Há muitas coisas legais para fazer em Cardiff, a capital do País de Gales. Um destino acolhedor e diferente no Reino Unido que pode ser incluído facilmente numa viagem à Inglaterra por exemplo, já que existem ônibus e trens diretos de Londres à capital galesa.
Muita gente conhece a cidade da série Doctor Who e há até tours temáticos passando pelos principais locais de gravação.
Confira as dicas do que fazer em Cardiff, pontos turísticos e sugestão de roteiro. Também assista o vídeo especial com mais dicas sobre Cardiff.
O que fazer em Cardiff
Dicas para viajar para o País de Gales
Apesar de ser um país colado à Inglaterra e parte do Reino Unido, o País de Gales manteve algumas de suas tradições e o idioma. Não é necessário fazer nenhum tipo de imigração ou passar por controle de fronteiras.
Moeda no País de Gales
Por fazer parte do Reino Unido, a moeda é a libra esterlina. Não precisa fazer nenhuma conversão.
Língua no País de Gales
Há duas línguas oficiais: galês (welsh) e o inglês. Todas as placas estão nos dois idiomas e vários produtos no mercado carregam ambas as informações. Na rua você escuta uma ou outra pessoa falando. Um exemplo: Cardiff vira Caerdydd.
Tradições no País de Gales
Uma das coisas mais legais que eu gosto do País de Gales são as famosas colheres entalhadas de madeira. Elas são feitas por um pretendente e eram entregue à amada para início de um namoro ou casamento. Cada desenho tem um símbolo diferente:
- Nó celta: amor eterno
- Laços: segurança
- Um coração: meu coração é seu
- Dois coraçoes: nós sentimos o mesmo um pelo outro
- Flores: amor e afeição em crescimento
- Dragão: protetor
- Bolas presas: número de crianças desejadas
Roteiro em Cardiff e País de Gales
Você pode conhecer Cardiff facilmente em dois dias e partir para os vales verdes do País de Gales. Garanto que não irá se arrepender.
Veja o resumo do roteiro e entenda mais sobre cada atração logo abaixo.
Dia 1 em Cardiff: Castelo de Cardiff, Parque Bute, Centro histórico, lojas de colheres de madeira.
Dia 2 em Cardiff: Principality Stadium, Passeio de barco do parque até a Baía.
Dia 3 bate e volta: excursão até o Caerphilly Castle e a região Brecon Beacons.
Dia 4 bate e volta: excursão pelo Vale Wye passando pela Tintern Abbey.
O que fazer em Cardiff
Cardiff tem vários pontos turísticos legais e passei pela maioria deles durante a minha viagem. Confira no vídeo abaixo mais dicas!
1 – Castelo de Cardiff
Com certeza a atração mais famosa da cidade, o Castelo de Cardiff foi construído sobre um forte romano em 55 AD. O projeto começou no século XI e foi ampliado no decorrer dos séculos. Quando se tornou propriedade da família Bute, foram construídos o palácio no estilo neogótico e a Torre do Relógio no séc. XIX. Por esta razão que há diversos estilos arquitetônicos num só lugar.
A entrada para visitar o Castelo custa 15 libras. Você pode baixar o guia de áudio direto no celular e ouvir as explicações seguindo a numeração das placas. Nós pegamos uma fila razoável, recomendo comprar online para não perder tempo na viagem. Confira aqui Bilhete de Entrada Castelo de Cardiff.
Eu gostei muito do pátio com as ruínas da Torre de onde você pode ver uma parte da cidade e avistar o Castelo Coch. Taambém achei Sala Árabe no interior do Palácio maravilhosa, assim como a Sala de Jantar com diversos detalhes no teto e paredes.
A Sala Árabe é revestida com folhas de ouro que valem em torno de 8 milhões de libras. O design é de Willian Burges que se inspirou nas suas viagens e criou uma estrutura baseada em favos de mel e caleidoscópio. Até a lareira foi decorada.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os túneis do castelo foram usados como proteção contra bombardeio dos aviões alemães. Mais de 1800 pessoas buscaram refúgio e havia até cozinhas, banheiros e primeiros socorros.
2 – Parque Bute
O Parque Bute era parte do conjunto do Castelo e pode ser visitado gratuitamente. No Caminho do Castelo para o Parque você passará pela Animal Wall, um muro com diversas esculturas de animais criadas por William Burges (o mesmo da Sala Árabe) e completada pelo seu assistente William Frame.. Você encontra escultura de Urso, tatu, lobo, leopardo e até hiena!
O parque é muito grande e dividido por áreas com plantas ornamentais, pedras em círculos super antigas, diversos tipos de plantas… Durante a primavera é cheio de cores e perfeito para um picnic. O rio Taff corta uma parte do parque e daqui saem os barcos para visitar a Baía de Cardiff. As empresas que realizam este serviço são Cardiff Boat e Cardiff Aqua Bus e o ticket custa 4 libras cada trecho.
Tome cuidado ao alimentar os esquilos, pois alguns são bem nervosos! O Jean foi mordido por um e deu maior rolê na viagem haha Veja o vídeo abaixo
3 – Prefeitura de Cardiff
Do lado oporto do Parque fica o prédio da Prefeitura: um edifício branco cheio de detalhes, torres e cúpulas.
4 – Cardiff Market
O mercado de Cardiff possui dois níveis diferentes e o prédio é de 1891, todo de vidro no estilo vitoriano. Infelizmente era feriado quando visitamos Cardiff e ele estava fechado. Funciona das 8 às 17h30.
5 – St John The Baptist City Parish Church
Este é o edifício mais antigo de toda a cidade! A capela foi construída em 1180 e a igreja em 1460. Ela é facilmente acessada pela High Street, a rua principal do centro histórico com diversas lojas e restaurantes.
6 – Principality Stadium
Este estádio é o segundo maior do País de Gales e possui uma arquitetura modernosa muito bonita às margens do Rio Taff. Já recebeu a final da Champions League em 2017, jogos de futebol das Olimpíadas de Londres e diversos jogos de rugby. Além de eventos esportivos, também é usado para shows. Eu o visitei para o show das Spice Girls e vou dizer que foi inesquecível haha.
Apesar de o teto ser retrátil, não o fecharam quando estava chovendo. Mas isso não impediu as Spice de cantar, dançar e alegrar a galera.
Os preços no interior do estádio são bem mais caros que os praticados na cidade.
7 – Museu Nacional de Cardiff
Este é o principal museu da cidade e a exposição conta com peças arqueológicas, geológicas e botânicas, além de uma galeria com obras de artistas galeses e também algumas de Magritte, Renoir, Degas and Monet.Há uma instalação de dinossauros perfeita para crianças. E o melhor: A ENTRADA É GRATUITA!
8 – Baía de Cardiff
Essa área é mais nova da cidade e não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Cardiff. Há diversos restaurantes e bares com vista para o lago, o que torna o passeio ainda mais legal.
9 – Wales Millennium Centre
O maior teatro da cidade possui uma fachada incrível criada por ninguém menos que Zaha Hadid, essa arquiteta incrível! Ela misturou diversos materiais como madeira, aço, vidro e ardósia.
Aqui há apresentações musicais, dança e teatro e também abriga 8 companhias oficiais do País como a Orquestra, Balé, Literatura e Dança. Dentro dele há mais 2 salas menores, lojas e restaurantes. Ao lado fica a Ópera Nacional.
Se você tiver sorte pode pegar uma perfomance gratuita.
Outros pontos interessantes para conhecer em Cardiff Bay:
Pierhead Building: Antigamente este prédio servia de sede da Bute Dock Company, hoje é um museu. Ele é todo laranjinha e possui uma torre de relógio bem charmosa.
Mermaid Quay: Área revitalizada com diversos bares, restaurantes e lojas!
Techniquest: Museu de ciências com teatro, planetário e centro interativo perfeito para famílias.
10 – Trilha na Fforest Fawr
Para quem adora floresta, essa trilha de 2,5 km passa próximo ao Castelo Coch e possui diversas esculturas de animais feitas de madeira da mesma árvore. É uma experiência incrível para as crianças. Há também algumas cavernas antigas de mineração.
O que comer no País de Gales
Em Cardiff você encontra todo tipo de comida e verá os mesmos pratos servidos na Inglaterra (torta, fish & chips..). Para provar a comida típica mesmo terá que procurar um pouco mais. A culinária galesa foi limitada aos ingredientes produzidos no local, já que a maioria da população ficava isolada sem contato com o exterior, como peixes e muitas ovelhas (há rebanhos por todo o país) e alho poró.
- Welsh Cake: um biscoitinho doce e farelento com uva passa
- Cawl: a receita oficial do país! Sopa com carne de ovelha, batata, cenoura e às vezes com uma massinha chamada trollies
- Welsh rarebit: uma massa feita de muito queijo temperado
- Glamorgan sausage: linguiça vegetariana feita de queijo Caerphilly, cheddar e temperada com alho poró e cebola
- Bara brith: um pão de frutas e especiarias servido com chá
- Cordeiro temperado com molho de hortelã
Como chegar a Cardiff
O principal aeroporto do País de Gales fica em Cardiff e há diversos voos vindos de todo o Reino Unido. Se você já estiver no sul da ilha, o mais vantajoso é viajar de ônibus ou carro pela M4 e a viagem dura 3h de Londres (em torno de 210 km de distância). Nós fomos dirigindo e aproveitamos para conhecer outros pontos turísticos no sul do país como Tintern Abbey no Wye Valley e Caerphilly Castle.
Também há trens que saem de London Paddington e London Waterloo em direção à Cardiff Central. Lembre-se de comprar com antecedência pois geralmente os bilhetes saem caros.
Onde se hospedar em Cardiff
A melhor forma para aproveitar a cidade é ficar na área central, porém dependendo da época da sua visita à Cardiff, os preços podem estar bem carinhos. Você pode procurar áreas mais residênciais e bonitas, como esta próxima ao Parque Roath. Você consegue chegar no centro em torno de 20 minutos caminhando e economiza bastante!
Achei estas sugestões muito boas no Booking:
Nesta viagem nós ficamos em um Airbnb e gostamos bastante da casa e da região. Usando o link especial Apure Guria você ganha R$180 de desconto na sua primeira hospedagem! Pagamos £55,86 por uma noite e duas pessoas. Tinha café da manhã bem reforçado, o banheiro era muito bom e a cama confortável.
O Apartamento ficava perto do Parque Roath, uma área tranquila para se hospedar e ótima para passear!
Gostou dessas dicas e o que fazer em Cardiff no País de Gales?
Salve no seu Pinterest
Leia também
Castelo de Caerphilly e luta medieval
Aeroporto de Londres ao centro: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton,
Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!