Viajar sozinha é legal, você aprende bastante, cresce como pessoa e passa a acreditar mais em si mesma, porém nunca é fácil. Não importa quantas viagens a gente já fez, as mesmas perguntas retardadas surgem sempre, seja da família, nativos ou outros mochileiros. E as respostas que eu geralmente dou são estas.
Viajar sozinha: coisas que não aguentamos mais ouvir
“Mas você vai sozinha?”
SIM! Já é companhia suficiente né não??
“Mas não é perigoso?”
É sim, qualquer lugar é perigoso! Como a gente já “nasceu se cuidando”, estando atenta com tudo e todos (afinal várias cidades no Brasil são mais “agitadas” né).Eu nunca fui roubada nas minhas viagens, fui até lá pra onde Judas perdeu as botas e voltei ilesa, mas já fui pseudoassaltada do lado da minha casa. Claro que vários países não estão nos seus melhores dias para visitar devido a ataques terroristas e conflitos internos, nesse caso, é melhor viajar para outro lugar!
“E se você morrer sozinha nesses países, como tua mãe vai saber?”
Por iiiisso e outras razões que a gente deve fazer um seguro viagem ao viajar sozinha! Se você quebrar os dentes, for mordida por um tigre ou precisar voltar pra casa numa caixinha, o seguro viagem irá arcar com os custos (sempre leia o termo de serviço antes de adquirir um). O Apure Guria tem uma parceria com a Real Seguros, lá tem vários precinhos legais, você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e me deixa mega faceira! 😀
E por precaução, você não deve sair na rua “sem lenço nem documento”, leve no mínimo um xerox do seu passaporte com um número de contato da sua família na bolsa.
“Nenhum amigo quis te acompanhar nessa viagem?”
Não, todos foram bundões, deram para trás, preferiram ficar no conforto de casa a conhecer o mundo. Tem que parar de acreditar que viajar sozinha é ruim!
“Ah então você tem poucos amigos”
Amigos que estarão lá no pior e no melhor sim, mas em geral, fiz muitos amigos viajando. Tenho casa para ficar em vários lugares do mundo! Sem falar nos blogueiros de viagem que conheço virtualmente e já me convidaram para conhecer a cidade onde moram!
“Você não se sente sozinha ou entediada viajando sozinha?”
Daoooonde!! A primeira coisa que a gente aprende ao viajar sozinha é aproveitar a sua própria companhia! E a melhor parte é fazer as coisas que eu quero fazer, como fotografar a arquitetura, aproveitar um bom prato local, ir em museus… coisas que nem todos os meus amigos gostam de fazer! Não tem como ficar entediada em lugares novos, sempre tem tanta coisa legal para fazer, é só sair na rua!
“Mas por que visitar _______(complete com qualquer país fora da Europa)”
Porque é fascinante! Culturas totalmente diferentes da nossa, novos sabores, tradições, costumes. A gente precisa conhecer outros lugares, ver com outros olhos. Existem tantos lugares maravilhosos e alguns longe pra cacete que eu adoraria voltar (Vietnã e Indonésia por exemplo, amo de paixão!)
“Mas você só viaja né, você deve ser riquinha”
Ah sim claro, como se não bastasse TRABALHAR, economizar o ano inteiro, comer marmita, deixar de ir em festas, acumular milhas, procurar os lugares mais baratos, DAR DICAS DE VIAGEM NO MESMO ESTILO ainda acreditam que dependo do dinheiro dos pais para isso. Bitch please!
“E quando você vai parar de viajar e ficar numa cidade só?”
Nunca baby, nunca. Essa é a vida que escolhi. Beijinho, fica com Odin!
Ahh tem este vídeo aqui “Viajar sozinha: expectativa vs realidade” com outras perguntas e minhas reações ahueahe Assista!
E aí? O que andam te perguntando quando você viaja sozinha?
Leia também: