Fala gurizada! O vídeo de hoje é sobre permissão ou visto de residência para morar e trabalhar na Alemanha ou Itália por motivo familiar, vulgo casamento com cidadão europeu. Vou contar as minhas experiências nos dois países e mostrar que nem tudo é fácil nessa vida haueahe
Visto de residência por motivo familiar na Europa
Alemanha
Para um estrangeiro sem cidadania europeia morar na Alemanha é necessário fazer o Aufenthaltstitel, o visto de residência. Esta autorização te garante permanecer no país pelo tempo determinado (o primeiro é de 6 a 7 meses e depois 5 anos) e a trabalhar ou não (se for estudante por exemplo)
No meu caso o visto de residência na Alemanha foi dado por motivos familiares: meu marido possui dupla cidadania (BR e ITA), o que permite que ele transite pela União Europeia sem problemas. Eu só precisei levar a papelada na imigração e pronto. Não houve necessidade de comprovar nível de alemão, já que meu marido não é alemão.
Atenção: para emitir o visto é necessário pagar uma taxa de 10 a 35 euros, leve em notas (5,10,20 ou 50) ou moedas. Só aceitam cartão EC (o cartão de débito alemão).
Um dos grandes problemas para quem decide se mudar para Berlim é a famosa madrugada da imigração. Apesar do Departamento de Estrangeiros em Berlim (Ausländerbehörde) ser o maior do país, não consegue atender a todos com eficiência. É muita gente pra poucos funcionários, atendem em torno de 40 pessoas por seção (dividem os países por áreas para facilitar o atendimento).
Justamente a seção europeia (seção 5) é a mais disputada devido ao interesse de imigração de turcos, italianos, espanhóis e outras pessoas de países do leste europeu. Então é necessário madrugar na frente do Ausländerbehörde Berlim para garantir que seja atendido no dia.
Chegamos à 1:20 da madrugada na imigração, enfrentamos a fila as 3:00 para poder pegar a senha as 4:00. Ainda assim peguei o número 34 de 40. Abriram as 7h e fui atendida às 11h. Saí no mesmo dia com o visto.
No vídeo mostro bem como foi essa noitada!
Lembrando que a fila é feita na tendinha branca na direita do prédio, só depois de pegar a senha que você se dirige ao bloco A. O atendimento da seção 5 é feita no quarto andar.
O atendimento do Ausländerbehörde é das 7 às 14h nas segundas e terças, quartas somente para agendamentos e quinta das 10 às 18h.
É possível realizar os agendamentos diretamente no site do Ausländerbehörde, porém as datas não são nada próximas, agendei hoje para 22 de maio. Essa era a data mais próxima! Então se você pensa em vir pra Berlim, já faça esse agendamento…qualquer coisa cancela ou remarca.
Para fazer o visto de residência na Alemanha por motivo familiar é necessário levar:
- Formulário preenchido “Angaben zur Ausstellung einer Aufenthaltskarte”
- Passaportes do casal
- Foto 35x45mm
- Anmeldung (comprovante de residência)
- Certidão de casamento traduzida e juramentada ou a versão internacional já reconhecida por outro país europeu
- Provas que pode se sustentar (contrato de trabalho, registro de autônomo, contracheques)
- Seguro saúde alemão (eu não levei esse)
Apresentei todos esses documentos e consegui um visto de permanência provisório de 7 meses para marcar um novo horário e requisitar o de 5 anos (a carteirinha).
Confira mais informações aqui
ATUALIZAÇÃO
ATENÇÃO: descobri só SETE MESES DEPOIS na minha entrevista agendada online que esse visto papel a4 que é dado na madrugada não é permitido SAIR DA ALEMANHA. Eu fui pra tudo quanto é lugar, apresentava essa carta e levava comigo sempre a certidão de casamento, carteira do seguro saúde e Anmeldung.
Não tive problemas, pois afinal nenhum oficial falava alemão e lá em Londres falaram: ” se os alemães estão felizes com isso aqui, então eu também estou”. Também levei esse documento para tirar o visto americano em Berlim.
Itália
Como meu marido já é italiano, não foi preciso traduzir os documentos pois já estavam no idioma certo. Eu não sei como é o departamento de imigração nas grandes cidades (se é tão cheio quanto Berlim), pois fomos em uma cidade menor e fomos atendidos na hora.
O visto de residência na Itália é chamado de Permesso di soggiorno. Fomos na Questura (polícia da imigração) e abrimos o processo em menos de meia hora. Não pediram contrato nem renda menos ainda seguro saúde. Eles ficam com a certidão de casamento e te dão um pedaço de papel (de pão aheuahe) preenchido a mão dizendo que você requisitou o Permesso di soggiorno. Mais informações no site oficial de imigração da Itália
Fique atento aos horários pois cada Questura atende diferente, algumas abrem de manhã e continuam o atendimento depois das 15h.
Aí eles marcam a próxima etapa: as digitais. Não sei por que diabos não fazem no mesmo dia, pois não leva horrores de tempo. Eu não tive sorte pois um raio queimou todos os pcs da Questura no dia do meu agendamento. Assim não consegui fazer até hoje as digitais pois vim pra Alemanha aheuahe Sei que depois disso tudo demora ainda 30 dias para vir a carteirinha para poder trabalhar.
Também é possível pedir o visto de residência pelos correios (Poste italiane) e preencher o kit permesso di soggiorno banda gialla (envelope com uma faixa amarela).
Para fazer o visto de residência na Itália por motivo familiar é necessário levar:
- Passaportes do casal
- Fotos 35x45mm
- Comprovante de residência
- Certidão de casamento traduzida e juramentada ou a versão internacional já reconhecida por outro país europeu
- Marca da bollo (selo no valor de 16 euros, compra em qualquer banquinha)
- Provas que pode se sustentar (contrato de trabalho, registro de autônomo, contracheques – não foi pedido)
Tem alguma dúvida em relação ao visto de residência na Alemanha ou Itália? Comente!
Salve no seu pinterest
Leia também