Pedra Azul era um dos destinos que mais queria conhecer no Espírito Santo! Fica pertinho de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, um dos cartões postais e pontos turísticos mais conhecidos do Espírito Santo.
Um dos pontos fortes é a Rota do Lagarto, uma estrada de 8km com restaurantes, pousadas e cafés muito charmosos e tudo rodeado de muita natureza! As casinhas são antigas e dá pra ver um toquezinho da inspiração dos imigrantes italianos que colonizaram a região.
Confira o que fazer em Pedra Azul, a estrada romântica da Rota do lagarto e confira mais no vídeo!
O que fazer em Pedra Azul ES
Quando ir a Pedra Azul
Pedra Azul é um dos destinos mais procurados no Espírito Santo durante o inverno, porém pode ser visitado durante o ano todo. Como fica na serra, na região das Montanhas Capixabas, o clima é bem úmido e imprevísivel. Pode fazer calor ou frio, então recomendo levar casaquinho e calça. Nós fomos em janeiro, pegamos serração, chuva e um pouco de calor.
Dê preferência para visitar Pedra Azul de quinta a domingo, quando todos os estabelecimentos estão abertos, principalmente se for em baixa temporada. Apenas alguns lugares estavam abertos.
Onde ficar em Pedra Azul
Há inúmeras pousadas na Rota do Lagarto ou em Domingos Martins, sem falar em vários apartamentos bons oferecidos no Airbnb em cidades menores como Aracê (clique aqui para ganhar R$130 de desconto na sua primeira estadia).
Clique no nome para ver a disponibilidade!
- Pousada Pedra Azul ☆8,4 $$ – uma das melhores opções na rota do lagarto, pousada no lago negro com vista incrível da Pedra Azul
- Pousada Vale Du’Carmo ☆8,8 $$ – conforto pertinho da rota do lagarto
- Bristol Vista Azul ☆8,6 $$ – conforto já conhecido da marca
- Chez Domaine Pousada Organica ☆9,1 $$$ pequenos chalés nas montanhas
- Pousada Rabo do Lagarto ☆9,7 $$$$$ – especial para lua de mel ou fds romântico
Confira todas as opções em Pedra Azul
Atrações em Pedra Azul
Para aproveitar o máximo de Pedra Azul sugiro alugar um carro. Assim você pode explorar todos os cantinhos possíveis, subir e descer várias vezes a estrada de pedra e não fica dependendo de excursão. Recomendo usar o site Rentcars que disponibliza os carros por data e preço!
Além da Rota do Lagarto e do Parque há outras rotas turísticas na região como o Caminho das Flores e as cidades pequenas com produtos artesanais como queijos, tomates secos, salames, palmitos e cerveja (recomendo visitar as cervejarias Ronchi e Altezza)
Parque Estadual da Pedra Azul
O Parque Estadual da Pedra Azul preserva 1.240 hectares de mata atlântica e apenas 5% é aberto a visitação. No parque há diversas trilhas e uma delas leva até as piscinas naturais, lagoas na pedra com água geladinha.
Orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês e canela são protegidas no parque, assim como vários tipos de animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado.
Infelizmente fomos no último dia do ano, uma segunda-feira, e o parque estava fechado. Abre de terça a domingo das 8 às 17h.
A Pedra Azul muitas vezes adquire uma coloração azul, verde ou até amarela, graças aos líquens que crescem na pedra, sendo que esta muda de cor cerca de 36 vezes por dia, dependendo da incidência de luz solar.
Ela possui 1822m feita de Gnaisse, um tipo de rocha de origem metamórfica como o Pão de Açúcar. Além da Pedra Azul, é possível ver a Pedra das Flores com 1.909 metros de altitude.
Rota do Lagarto
A Rota do Lagarto compreende um trecho de 8 km e começa no km 89 da Rodovia BR 262 na Pousada Peterle. Todo o trajeto é pavimento e com acesso livre e o cenário muda conforme vai se adentrando. No início há muitas árvores e até um túnel de folhas, passando por várias pousadas, empreendimentos locais, casas coloniais e muito verde.
1 – Totem e Casa do Turista
Já na entrada você vê um totem “Eu <3 Pedra Azul” e a Casa do Turista, onde irá encontrar mais informações sobre as montanhas capixabas, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e outras cidades menores. Ela funciona de segunda a sexta das 8 às 17 horas e nos fins das 9h às 16h.
2 – Pousada Pedra Azul
Um dos pontos mais visitados é a Pousada Pedra Azul, um espaço bem cuidado com um lago negro que reflete a pedra enquanto alguns cisnes passeiam. A vista também é muito bonita e toda a estrutura é bem cuidada com várias construções nos jardins como pontes de madeira, chalezinho e móveis rústicos.
3 – Parque Estadual da Pedra Azul
Logo depois você vê a entrada do Parque Estadual da Pedra Azul e a loja de chocolates Lugano, a mesma lá de Gramado no Rio Grande do Sul. Ali também fica o Portal da Pedra Azul onde funciona um café e lojinhas de souvenirs.
Existe uma trilha autoguiada aberta ao público, porém a trilha das Piscinas Naturais só pode ser feita com guia e deve ser realizado um agendamento online. A reserva é feita no site oficial e recomendo agendar logo pois apenas 22 pessoas são permitidas por dia. Leve roupa de banho! Se estiver chovendo ou se choveu muito no dia anterior, a caminhada pode ser cancelada.
4 – Fjordland
Para quem gosta de cavalos, visite o Fjordland, uma empresa que oferece cavalgada ecológica. Os cavalos são noruegueses da raça Fjord e é possível fazer uma visitação ao estábulo. É possível visitar o café e ver a produção de café. A entrada custa R$5.
5 – Nonno Girardi
um dos lugares que mais gostei foi o Posto Nonno Girardi, onde há um gramadão e um laguinho bem acolhedor. Na beira da estrada fica uma loja de souvenirs e ao lado um “escritório” para agendar passeios de quadriciclo, além de trekking e aluguel de chalé. Do outro lado fica a pousada e um café bem colonial com leite tirado no dia.
6 – Restaurantes
Mais para frente irá encontrar restaurantes italianos e alemães como o Don Hue, Marieta Delicatten e Tuia Gastronomia e Arte. A maioria dos lugares são super caprichados com móveis no jardim e flores e até o próprio edifício é bonitinho.
7 – Chocolateria
O Ateliê do Chocolate fica ali pertinho que produz chocolates no conceito do Bean to Bar, isto é, utiliza as amêndoas de cacau, torram e produzem a massa do cacau com ingredientes especiais. A produção é de pequenos lotes e capricham muito na qualidade, priorizando as vendas locais e misturam sabores, criando novas receitas. Além de chocoaltes irá encontrar opções para tomar um café com bolo e docinhos!
Gostaram das dicas de Pedra Azul e da Rota do Lagarto? Assista o vídeo abaixo!
Salve no Pinterest
Leia também