Ícone do site Apure Guria

Cataratas do Iguaçu: 6 diferenças Brasil e Argentina

Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência incrível, que todo mundo deveria ter ao menos uma vez na vida. Mas para além do lado brasileiro, esse maravilhoso parque natural ocupa 2 países: Brasil e Argentina. E embora seja mais simples visitar “apenas” o lado brasileiro, eu vou te mostrar que é mais simples do que você imagina ampliar a sua experiência e fazer a trilha pelo lado argentino do parque.

Também vou listar as principais diferenças entre um parque e outro e compartilhar com você um Checklist de Itens Necessários para visitar as Cataratas do Iguaçu seja na Argentina ou Brasil!

Pronto para mergulhar nessa aventura? Bom, ao menos se molhar um pouquinho você vai (risos).

Cataratas do Iguaçu: diferenças entre o lado brasileiro e o argentino

Onde fica as Cataratas do Iguaçu?

As Cataratas do Iguaçu estão situadas na fronteira entre o Brasil, no estado do Paraná, e a Argentina, na província de Misiones. Essa localização única faz das cataratas um destino internacional e reconhecida, desde 2012, como uma das 7 maravilhas do mundo!

Cataratas do Iguaçu diferenças entre o lado brasileiro e o argentino

Imagine um lugar onde o rio se transforma em uma sinfonia de quedas d’água majestosas, formando uma paisagem de tirar o fôlego. É isso que você encontra lá! São cerca de 275 quedas d’água no Rio Iguaçu. É uma daquelas experiências que fazem você se sentir parte de algo grandioso, conectado com a energia poderosa da natureza. É simplesmente incrível!

Quantos dias para visitar as Cataratas do Iguaçu?

As Cataratas do Iguaçu oferecem experiências únicas de cada lado da fronteira argentina e brasileira, e é justamente essa diversidade que as torna ainda mais fascinantes.

Por isso, a minha recomendação é dedicar 1 dia para explorar bem cada lado: o Parque das Cataratas do Iguaçu no Brasil e o outro Parque Nacional Iguazú na Argentina. Você pode fazer a sua base de viagem em Foz do Iguaçu e, ao todo, recomendo ficar 5 dias na cidade para aproveitar todas as atrações. Tem bastante coisa legal para conhecer!

Confira o o roteiro completo aqui: O que fazer em Foz do Iguaçu: roteiro 4 dias

Mapa das Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu: Brasil

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu

No Brasil, você pode chegar ao Parque Nacional do Iguaçu de ônibus de linha, que saem regularmente do centro de Foz do Iguaçu, de táxi, ou por meio de serviços de transfer oferecidos por agências de turismo. A entrada de carros particulares no parque é restrita, então prepare-se para utilizar o transporte interno do parque.

Eu recomendo fortemente agendar o transfer com a Loumar Turismo pelo conforto e segurança. Eu não recomendo usar Uber de jeito algum, os motoristas tentam te vender ingressos a todo custo e podem não te levar se você não quiser comprar. Fique atento e denuncie!

Essa foto está mais longe das cataratas, mas olha a quantidade de vegetação que tem! A natureza é fantástica

Ingresso para as Cataratas do Iguaçu

Os ingressos para visitar as Cataratas do Iguaçu podem ser adquiridos online, tanto para o lado brasileiro, quanto para o lado argentino. Essa é uma medida que ajuda a controlar o fluxo de visitantes e para garantir que você possa entrar sem imprevistos. Claro que você pode comprar diretamente nos portões, mas não recomendo, pois as filas são grandes e você já perde tempo precioso da sua viagem.

O valor do ingresso pode variar bastante, é sempre importante verificar os preços e valores diferenciados para crianças, idosos e residentes locais:

Cataratas do Iguaçu: quanto custa o ingresso

Passeio Amanhecer nas Cataratas do Iguaçu: Minha experiência

Como eu comentei anteriormente, eu tive a oportunidade de viver a experiência do passeio Amanhecer nas Cataratas e foi uma experiência surreal! Como o horário de acesso é limitado (das 5h30min às 6h) eu cheguei logo cedo com a Loumar Turismo me buscou no horário correto no hotel!

Quando chegamos no parque, trocamos os ingressos e seguimos com a van da Loumar até o mirante principal. No caminho, é possível ver capivaras e lindos pássaros durante o passeio (E até mesmo onças e pumas, raro, mas não impossível). Eu consegui avistar vários carcarás.

Quando cheguei no mirante, e me deparei com um fluxo de água que estava em 10 milhões de litros de água caindo por segundo! Na semana anterior, inclusive, as grades da passarela haviam sido retiradas, como medida de proteção após uma vistoria minuciosa que é realizada diariamente antes de liberar ou não a abertura ao público. Decidi não caminhar na passarela pela manhã justamente porque estava meio frio e ainda ia tomar café!

O café da manhã era super completo está incluso no valor do ingresso do programa Amanhecer nas Cataratas. É super reforçado e cheio de variedades. Você tem uma infinidade de opções de pães, frutas, queijos, cucas e sucos com combinações diferentes que são deliciosos. Tem até espumante, que eu não pude deixar de aproveitar para brindar a essa experiência tão bacana!

O café estava delicioso! Quando for, coma bastante para ter energia!

Café da manhã tomado é hora de seguir caminho! O início da trilha já é de tirar o fôlego de tão lindo, logo na subida eu registrei um arco-íris que só posso definir como mágico e até gravei uns takes do lado Argentino. É super normal, existem vários arco-íris ao longo do passeio e acontece todos os dias, viu? Existem trilha é longa, então não esqueça de conferir mais de uma vez as dicas do “Checklist: o que levar” e de comer bem no café da manhã!

No vídeo abaixo mostro O que fazer nas Cataratas do Iguaçu do lado Brasileiro, clique para assistir!

Como eu disse, no dia que visitei as Cataratas do Iguaçu, a vazão da água estava bem forte e por isso foi necessário colocar capinha de proteção no meu celular (para poder gravar tudo para vocês) e em mim mesma, porque se não eu ia molhar até a minha alma (meu corpo não ficou muito seco não ao final da trilha haha).

Claro que você pode se molhar se quiser, porém como estava trabalhando era melhor me manter sequinha.

Checklist: o que levar Cataratas do Iguaçu

Para uma visita confortável, não esqueça de levar:

☐ Protetor solar e repelente de insetos.

☐ Garrafinha de água para manter-se hidratado durante as trilhas.

☐ Capa de chuva, especialmente em dias nublados ou chuvosos (ou se não quiser se molhar)

☐ Capinha para proteger celular e/ou câmeras (muito importante!).

Passarela Cataratas do Iguaçu

Parque das Aves

O Parque das Aves é uma organização privada, fundada por uma casal de estrangeiros e que fica ao lado das Cataratas do Iguaçu e que vale muito a pena a visita e pode fazer no mesmo dia!! Os ingressos devem ser comprados online, no valor de R$80,00 e tem todo o lucro revertido para a preservação e proteção das Aves, que é o motivo de existir do lugar.

É maravilhoso, com mais de 1300 aves e 150 espécies diferentes, fica aberto à visitação todos os dias, das 8h30 às 16h30. Logo no início do parque você encontra um mapa bem bonitinho que mostra todo o trajeto que você vai percorrer.

É possível ver muitas aves de pertinho, é incrível!

O parque é bem grandinho e oferece vários pontos para você recarregar sua garrincha de água gratuitamente. O que é uma dica para você enfrentar o calor do dia da vista e o trajeto que tem pela frente.

Falando em trajeto, tem um “trecho” muito especial que vai colocar você em contato direto com as aves. Claro que você não pode tocá-las, mas “as bonita” andam livremente e sem preocupações.

Passear pelo Parque das Aves é uma experiência imperdível, que vale cada centavo. Eu até voltei no tempo ao encontrar algumas árvores frutíferas que tinham em minha casa de infância… Aproveitei também para agradecer a Gralha Azul (que eu encontrei pelo caminho) por plantar as araucárias e ser o símbolo do Paraná.

Outra informação bem importante é que os banheiros são bem limpinhos e abastecidos com papel higiênico. O que facilita passar o passeio todo bebendo água, né? E falando em beber, para quem está curioso, eu comprei um coco fresco delícia por 13 reais e dei um “up” na minha hidratação.

Checklist: o que levar Parque das Aves

☐ Roupa que cubra as pernas e braços (por conta dos mosquitos);

☐ Repelente para retocar (passe antes de entrar no parque também);

☐ Tenis (eu fui de chinelo PORQUE MEU TÊNIS ESTAVA ENCHARCADO e foi mais cansativo do que deveria);

☐ Boné e óculos escuro;

☐ Protetor solar;

☐ Garrafinha de água;

Cataratas do Iguaçu: lado Argentino

Ambos os lados das Cataratas do Iguaçu prometem experiências memoráveis, mas com nuances distintas. No lado brasileiro, a visão panorâmica das cataratas é de tirar o fôlego, permitindo apreciar a magnitude do conjunto. Já o lado argentino oferece uma experiência mais próxima e íntima, levando os visitantes ao coração das quedas, através de trilhas e passarelas que percorrem os contornos do rio.

