O Ring of Kerry na Irlanda é um convite para quem gosta de natureza. Um circuito com várias cidades charmosas no sul da Irlanda, distante uns 300km de Dublin. Confira as dicas do que fazer e o roteiro de cidades do Ring of Kerry.
Ring of Kerry: a rota cênica da Irlanda
O Ring of Kerry é uma estrada n Irlanda com diversas belezas naturais e pode ser visitada num final de semana. Para aproveitar bem todas as cidades, recomenda-se 5 dias.
Uma rota cênica na Irlanda que compreende montanhas, ilhas, praias, ruínas e muitas cidades charmosas.
O Ring of Kerry possui mais de 200km de extensão, então para aproveitar bem e faça paradas específicas e curta cada cantinho, como pedalar no Killarney National Park ou tomar uma cerveja nas cidades menores. Você pode complementar a viagem conhecendo Dingle, Cork e Cobh.
Este relato é do Lucas Cachava, um amigo lá de Bento Gonçalves e que morou na Irlanda durante algum tempo fazendo intercâmbio. Como estudar e trabalhar nem sempre é muito lucrativo, ele fez essa viagem ao interior da Irlanda junto com mais amigos em um carro alugado. Um passeio econômico que qualquer um pode fazer!
O que levar para o Ring of Kerry
Nós visitamos em agosto durante o verão, porém o verão irlandês não é lá grandes coisas e venta demais. Apesar disso, estava quente e ensolarado e possibilitou conhecer todos os lugares. Se você for em outra época, recomendo levar jaqueta corta vento e cachecol.
Também recomendo levar algumas coisas para comer de Dublin, comprar lanches no caminho. Gastamos mais bebendo nos pubs, a pint custa em média 4 euros e comemos várias spicy chicken wings.
Confira o roteiro em Dublin de 4 dias
Como é dirigir na Irlanda
A primeira coisa que me “surpreendeu” de uma forma curiosa foi a sensação de dirigir um carro em mão inglesa. Eu achei que iria ter bastante dificuldades, porém com meia hora dirigindo já estava acostumado com o volante do lado direito do carro. As estradas da Irlanda são maravilhosas, porém 80% da estrada do Ring of Kerry é bem estreita de um modo que passa somente dois carros e nada mais além disso. Particularmente, foi uma viagem bem cansativa, pois requer atenção redobrada em alguns trechos.
Alugando um carro na Irlanda
O carro a diesel acabou sendo uma boa escolha pois a autonomia foi ótima (quase 1000km com um tanque). Pagamos 80 euros do aluguel + 70 do seguro retirando ele na sexta de meio dia e devolvendo na segunda de manhã. Se não pagar os 70 euros do seguro precisa ter 3 mil euros no cartão de crédito, ou seja, impossível né ahahah
Você pode alugar um carro no Brasil e pagar parcelado, confira aqui.
Onde se hospedar no Ring of Kerry
Recomendo dormir em Killarney ou Kenmare, duas cidades com algumas atrações e pubs. Ficamos no Killarney International Hostel.
Opções em Killarney
Opções em Kenmare
- O’Donnabhain’s (B&B)
- Foley’s Guesthouse & Self Catering Holiday Homes
- The Rose Garden Bed & Breakfast and Cafe
- Lissyclearig Thatched Cottage
Principais atrações do Ring of Kerry
Primeiro dia
Saímos às 15 h de sexta feira de Dublin em direção a Killarney. A primeira parada foi numa Outlet na cidade de Kildare (que apesar do nome, é bem cara!).O caminho até Killarney foi sempre rodeado de campos, florestas e cidadezinhas bonitas, as paisagens naturais do interior da Irlanda são lindas. Dormimos em Killarney.
Segundo dia: Ring of Kerry
Confira as atrações no mapa por número!
1. Killarney: a primeira e maior cidade do Ring of Kerry. A vida noturna é bem interessante com vários pubs e restaurantes, especialmente para quem quer experimentar visitar um legítimo pub irlandês. Além disso tem o Killarney National Park e o Muckross House and Gardens (vamos passar neles na volta).
2. Killorglin: aqui fica a maior montanha da Irlanda e a cidade tem uma tradição meio louca de coroar cabras como rainhas (?) aheuaheu Bem bonita a cidade.
3. Rossbeigh Strand: uma praia que fica entre montanhas. Paisagem bem bonita e vale a
pena dar uma passadinha.
4. Cahersiveen: aqui ficam as ruínas de um castelo de Ballycarbery do século XV e
o Barracks Heritage Centre. Vale a pena visitar o Forte Cahergall feito totalmente com pedras colocadas uma em cima da outra, incrível! Se der tempo, visite o Skellig Ring, uma outra estrada fora do Ring of Kerry e que passa perto das falésias e vistas incríveis do mar.
5. Waterville: A cidade é bem bonitinha e pacífica, fica na beira do Atlântico. Lá está enterrada uma cápsula do tempo com mais de 20 anos de idade e que será desenterrada nos próximos anos. Quem viaja para lá em agosto pode curtir um festival de comédia do Charles Chaplin, ele passava suas férias aqui!
6. A estrada entre Waterville e Sneen possui uma subida de serra com um visual fantástico para o oceano. Dá pra fazer várias paradas para tirar foto. Sneen é mais uma cidade cheia de casas coloridas.
7. Kenmare: sugiro este lugar para passar uma noite caso fique mais de 1 dia para fazer o
Ring. Possui alguns pubs bem legais e parece ter um pouco de vida noturna, diversos bares e prédios coloridos.
8. Moll’s Gap: uma estrada magnífica entre as montanhas. No fim dela tem um mirante que tu vês todo vale e é um ótimo ponto para fotos.
9. Lakes of Killarney: descendo Moll’s Gap, você entra na Reserva Natural de Killarney National Park, o qual considero o lugar mais bonito da viagem. Tivemos muita sorte de pegar um sol bem legal e a vista para os diversos lagos com a luz refletindo neles foi fenomenal.
O Killarney National Park é totalmente adaptado para ciclistas. Tem trechos com mais de 10km e aluguel de bikes chamado “Killarney Rent a bike”. Sem sombra de dúvidas foi o que mais me chateou de não poder ter ficado mais um dia, apenas pelo fato de alugar uma bike e fazer esse passeio.
Dentro do parque há diversos mirantes como o Ladies View, vários lagos até uma cachoeira (a Torc) e também um castelo.
Vale a pena visitar a Muckross House and Gardens que fica dentro do Killarney National Park. Trata-se de uma mansão com um jardim muito bonito e um gramado gigante bem na frente de um dos lagos da reserva. Tiramos fotos ótimas lá e perdemos uma meia hora deitados no gramado relaxando!
Após isso retornamos para Killarney e fomos para outros pubs, o que mais se faz na Irlanda é beber hahaha
Terceiro dia Dingle, Cork, Cobh e volta (bônus)
Como iríamos retornar só no final do dia para Dublin, decidimos conhecer as cidades de Dingle, Cork e Cobh.
O caminho até lá é muito bonito com várias vistas legais da estrada. Passamos rapidinho por Dingle e Cork. Cobh foi uma supresa pois a cidade possui uma das catedrais mais bonitas que já vi (St Colmans Cathedral) e onde fica o Museu do Titanic. Em 1914 Cobh se chamava Queenstown, cidade de onde o navio zarpou pra sua última viagem e pro destino que todos conhecemos.
Obrigada Cachava e Jaqueline pelo relato e fotos do Ring of Kerry!
Salve no Pinterest
Confira também
Vikings: como é trabalhar como figurante na Irlanda
Como é morar na Irlanda: trabalho, hospedagem e outras dicas
Como funciona internet 4G na Europa