Ostia Antica é considerado um dos mais bem preservados parques arqueológicos da Itália. Era o antigo porto de Roma que recebia todas embarcações com mercadorias do Mediterrâneo e oferecia mármores e outros materiais de construção. São inúmeras ruínas em ótimas condições que ficaram soterradas por séculos!
Caminhar em Ostia Antica é se imaginar no passado e ver as mesmas cores nos mosaicos que os romanos viam há 2 mil anos atrás. Você irá caminhar no antigo teatro que abrigava mais de 3 mil pessoas, visitar mansões, casas e templos, banhos termais que as pessoas realmente frequentavam… Acreditam que apenas 2/3 da cidade foi descoberta e sempre estão fazendo novas excavações.
E o melhor é que Ostia Antica fica apenas 30 minutos de Roma, sendo muito mais perto do que Pompeia e você pode adicionar esse dia no seu roteiro em Roma. Atualizado 9 janeiro 2024.
Confira o que fazer em Ostia Antica e assista ao vídeo!
Ostia Antica: as incríveis ruínas do porto de Roma
Índice do Artigo
Como chegar em Ostia Antica
Ostia é a praia dos romanos, então pode ser um pouco agitado pegar o trem durante o verão haha
O trem para Ostia Antica pode ser pego na estação Pirâmide (que também é estação de metrô da linha B). O nome da linha do trem é RL Cristoforo Colombo e a viagem dura em torno de 30 minutos até a estação Ostia Antica. De lá é só atravessar a estrada pela ponte de pedestres e caminhar uns 10 minutos até o parque arqueológico.
Se você adquirir o tour privado, esse trem já estará incluso.
Dedique um dia para conhecer a cidade, vá cedinho, principalmente no verão por causa das altas temperaturas. Falo todos os detalhes sobre temperatura e eventos mês a mês no artigo Melhor época para visitar Roma
Veja também Viajar para Roma sozinha: guia completo!
Valor do ingresso e tour guiado em Ostia Antica
O valor do ingresso é €18 e sugiro reservar com antecedência pelo site oficial. Além disso, não vale a pena ir sem guia, pois não há tantas explicações no parque em si e a visita ganha vida com as histórias e curiosidades contadas por um guia turístico.
Nós fomos com a Patrícia do Guia Brasileira em Roma, ele é genial e conta todos os detalhes interessantes da vida durante o Império Romano. A Pati sabe muito, tem vários cursos de história, também fala italiano e trabalha como guia na Itália há anos. Contate ela no site para obter mais informações sobre os tours na Itália.
Horários de funcionamento
- 25 de outubro a 29 de fevereiro: 8:30 às 16:30
- 1 de Março a 31 de março: 8:30 às 17:15
- 1 de abril a 30 de setembro: 8:30 às 19h
- 1 de outubro a 24 de outubro 8:30 às 18:30
História de Ostia Antica
O nome Ostia significa “boca” em latim (ostium) e se refere a “boca do rio Tibre”. Durante o Império Romano, Ostica ficava situada no encontro do rio e do mar, mas durante a Idade Média, o mar recuou devido ao depósito de sedimentos transportados pelo rio Tibre.
Fundada no século 7 a.C, Ostia era conhecida pelos seus “campos de sal marinho”, um dos componentes mais preciosos para preservar a carne na época. Em torno de 400 anos depois, Roma conquistou Ostia e a transformou na sua base naval com a construção de um forte.
Já em 150 d.C Roma controlava todo o Mediterrâneo e Ostia era um dos principais portos da cidade, cresceu muito até chegar a mais 100 mil habitantes nesta época. Ela perdeu seu posto militar para se tornar um posto comerciante.
Com a queda de Roma, o porto foi abandonado lá pelo século 6, não havia um governo para cuidar dos habitantes e era perigoso navegar no rio. Muitos morreram por causa da malária quando a cidada alagou e a lama cobriu tudo. Por causa dela, Ostia ficou escondida e preservada por séculos.
Foi somente no século 20 que Ostia foi “descoberta” novamente. Mussolini queria impressionar Hitler durante a sua visita e mandou presidiários escavarem toda a cidade. Sim, mandou pessoas que não tinham conhecimento sobre escavações ou preservação. Essas pessoas fizeram o que sabiam e o que podiam para tirar toda a terra de séculos que estavam cobrindo as ruínas e estátuas. Muita coisa se quebrou, se perdeu, foi roubada… E no fim Hitler nem visitou Ostia.
Anos depois vários arqueólogos começaram a entender melhor as ruínas, a estudar as estruturas e relatar como teria sido a vida em Ostia.
Atrações em Ostia Antica
Você consegue ver o mapa completo e atualizado no site oficial de Ostia Antica. É um arquivo pesado, então baixe antes da sua viagem!
Vale a pena contratar um guia também, veja aqui Excursão de Meia Dia de Trem a Óstia Antiga
Abaixo eu mostro o caminho para chegar em Ostia Antica e todo o tour com várias curiosidades sobre Ostia Antica.
Cemitério
Durante o período republicano, Ostia era rodeada por muralhas e 3 portões principais: Porta Romana, Porta Laurentina e Porta Marina. Do lado de fora das muralhas, ao lado das ruas principais da cidade, ficavam o cemitério para pessoas comuns e cidadãos. Já do outro lado ficava o dos ricos.
Bloco militar
Enquanto você caminha pelas ruínas, poderá visitar o bloco da polícia/bombeiros com banheiros públicos (vasos lado a lado), terma e pátio. Aqui também se encontravam com a Guarda Pretoriana, uma unidade do exército imperial romano que servia como guarda-costas pessoais e agentes de inteligência para os imperadores romanos.
Durante a República Romana, a Guarda Pretoriana era uma escolta para oficiais políticos de alto escalão e guarda-costas para os oficiais superiores das legiões romanas. Essa unidade era importante porque estava relacionado diretamente ao sucesso do Imperador, influenciavam, criavam intrigas e até assassinavam o imperador.Por esta razão, a primeira coisa que um Imperador fazia ao começar o governo era aumentar o salário deles haha
Teatro e Praça da Guilda
O teatro é um dos destaques! Um dos mais antigos teatros feito de tijolos e que ainda é utilizado. É possível ver os resquícios do mármore onde a orquestra costumava ficar para os eventos maiores. Lembre-se que o teatro é diferente do anfiteatro, o Coliseu de Roma.
Ao lado do teatro está a Praça da Guilda com mais de 60 escritórios de companhias de navio e comerciantes que importavam e exportavam todo tipo de produto, desde ânforas de azeite, tecidos, especiarias, até leões e elefantes vivos que iriam para o Coliseu! O mais legal é que cada negócio de cada empresa era indicado nos mosaicos no chão que ainda estão visíveis e completos em muitas áreas. Então você pode ver o nome da empresa e um símbolo (como um farol, elefante, barco) no chão.
Banhos termais
Já no século 2 d.C Ostia era muito próspera e ficou conectada aos Portos Imperiais de Claudio e Trajano. Reconstruíram o Fórum e ergueram novas estruturas como termas, barracões, casas públicas e o capitólio.
As termas do Fórum era um complexo subsidiado pelo governo que servia como um dos principais lugares sociais de Ostia Antica. Um caminho de mármore levava até as piscinas de água fria ou quente (que eram aquecidas por tubos ou ficavam em cima da caldeira). Antigamente os romanos usavam azeite em vez de sabão para tomar banho, então essa camada de óleo era removida pelos serventes. Das termas é possível ver um mosaico de Netuno cavalgando em 4 cavalos em ondas gigantes.
Leia também: Como viajar barato pela Itália: dicas essenciais!
Restaurante
A casa de Diana é um exemplo de casas da classe média com vários andares (conhecida como insulae) e ficava perto da Insula of the Thermopolium, um dos restaurantes da cidade. Aqui você pode ver a pia, prateleiras no qual colocavam a comida e bebidas à venda e alguns resquícios de pinturas nas paredes. Neste lugar você poderia pedir comida, bebida e uma prost haha
Uma curiosidade sobre a comida romana: como o procedimento do trigo era um pouco rudimentar, era comum ter algumas pedrinhas e “areias” no pão. Conforme o tempo ia passando e a refeição se mantinha a mesma, era muito comum que os dentes se desgastassem rapidamente por causa disso.
Capitólio e Fórum
Mais para frente você passará pelo Capitólio, onde veneravam 3 deuses principais: Jupiter (rei dos deuses), Juno (sua irmã e esposa) e Minerva (sua filha e deusa da sabedoria) Faziam oferendas para 3 estátuas que ficavam no topo das escadas. Do outro lado ficava o Fórum.
Casa do Cupido e Psyche
Outro lugar muito procurado é a Casa do Cupido e Psyche, onde há uma réplica da estátua do mesmo nome. Pelos mosaicos de diferentes mármores, geométricos e bem desenhados da melhor qualidade, além dos rodapés e uma parte da parede, dá pra perceber que era uma casa de uma família bem abastada. Havia também uma fonte de mármore, uma escada para o segundo andar, um jardim
A maioria das estátuas presentes no parque datam dos séculos 2 e 3 inspiradas em peças originais romanas. Muitas casas possuiam estátuas do vô ou do pai, a figura paterna era reverenciada.
Estátua de Mithra
Como Ostia era uma cidade portuária, recebia pessoas de todos os cantos do mundo e religiões. É possível ver isso nos afrescos e nos mosaicos. Claro que algumas eram perseguidas e muitos faziam os cultos escondido em porões ou túneis. Como é o caso da Mitraismo, uma religião que cultuava Mithra como o defensor da verdade. Era uma religião monoteísta masculina que era perseguida pelos romanos até a aceitação do cristianismo no século 4.
Caminhar pelas ruas de pedras de Ostia Antica é como estar dentro de uma caçada arqueológica. Precisa ficar atento com afrescos escondidos e mosaicos preservados no chão. O segredo para visitar Roma é tentar imaginar como era a vida há 2 mil anos atrás, reconstruir as ruínas na sua imaginação.
Borgo de Ostia
Caso queira conhecer o centrinho medieval de Ostia, basta seguir até a muralha e entrar no pátio. Poderá observar algumas casas com roupas secando no varal, um poço e uma igrejinha. Do lado de fora do lado direito tem um café muito gostoso e baratinho.
Gostaram deste passeio por Ostia Antica, o porto de Roma Antiga? Comente!
Leia também: Guia Trem na Itália: dicas e como comprar passagem barata online e 10 coisas para não fazer em Roma: alerta turístico!