caminho existem 3 cachoeiras.
Mais pra frente tem uma igreja Ucraniana (com as características “cebolas”), entre à esquerda. Até aí é tudo sinalizado. A primeira cachoeira é a Cintura/Véu da Noiva, mas não paramos porque tinha muita muita gente…continue na estrada e passe na frente da gruta.
Barra do Palmital
A estrada é beem ruizinha, então esteja preparado, nós fomos de fusca e deu boa! Também cuide muito com os barrancos na beira da estrada, quase joguei a galera pra baixo ahueahea Aí chega uma hora que não tem mais como ir pra frente, pois a ponte caiu!
Wadahell??!
Aqui é a barra do Palmital. Tá, mas e Salto do Tigre? Bem…não vimos a entrada no meio de tanto mato T_T
Lembre-se de levar repelente, protetor solar e água e/ou cerveja. E NÃO DEIXE NADA LÁ, LEVE TUDO DE VOLTA, não deixe lixo!
O visual é muito bonito, várias araucárias e aves cantarolando. A parte mais rasa é super tranquila e até forma uma “jacuzzi” natural. Não recomendo ir muito próximo da corrente, pode dar problema…
Salto do Tigre
Na volta, perguntamos para um morador da região onde era a bendita cachoeira do Tigre . A entrada é bem visível para quem está voltando na estrada em uma bifurcação com hortênsias, pegue à direita. Acho que é a melhor forma de explicar como chegar no Salto do Tigre em Cruz Machado é ir e voltar hauehaueahe
Aí passa um ou dois km (não me lembro a distância direito) até chegar nesta casinha depois da ponte.
Um visual muito bonito! Essa água toda é a parte alagada da Usina de Foz do Areia. A profundidade é absurda, dizem que tem até 70 m! Então tome muito cuidado para mergulhar e nadar ali. Tem até um trampolim!!! Mas se você for louco o suficiente, pode pular da estrada.
Em épocas de seca é muito diferente, conforme me contou Ana Paula Hadlich, uma leitora do blog que mora em Cruz Machado. Olha a diferença da altura da água pela escadinha no trampolim!
Para voltar, pode continuar pela estrada (vai passar novamente na frente da Igreja) até chegar na PR 447.
Se você quiser olhar melhor a estrada, procure por 26° 5′ 59.95″ S 51° 14′ 48.75″ W no Google Maps 🙂
Quarta que vem saí vídeo no canal no Youtube sobre a cachoeira Rio dos Pardos perto de União 😀 Fica ligado e se inscreva no canal!
Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Leia também: