Viena possui diversos palácios lindos e inúmeros prédios imponentes construídos durante o Império e conforme você caminha pela cidade se sentirá no passado. A capital da Áustria tem vários opções para todas as idades e estilos. Veja o que fazer e dicas de Viena, assista o vídeo!
Dicas de Viena: roteiro com as principais atrações
Transporte em Viena
Esse roteiro reúne as atrações mais legais de Viena e estão agrupadas por proximidade. Então, elas podem ser visitadas a pé, do contrário, usar o metrô é super fácil, rápido e seguro. Os tickets são vendidos por unidade ou por dias (lembre-se de validar antes de entrar no veículo). Também há ônibus e trams, porém achei o metrô bem mais prático.
Coisas gratuitas em Viena
Todas as atrações listadas aqui são gratuitas, exceto a entrada dos museus, palácios e brinquedos. Caso você queira visitar, sugiro comprar o Vienna Pass dependendo da quantidade de atrações. Lá no Blog Vida Cigana tem uns cálculos mostrando se vale a pena, uma das principais dicas de Viena! Visitei Viena enquanto a Larissa e o Carlos do blog Vida Cigana estavam lá, então foi super animado e nos divertimos muito!
O que fazer em Viena dia 1
Assista o vídeo abaixo com mais dicas de viagem em Viena
Museumquartier
Uma região que compreende diversos museus e transpira arte! Mumok (museu da arte moderna), Leopoldmuseum, Kunsthalle e o Architekturzentrum estão localizados lado a lado e um pátio espaçoso ao centro rodeado por bares, restaurantes e cafés. Uma ótima opção para a noite, é o centro de encontro da galera. No verão são realizados eventos artísticos com dança, música, teatro e literatura e no inverno a famosa feirinha de natal.
Mais a frente fica a Maria Theresienplatz, uma praça com jardins, uma estátua gigante ao meio e nas laterais dois museus: um da história da arte e outro de história natural.
Heldenplatz e centro da cidade
Um dos parques mais procurados pelos locais também fica aí e se chama Burggarten, não tem glamour nenhum, é apenas um gramadão com algumas árvores e bancos, porém muito agradável. Vários tipos de pessoas ficam por ali como hipsters, casais se beijando, turistas perdidos…
Atravessando o Hofburg você chega na Michaelerplatz, onde estão alguns resquícios da fundação da cidade. Continuando pela rua e virando a direta na Graben verpa os monumentos Josefsbrunnen, Leopoldsbrunnen e a Wiener Pestsäule (coluna da Peste) com vários detalhes em dourado.
Nesta região há várias lojas, restaurantes fast food e aqui e ali há artistas de rua.
Prater
Antigamente um espaço para corrida de cavalos e carros, o Prater reúne vários brinquedos para todas as idades. Tem trenzinho, montanha russa, brinquedos que giram tenebrosamente, torre do terror… A entrada é gratuita e você paga o ingresso diretamente no brinquedo.
Pra quem quer ver Viena do alto, uma das formas mais tradicionais é a Roda Gigante, construída em 1897 nos 50 anos ascensão ao trono do Imperador Franz Joseph. Ela quase foi demolida, o dono moreu em Auschwitz, pegou fogo e foi reconstruída em 1945 juntamente com outros símbolos da cidade (Ópera, Catedral de São Estevão, Burgtheater…)
Também há algumas opções de restaurantes e muita gente recomenda a perna de porco Stelze no Schweizerhaus.
Ali pertinho fica a Universidade de Economia construída por Zaha Hadid, uma arquiteta muito famosa por suas criações malucas e contemporâneas!
Olha eu e a Larissa pirando nos brinquedos mortais do Prater ahueaheu só gritoooo
Roteiro em Viena: Dia 2
Dia dos palácios!!! Aproveite pra ir cedinho enquanto os outros turistas estão dormindo…
Schönbrunn
É a pequena Versailles de Viena: a antiga residência de verão da Sisi (apelido da imperatriz Elisabeth) e um dos palácios mais bonitos da Europa! Fica um pouco afastado do centro, mas é fácil chegar de metrô parando na estação Schönbrunn.A visita aos jardins é gratuita e vale uma manhã ou tarde inteira devido ao seu tamanho e atrações: tem labirinto pra se perder, o zoológico mais antigo da cidade, uma fonte incrível e um morro bem cansativo pra subir, mas que compensa a vista incrível.
Fotos abaixo tirados por Vida Cigana.
O ingresso para visitar o Museu é carinho, então sugiro adquirir o Viena Card para sair mas barato e aproveitar outras atrações no mesmo valor. Aí vai mais umas 2 a 3 h lá dentro.
Belvedere
O palácio Belvedere é o meu favorito de Viena, pois possui um jardim gigante e muito bem cuidado. O prédio barroco amareladinho foi a última residência de Franz Ferdinand I, aquele cara que assassinaram e foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial (uma desculpa bem esfarrapada pra começar uma guerra né). Hoje abriga a maior coleção de pinturas de Gustav Klimt.
Daqui você pode caminhar até a Karlskirche.
Karlsplatz
Esta praça fica na frente da igreja barroca São Carlos (Karlskirche), uma imponente construção com diversos detalhes e dois obeliscos decorados. Durante o verão instalam um cinema ao ar livre de graça para a galera e no inverno a famosa feira de natal.
Viena em 3 dias: Dia 3
Naschmarkt
Um grande mercado público com opções em ingredientes frescos, frutas secas, pratos prontos de outros países, queijos, doces, salames, temperos e até roupas… É um conjunto de diversas barraquinhas lado a lado.
Passear pelo canal do Danúbio
Veja algum concerto ou visite o Mozarthaus
Além de muita história, muita música clássica está presente na capital da Áustria, já que Haydn, Mozart, Schubert, Strauss, Beethoven, Brahms, Lizt, Chopin viveram alguns anos aqui. Esse foi um dos motivos que eu queria conhecer Viena e descobrir por quê atraiu tantos compositores. Há alguns museus, como Mozarthaus, que tentam mostrar como era a casa dos compositores. Você também verá muitos estudantes tocando violino na rua em troca de moedas.
O Festival de Viena acontece em maio e é um dos eventos mais importantes da música clássica mundial.
obrigada pela companhia seus lindos!
Gostaram das dicas de Viena?? Assistam o vídeo!
Salve no pinterest
Veja também: