Dresden é uma cidade bem charmosa perto de Berlim e conta com diversos prédios antigos e bonitos, porém a maioria foi reconstruída após a Segunda Guerra. É uma das cidades que mais atrai os turistas asiáticos na Alemanha (além da Rothenburg ob der Tauber) e nós geralmente nem botamos no roteiro, vou fazer você mudar de ideia, olha só o que tá perdendo! Não esquece de assistir o vídeo em Dresden!
Roteiro em Dresden
Nascimento e destruição de Dresden
Dresden possui vestígios arqueológicos de 7 mil atrás, porém a cidade em si foi fundada em 1173, um marco no Sacro Império Romano-Germânico. Toda essta ostentação foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, pois era cidade estratégica dos nazistas (tanto pela posição como comunicação). Mais de 1300 bombas foram lançadas na cidade, mais de 25 mil mortes e destruição por todo lado.
O que fazer em Dresden
Dá pra conhecer quase tudo a pé saindo da estação de trem de Dresden e dois dias são mais que suficientes. O rio Elba corta a cidade em duas partes e basicamente você ficará de um lado.
Altstadt
A cidade antiga é uma graça, cheia de predinhos coloridos, detalhes barrocos, ruas de pedras, igrejas e cafés. Vale a pena se perder por ali, nem olhe o mapa haueha
Os jardins do Zwinger
Igrejas de Dresden
Frauenkirche
A Frauenkirche fica na Neumarktplatz, possui uma cúpula gigante e um órgão mega maravilhoso no seu interior. Ela foi totalmente destruída na guerra e só foi reconstruída nos anos 2000 com ajuda do ganhador do prêmio Nobel Günter Blobel (que também ajudou na construção da Sinagoga).
Essa igreja é luterana e na frente tem uma estátua do Martinho Lutero, o fundador. Várias pessoas deixam flores ali. Nessa região tem vários restaurantes e cafés lindos como o Kurfürstenschänke. Nós comemos num mais afastado, o Freiberger Schankhaus onde 500 ml de bera custava 2,99!
Kreuzkirche
A Kreuzkirche, a igreja da cruz, é a mais antiga da cidade lá do século 12 e a maior da Saxônia. Fica pertinho da Altmarkt, onde é realizada a famosa Feira de Natal de Dresden e a mais antiga da Alemanha chamada de Striezelmarkt. Aqui perto de alguns restaurantes com cardápio mais internacional, desde churrasco a comida tailandesa. Foto abaixdo da Wikipedia
Fürstenzug
Um mural gigantesco de 101 metros de comprimento com mais de 24 mil azulejos e que conta a história dos príncipes e reis que reinaram na região. São mais de mil anos de história ali! E sim, esse mural sobreviveu às bombas!
Semperoper
A vista incrível do rio Elba
Brühlsche Terrasse oferece uma vista incrível e romântica do rio Elba. É um ótimo lugar para passear ou sobreviver a primeira nevasca como foi o nosso caso ahueahe Ainda bem que fui preparada para o frio! Veja o guia ROUPA DE INVERNO NA EUROPA: ONDE COMPRAR E DICAS
Embaixo dela fica a Fortaleza de Dresden, um complexo de muros em círculos rodeados por fossos de água são as estruturas renascentistas mais antigas da cidade. Aqui fica o portão mais antigo da cidade e original, as relíquias dos sistemas de defesa medievais, a ponte da cidade velha, o pequeno bastião e as casamatas.
Großer Garten
Se tiver tempo, vale a pena visitar a fábrica da Volkswagen que fica nessa região! O edifício é lindo e quase todo revestido de vidro! Tem tous guiados a cada 75 min. Eu já visitei o museu da Porsche e o museu da Mercedes Benz em Stuttgart.
Neustadt
A Neustadt é a cidade nova, alternativa com vários bares que fabricam a própria cerveja. Também recomendo uma volta na Kunsthofpassage onde há vários prédios diferentes e temáticos (Hof dos elementos, dos animais, das luzes….). Vai da Haus Görlitzer Straße 25 até Alaunstraße.
Compras em Dresden
Pertinho da estação de trem tem muitas lojas e galerias de tudo quanto é jeito, das baratas até as mais caras!
Onde se hospedar em Dresden
Como dá pra fazer tudo a pé em Dresden, fica super fácil de achar hospedagem! Veja aqui uma lista de hotéis.
A Neustadt é a região perfeita para quem quer ficar no bar até tarde, tem mais coisas alternativas e galera!!
A Altstadt é ótima para quem quer ver os prédios antigos, mais tranquilo e onde ficam as cadeias de hoteis mais conhecidas como Ibis e Hilton (olha o toldo dele nesta foto pertinho do mural).
Como chegar em Dresden
Dresden fica a 2 horinhas de Berlim e é a única parada de busão de quem vai até Praga! Dá pra chegar cedinho e ver o centro da cidade e ir embora à noite pois há várias conexões. Agora se você quer aproveitar mais da cidade e está no verão, durma um dia na city!
Salve no seu pinterest
Dá play no vídeo!
Visite também no norte da Alemanha