Vai dizer que você não quer ficar pertinho assim também?

Como chegar

Na Argentina, o acesso ao Parque Nacional Iguazú pode ser feito por táxi ou transfer contratado em Puerto Iguazú. Uma particularidade do lado argentino é o uso de um trenzinho ecológico que leva os visitantes até as trilhas e pontos de observação mais distantes, como a Garganta do Diabo, a maior e mais impressionante queda do conjunto.

Eu fui com uma empresa, a Loumar Turismo e foi bem mais tranquilo, pois não foi preciso nem descer do ônibus para a imigração. Entramos direto no parque e com direito a guia que nos levou pelas trilhas e explicou detalhes super interessantes sobre o parque, sem falar que nos ajudou na imigração (nem saímos do ônibus!)

Mapa das Cataratas do Iguaçu do lado Argentino

Minha experiência Cataratas do Iguaçu Argentina

Eu nunca tinha visitado o lado Argentino do Parque das Cataratas do Iguaçu e devo dizer: a experiência é diferente e única!

Em minha opinião pessoal, o lado brasileiro ainda causa mais “impacto”, devido a força da água e o lugar mesmo. Mas o lado argentino com certeza tem seu charme. A experiência é um pouquinho diferente, isso porque enquanto no lado brasileiro você caminha ao lado das Cataratas, no lado argentino a passarela está em cima das rochas.

O dia do meu passeio ao lado Argentino da força estava com uma sensação térmica superior a 40 graus, o que me impediu de comer a parrila (um dos 2 pratos oferecidos no almoço do passeio), por isso eu optei por um almoço mais leve.

E enquanto eu ia em direção ao meu almoço, avistei o barco do Gran Aventura, que eu já fui em outra oportunidade. É bem legal, mas molha até os antepassados!

No vídeo abaixo conto todos os detalhes sobre as Cataratas do Iguaçu no lado argentino, clique para assistir!

Checklist: o que levar Cataratas do Iguaçu lado argentino

☐ Boné;

☐ Óculos de sol;

☐ Protetor Solar;

☐ Garrafinha de água (hidrate-se!!);

☐ Pesos e/ou cartão Wise.

Outra dica importante para quem vai visitar o lado argentino das Cataratas do Iguaçu é levar pesos. Isso porque a cotação dentro do parque é péssima, como eu te mostrei no vídeo acima. Os valores variam absurdamente. E é por isso que eu tenho uma DICA EXTRA:

Eu usei o cartão Wise porque a cotação estava valendo mais a pena. No canal eu explico como usar essa moeda virtual em todas as suas viagens, dentro e ao redor do mundo.

Para você ter uma ideia de valores, eu comprei 2 empanadas e 1 coquinha quando parei pra comer, e deu 3500 pesos argentinos , o que dá mais ou menos R$21,00.

Não deixe de anotar todas as dicas do blog

6 Diferenças Cataratas do Iguaçu lado brasileiro e o argentino

A principal diferença entre o lado brasileiro e o argentino das Cataratas do Iguaçu é a forma que você caminha no parque. No lado brasileiro você caminha ao lado, no argentino em cima das rochas. Na Argentina parece que é muito mais quente, tem alguns trechos que não tem árvores e não tem sombra.

Outra diferença bem perceptível é que no lado Argentino você não se molha tanto. Por isso não é necessário usar capa ou sapato específico para visitar (que no lado brasileiro é tênis ou chinelo).

No lado argentino das Cataratas do Iguaçu o lado do Brasil não é tão fácil de observar, mas rola se você fizer uma forcinha e apertar bem os olhos haha

A natureza (talvez pela diferença da trilha) parece ter mais poder no lado brasileiro. Você sente mais a força de toda as cachoeiras.

É possível até ver arco íris por aqui

São 2 trajetos diferentes do mesmo parque, mas que vale muito a pena serem feitos. Pois a experiência é beeem diferente e eu realmente acredito que todo mundo deve ter, ao menos 1 vez na vida.

No meu canal do Youtube você encontra outros vídeos com dicas exclusivas para a sua aventura para Foz do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu e vários outros destinos ao redor do mundo. Se você ainda não me acompanha por lá, inscreva-se agora para não perder nenhum vídeo novo, combinado?

Depois volta aqui para me contar como foi a SUA EXPERIÊNCIA no Parque das Cataratas do Iguaçu.

Veja também Como é o City Tour Foz do Iguaçu

Beijos e até o próximo artigo!

Cataratas do Iguaçu: diferenças Brasil e Argentina
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!
Sair da versão mobile