As companhias aéreas low cost na Ásia são ótimas, com preços bem acessíveis e de qualidade muito boa. Durante o meu mochilão de 50 dias na Ásia, viajei com três companhias aéreas low cost diferentes: AirAsia, JetStar e Malaysian Airlines! Neste post vou contar algumas dicas de viagem no Sudeste Asiático e listar algumas companhias low cost na Ásia.
Dicas para voar com companhias low cost na Ásia
Antes de comprar a sua passagem low cost na Ásia
Lembre-se de marcar a opção de mala quando estiver viajando, pois o preço normal só permite bagagem de mão de 7 kg. Aí fica o segredo de economizar ainda mais! Travel light!! Veja as dicas de como arrumar a sua mochila. Eu despachei um mochilão que ficou entre 10 a 12 kg e uma mochila menor junto comigo dentro do avião. Também é importante conferir se cobram ou não fazer o check in no balcão para não ser surpreendido! Foto: Vietnam Airlines
Não servem nenhum tipo de lanche grátis no avião, todos são pagos. Então para economizar, leve uma marmitinha e termine antes de desembarcar, pois alguns países são bem restritos a entrada de alimentos.
Por incrível que pareça, vários voos foram DIMINUINDO o preço conforme a data desejada ia chegando. É o inverso daqui! As vezes as passagens de última hora são mais baratas para encher o avião WTF ASIA! Maaas lembre-se que isso varia conforme a temporada e época de chuvas (junho a outubro). Algumas passagens pagamos bem caro (só percebi isso ao visualizar minhas passagens antigas e escrever este post) depende muito da companhia aérea low cost na Ásia.
Compare meio de transporte
É importante olhar nos sites das companhias aéreas para ver o preço e comparar com os outros tipos de transporte. Aconteceu comigo: íamos de trem de Danang para Ho CHi Minh City no Vietnã e o trem nunca chegou pois estava tudo alagado. Aí pesquisamos na internet e o preço do trem estava o mesmo valor do avião (50 USD) só que muuuuito mais rápido né! Sem falar que alguns trechos são feitos por empresas bizarras que usam ônibus antigos, cheios de gente, caindo aos pedaços e estradas esburacadas demais (principalmente no Camboja e Laos).
Alguns aeroportos são mais distantes e não são os principais! Verifique como chegar lá antes de efetuar a compra da sua passagem low cost!
Imigração na Ásia nos aeroportos
A imigração nos aeroportos asiáticos é tranquila! Só passei por dois casos: um levava duas garrafas de água para tomar durante a viagem (era voo nacional e não podia) e a outra que estava levando um repelente (mesmo para despachar não deixaram). Os oficiais da imigração foram educados e sérios, principalmente no Vietnã, onde o visto é mais chatinho de conseguir (veja como tirar o visto para o Vietnã).
Veja como foi a minha conexão Changi e aeroporto em Kuala Lumpur.
Lista de companhias low cost da Ásia
As empresas listadas abaixo são as mais comuns da Ásia, existem outras claro!
1 – Air Asia
Atua na Oceania e Ásia e faz conexões no Oriente Médio (Arábia Saudita e Irã). Site muito fácil para comprar as passagens com opções de multi city, refeições e mais espaço. Foi eleita a melhor low cost do mundo.
2 – JetStar
Faz voos internos na Nova Zelândia e Austrália, além de voos em toda a Ásia e conexão em Honolulu nos EUA. Usei para ir até Queenstown na NZ e de lá para Cingapura. Achei mais ou menos.
5 – Lion Air
Companhia low cost da Indonésia que faz voos entre as ilhas do país e outros lugares da Ásia, assim como Austrália.
4 – Malaysian Airlines
A qualidade da principal companhia low cost da Malásia é impressionante. Gostei muito do atendimento e do interior da aeronave. Uma pena que teve dois acidentes no mesmo ano 🙁 Possui voos em todos os continentes, exceto África.
5 – Nok Air
Companhia low ost tailandesa que voa para outros países da Ásia.
6 – Orient Thai
Possui poucos voos na Tailândia, China e Hong Kong.
7 – Tiger Air
Voos em toda a Ásia e Austrália.
8 – Vietnam Airlines
Voos internos e do Vietnã para Europa, América do Norte e Austrália
Salve esta imagem no seu Pinterest para não esquecer e conheça os meus painéis de viagem!
GASTOS NA TAILÂNDIA: QUANTO CUSTA 14 DIAS DE VIAGEM?
DICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA: RELATO DE UM INTERCÂMBIO
5 MOTIVOS PARA VISITAR O SUDESTE ASIÁTICO