Berlim é incrível e nada melhor do que conhecer a região em volta dela né! Neste vídeo falo de bate e volta de Berlim: dois lugares super pertinho a menos de uma hora da capital da Alemanha…conheça Potsdam e Wannsee! Assista o vídeo!
Pertinho de Berlim: Potsdam e Wannsee
Esses dois lugares são acessíveis com apenas o S-Bahn (aquele transporte com o S em branco sob o círculo em verde), sendo que Wannsee fica na zona B e Potsdam na zona C. Nesse caso, você pode comprar o ticket diário ABC (Tageskarte) ou se estiver com o Ticket diário AB é só comprar 2 adicionais C no valor de 1,70 euros. Não esqueça que é necessário validar o seu ticket nas maquininhas!!!
Você pode pegar o S7 ou S1, porém com o S1 é necessário descer na estação de Wannsee e trocar novamente.
Ainda tem dúvidas? Veja como funciona o transporte público em Berlim
O que fazer em Potsdam e palácios
Potsdam possui diversos palácios e jardins considerados patrimônios da UNESCO e vááários rivalizam com Versailles na França! O mais famoso é o Schloss Sanssouci, um palácio de verão de Frederico o Grande.
Este palácio é pequeno se for comparado aos “castelos normais” pois não seria usado para receber a corte nem para grandes banquetes. Servia apenas para que Frederico passasse seus dias de verão ouvindo ou fazendo música, lendo e recebendo alguns amigos (além de fugir da esposa que ficava em Charlottenburg em Berlim). Confira no vídeo abaixo
Sanssouci significa “sem preocupações”. O palácio possui diversas salas, a maioria com detalhes em ouro em rococó, sedas importadas e locais, esculturas e pinturas. O complexo do Sanssouci agrega também jardins e fontes, Chinesisches Haus, Neues Palais e até um Moinho de Vento.
A entrada custa 12 euros e há limites por horário, então assim que chegar já compre o seu ingresso. Só é permitido fotografar pagando um adicional de 3 euros e para uso próprio. A entrada inclui audioguia que funciona por sala.
O lindo lago de Wannsee
Mas dá pra visitar Wannsee mesmo fora do verão, pois o lugar é liiindo! Nós pegamos um dia nublado com alguns raios de sol tímidos e quem deu a cor ao lugar foi o outono! cores maravilhosas ao redor do lago e nas ruas.
Decidimos ir caminhando e vimos muitas casinhas charmosas e coloridas.
Nosso destino final era a Konferenz Haus, a famosa casa da conferência, onde foi realizada uma reunião de nazistas em 1942 para decidir o destino dos judeus. Hoje o lugar é um museu e vários detalhes do período pós e durante a Segunda Guerra Mundial estão expostos, desde quem estava na reunião às famílias e sobreviventes. Tudo está em alemão e inglês e não é cobrado ingresso, mas você pode colaborar com algumas moedas. Leia mais sobre a história deste no lugar no blog Viajar entre Viagens.
Se tiver mais tempo, pode visitar a Pfauleninsel acessível somente de ferry. A flora lá é protegida e você também verá alguns pavões. Há restaurantes na ilha.
Gostou desse bate e volta de Berlim? Comente!
leia também
CASA NA ALEMANHA: O QUE TEM DE DIFERENTE?
10 LUGARES LEGAIS GRÁTIS EM BERLIM
12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA
25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ALEMANHA