Quando fui para a Alemanha em 2011 fiz o programa aula de alemão + estágio na Alemanha conhecido como Deutsch und Berufspraktikum no Goethe Institut. Esse programa só está disponível em Schwäbisch Hall, uma cidadezinha super acolhedora e linda perto de Stuttgart.
Muito amor <3 Foto: Kiratour
Estágio na Alemanha pelo Goethe Institut
“Mas Angie, por que você não fez intercâmbio da faculdade?” Por 3 razões:
1- Não tinha um programa Ciências sem Fronteiras tão aberto, fácil e divulgado.
2- Não aguentava mais a faculdade e não via a hora de terminar. Tava de saco cheio (não sei como tem gente que suporta mais de 4 anos, fala a verdade)
3- Minha família sabia que não ia voltar se fosse estudar lá.
Aí esse programa veio bem a calhar, já que queria ficar apenas 3 meses, melhorar o meu alemão e acrescentar algo no currículo. Aí apresentei o TCC e viajei.
Meu estágio na Alemanha durou pouco tempo, em torno de duas semanas em cada empresa, e foi gratificante, porque consegui me comunicar e ainda surpreendi a alemãozada! Certeza que conseguiria um emprego lá se não tivesse que voltar pra fazer a colação da faculdade ;.; Escolhi um estágio em design de produto e outro em gráfico.
A primeira empresa é a KLAFS, fabricante de saunas phynas. Sabe aquelas saunas de madeira com gente linda e toalhas estrategicamente posicionadas?
Essa mesma. Produzem saunas personalizadas e os modelos pré fabricados são exportados para vários países e instalados em navios e até em mansões lá na Arábia Saudita (e ainda vendem uma “câmara de neve” pra dar aquele gelo depois da sauna..porque afinal, lá nem faz calor né).
Fotos:KLAFS
A empresa ganhou altos prêmios de design, como RedDot Awards, German Design Awards, IF Product Design e Plus X Award.
É interessante como os alemães são abertos quando você quer aprender mais sobre qualquer coisa. E estágio na Alemanha não é brincadeira! Me levaram para conhecer a linha de produção, vi as máquinas supremas que lixam, cortam e dão acabamento na madeira, vi um construção em uma cidade próxima com um dos chefes (e corri a uns 240 km/h na Autobahn, quase enfartei), me explicaram horrores sobre o funcionamento das saunas (tentei entender) e materiais e ainda ganhei umas madeiras de amostra (nada de mais, só algumas nórdicas lindas de morrer).
Meu segundo estágio foi no estúdio HölzerDesign. Já no primeiro dia de estágio sai com a minha chefe para tomar cerveja GRÁTIS na praça.
Bera boa, de graça e à vontade??? Melhor estágio ever!!!!11onze
A cervejaria local patrocina o time de futebol americano Unicorns, o qual ganhou a Copa Sul da Alemanha. Então a fabricante decidiu distribuir cerveja pra galera. Que gesto mais bondoso, altruísta e nobre. Só cobraram a Bratwurst no pão (1 euro)
Gente olha que miúdos os jogadores! Deve ser quebra quebra esse jogo. Só fui embora quando retiraram as tendas de cerveja.
E as duas semanas seguintes foram super puxadas, acho que nunca trabalhei tantas horas, porém sempre tinha cerveja e doritos, então foi tranquilo. Pintei parede, furei o chão, reclamei com a gráfica, comprei o tecido errado….só faltou dirigir (fiquei meio cabrera, vai que faço uma barberagem).
Fizemos uma exposição que participou de um evento na cidade chamado Nach(t)spielzeit der Haller Kunstnacht. Todo lugar havia alguma coisa relacionada à arte e cultura e o nosso tema foi “Travalínguas Schnabelzüngler”, em alemão e em português, e mostrava contraste e interatividade. Foi super engraçado ouvir a galera tentando pronunciar “Farinha fofa faz muita fofoca feia” e pra mim o pior foi “Zwischen zwei Zwetschgenzweigen sitzen zwei zwitschernde Schwalben” (boa sorte aí pra ler).
Letras flutuantes!
Uma ideia do projeto.
Essa exposição ganhou o prêmio de melhor apresentação no Face to Face 11 Germany meets Portugal em Ludwigsburg Alemanha (mazá).
Amei esse estágio, porque me senti como parte importante em cada projeto (até numa reunião do Departamento de Economia Criativa e Cultural do Governo) e a “minha boss” me considera da família, me levou em duas exposições/prêmios fora da cidade (até me emprestava o carro se quisesse fazer uma viagem por conta própria), jantei na casa deles, fui buscar o marido dela no trabalho, tomamos muita cerveja, recebi o filho dela em Curitiba um tempo depois…ih, a lista é grande! Depois que você ganha confiança, pode ter certeza que os alemães te consideram parceiro, amigo do peito!
Quais as vantagens de fazer o curso Deutsch und Berufspraktikum?
1- Você escolhe a área que quer atuar: design, engenharia, medicina…pode até fazer pão!
2- Te ajudam com CV, simulam entrevistas e todo o pacote.
3- Acompanhamento do estágio com outros alunos no bar.
4- Certificado
5- Reembolso da passagem do ônibus
6- É um estágio na ALEMANHA gnt!!!
Desvantagens:
1- Com esse euro alto…
Lá em 2011 era outra história.
2- Estar no nível B2 de alemão
3- E precisa escrever um relatório super detalhado sobre o estágio u.u
Fora isso, super recomendo!!
Gostou desse post sobre estágio na Alemanha?? Comente!
Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB
Leia também: