O Metrô em Berlim é realmente fantástico, rápido e eficiente. Enquanto estive lá nunca atrasou (mas sei que dá problema no inverno pois congela as portas hauehae). Maaas sabia que uma das estações é apelida de estação do Hitler por contém pedaços do ~palácio do Führer~? Olha só que bizarro!
Veja como funciona o transporte público em Berlim
Metrô em Berlim: a estação de Hitler
Tem muitas fotos antigas da Chancelaria nessa pasta do Pinterest
O prédio foi gravemente danificado durante a batalha em Berlim (abril de 1945) e logo depois demolido pelas forças soviéticas. Um projeto megalomaníaco e mega caro (um bilhão de euros hoje) que virou pó…será?
Alguns alegam que os russos usaram o mármore vermelho restante das paredes do prédio para construir o memorial de guerra em Treptower Park. Mas é possível encontrar resquícios do palácio de Hitler em lugares menos prováveis, como a estação de metrô Mohrenstraße na linha U2 em Berlim (na foto não ficou tão vermelho assim porque minha câmera era uma porcaria).
As pedras vermelhas decoram as paredes e as colunas da estação, à apenas alguns metros de onde ficava a Reichskanzlei. Talvez Hitler caminhou sobre elas…ou não.
>> Veja mais história da Segunda Guerra em Berlim no post BERLIM: VISITANDO O REICHSTAG e MEMORIAL DE CONCRETO AOS JUDEUS ASSASSINADOS DA EUROPA.
Se você quer saber mais sobre as estações de metrô em Berlim, sugiro ler este post do Quarto de Viagem!
Gostou do post Metrô em Berlim: a estação de Hitler? Comente!
Um lugar que vale muuuito a pena visitar é o Ninho da Águia, Kehlsteinhaus, uma casa nas montanhas do Hitler! Fica perto da Áustria, li as dicas lá no Ligado em Viagem!
leia também: