O Reichstag, o parlamento alemão, é um dos lugares que você deve conhecer quando for a Berlim! Veja algumas dicas para visitar o Reichstag, um dos prédios mais icônicos da Alemanha.
Como visitar o Reichstag
Como visitar o Reichstag ou Bundestag
O Parlamento alemão oferece 3 tours diferentes:
- explicação de 45 min na galeria de visitantes sob a câmara do plenário e visita a Cúpula;
- visita guiada de 90 min e cúpula;
- somente cúpula com audioguide no idioma que desejar, 20 min.
Existe tours em português, porém é necessário ter no mínimo 10 pessoas inscritas. Qualquer tipo de tour precisa ser agendado com antecedência através deste link em até dois meses. O primeiro horário de visita é 8h e o último às 22h.
Só seguir as instruções e escolher a data. Caso esteja tudo esgotado, você pode tentar a sorte no dia (e enfrentar alguma fila) ou fazer uma reserva no restaurante do Parlamento, o Käfer. Aí você manda seu nome e número do passaporte, pois é um controle normal do prédio.
Após receber o email de confirmação de visita ao Reichstag ou do restaurante, imprima e leva com você junto com o passaporte uns 15 min antes da data marcada. Lembre-se que os alemães são muito pontuais.
Como chegar no Reichstag
Como o Reichstag fica entre a Hauptbahnhof (estação central) e o Portão de Brandenburgo; fica fácil ir de trem! Qualquer um que passe nessas duas estações tá valendo, como o S1,S2, S5,S7.
De metrô é ainda mais fácil pois tem uma estação própria para o Reichstag na linha U55.
História do Reichstag
O Reichstag é onde ocorre toda a politicagem do parlamento alemão e onde vários fatos históricos aconteceram, mudando definitivamente o curso do mundo! Mas antes de ler as dicas de como visitar o Reichstag, vamos às tretas históricas!
Senta que lá vem história!
Construção do Reichstag
Decidiram construir o Reichstag logo após a unificação da Alemanha em 1871, porém no local escolhido havia um palácio chamado Raczyński. A negociação durou um tempo de DEZ ANOS, uns fliparam a mesa não queriam mais, o Otto von Bismarck ( aquele da oitava série, que você tanto leu e não lembra mais o que ele fez) e Wilhem I (primeiro imperador) deram uma forcinha aí e compraram o terreno. Expulsaram os ex inquilinos e demoliram o palácio. Abriram um concurso para arquitetos, o projeto vencedor foi construído para o desgosto de alguns.
Incêndio
Em 1933 o prédio ardeu em chamas do inferno. A polícia culpou Marinus van der Lubbe, um comunista que talvez não tivesse nada a ver com a história, ninguém sabe. Daí os nazistas usaram o fogo como prova que os comunistas iam dominar o mundo e Hitler aboliu alguns direitos da constituição pra proteger o sistema. Como o prédio ficou parcialmente destruído, não o utilizaram para reuniões parlamentares.
A principal sala de reuniões foi usada para apresentações e propaganda e durante a Segunda Guerra Mundial para decisões militares ultra secretas. Os russos invadiram o Reichstag em 1945, para tirar umas fotos massas e provar que tomaram o país.
Reconstrução
Quase totalmente em ruínas, os alemães decidiram restaurar o prédio. Outro concurso foi feito e o vencedor Paul Baumgarten, retirou toda a parafernália clássica (monumentos, estátuas, decorações) em três anos (1961–1964), deixando um ar mais clean e moderno no Reichstag.
Reunificação
A Alemanha se tornou uma novamente em 1989 com a queda do muro em Berlin. Aí fizeram outro concurso (má já gostam de concurso hein) e o vencedor fez algumas modificações, deixou umas pichações e marcas de bala remanescentes dos russos nas paredes e fez outros adendos. Em 1999 a reconstrução foi concluída.
Traduções nada esteriotipadas: “Hitler kaputt, vodka,vodka!!! eu amo a natasha”
Na real são três russos que escreveram o nome e a data.
Como é a visita guiada ao Reichstag
Enfim, agora vamos dar um rolê no parlamento alemão. Como eu estudava alemão no Goethe Institut, fui com a própria escola. Fomos recebidos pela guia que só falava em alemão e muuito rápido ahueahe mas deu pra entender bastante coisa.
Começamos pelo porão, onde há uma espécie de instalação do artista Christian Boltanski. Cada caixa possui nome e ano e representa cada pessoa eleita democraticamente, incluindo Hitler. No entanto, uma caixa não possui nomes, seria como ela simplesmente não existisse. Ela representa os anos durante a Segunda Guerra quando ninguém foi eleito democraticamente.
A águia gigantesca de alumínio decora o salão principal e é o símbolo da Alemanha.
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest!
Se este post sobre dicas para visitar o Reichstag te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Leia também: