O Peru é um país fascinante e um dos mais queridos que ja visitei. Fiz um mochilão de 20 dias passando por diversas cidades, desde montanhas, geleiras, oásis, desertos e cidades com vulcões. Algumas curiosidades bem interessantes que vi durante o mochilão no Peru 🙂 Assista o vídeo
20 coisas que você não sabia sobre o Peru
1 – Historiadores desconfiam que o nome Peru veio de uma confusão na chegada dos espanhóis, os quais perguntavam aos nativos o nome do lugar e a resposta era “biru” que significa “não entendo”.
2 – Há mais de 3 mil tipos de batatas e 55 variedades de milho no Peru. Bataaaaaaaaaaata
3 – É muito comum tomar chicha morada, uma bebida fermentada de milho roxo. Também fazem um tipo de sagu com milho o.O
5 – Um forte “concorrente” da Coca Cola é a Inka Cola: um refrigerante amarelo nuclear e bem doce (na real a Coca é dona da Inka, mas tudo bem). Provavelmente o refrigerante mais vendido no Peru e completa 80 anos este ano! Claro que a Coca comprou a Inka, mas as marcas competem nas prateleiras!
6 – O ex primeiro ministro Pedro Pablo Kuczynski é candidato à presidência das eleições peruanas em 2016 e é carinhosamente chamado de PPK.
7 – A ruína Saqsaywaman próxima à Cusco parece complicada de dizer, mas é só dizer sexy woman que tudo fica certo.
8 – Machu Picchu nunca foi descoberto pelos espanhóis (ainda bem, pois se não não existiria, destruiram todos os templos e usavam as pedras para construir igrejas). O caminho até MP foi destruído ou escondido, não se falava em MP, tanto que ninguém se lembrava dele. Só foi descoberto em 1911 por uns gringos.
Assista o vídeo abaixo sobre as Curiosidades no Peru
9 – O povo quechua vê rostos em tudo e acreditam que são lugares especiais. MP e rosto na montanha em Ollantaytambo.
10 – As pedras do Machu Picchu, alguns lugares em Cusco e Ollantaytambo foram cortadas em vários ângulos e encaixam lindamente, um feito raro de se ver hoje em dia, e aguentaram todos os terremotos desde então!
Confira as atrações nate e volta em Cusco
11 – Há um lugar próximo a Puno chamado La Rinconada apelidada de Terra de Ninguém. A cidade fica 6000m de altitude e não possui sistema sanitário correto, tudo é jogado nas ruas…vivem na miséria absoluta para conseguir ouro. Lá existem várias minas de ouro e você não pode fazer turismo lá, pois pode nunca mais voltar. Aparentemente o povo local é bem amigo, te recepciona com festa e bebidas…muita bebida. Aí quando você se dá conta, virou sacrifício humano!!! É jogado dentro das minas para que o “deus das minas de ouro” traga muito ouro aos mineradores. É necessário avisar a polícia que está indo ..este jornalista foi pra lá com seguranças ahueahe
12 – Lhamas são parentes dos camelos! E nem toda lhama é lhama, pode ser alpaca ou vicuña..veja as diferenças!
Vicunãs: menores, com o pelo mais fino e phyno do mundo.
Alpacas: menores que as lhamas, parece que estão sempre sorrindo e normalmente são peludinhas.
Lhamas: usada para transporte de até 20kg, são maiores e com pelos grossos.
13 – Dá pra comer vários tipos de animais no Peru como alpacas, porquinho da índia (mais comuns) e gatos (em Chincha). Uns sabores beeem estranhos.
14 – O Cânion mais profundo do mundo fica no Peru!! Se chama Cotahuasi e possui 4740 m! Visitei o Canion del Colca o segundo cânion mais profundo com 4150m! E olhando para cima você pode observar o voo do condor, o maior pássaro do mundo com até 3 metros de envergadura!
15- Uma das maiores dunas do mundo fica no deserto de Nazca e é chamada Cerro Blanco com 2078m! Dá pra descer de Sandboard, mas por segurança fico com as dunas de Huacachina mesmo 😛
16 – O Peru possui 30 dos 32 climas do mundo!!! Diversidade incrível de paisagens, fauna e flora! Montanhas, desertos, floresta amazônica, geleiras..aqui tem pra todo mundo! Os Andes e a corrente fria de Humboldt são os principais influenciadores dos climas.
18 – O norte do Peru é muito procurado por praticantes de surf! Chicama, Punta Rocas, Mancora e Pico Alto possuem ondas grandes e ótimas para surfar (até comparam com o Havaí!) Os melhores meses são de Outubro a Março.
19 – As ruas em Cusco possuem nomes quase impronunciáveis em quechua para meros mortais.
20- Biotecnologia já era estudada pelos quechuas há muitos anos! Moray (pertinho de Cusco) é um exemplo perfeito de estudos agrícolas, pois possui vários microclimas e diferença de 15º C entre a base o topo, o que possibilitou o estudo de aclimatação, hibridização e adaptação de vegetais selvagens para o consumo humano.
Salve no Pinterest!
Sabe alguma coisa sobre o Peru que não está nessa lista?? Comentaí!!!!
Assista todos os videos do Peru: