Serra Gaúcha não é só Gramado e Canela não, tem muuuita coisa linda nas cidades próximas, como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi! Neste vídeo mostro um roteiro na Serra Gaúcha com alguns pontos legais dessas cidades como a sede da Tramontina, vinícola Chandon e a Rota Caminhos de Pedra!
Roteiro na Serra Gaúcha: a pequena Itália!
Este roteiro na Serra Gaúcha pode ser feito em um dia de carro, pois as cidades são muito próximas e são passeios curtos.
Carlos Barbosa
Esta pequena cidade fica a 107 km de Gramado e é chamada de “Terra da Faca, do Queijo e do Futsal”. A maioria dos imigrantes são italianos da região do Vêneto e da Lombardia.
Loja da Tramontina
A faca no slogan de Carlos Barbosa é devido a Tramontina! A fabricante de facas, panelas, talheres, ferramentas e muito mais fica nesta cidade, Aqui você enxerga os galpões gigantes da empresa ao longo da BR 470 dos dois lados já na entrada da cidade.
A loja é gigantesca e muito bonita e tem de tudo! Uma coisa mais linda que a outra. Porém aconselho a procurar a seção com desconto e ver as novidades, pois alguns itens são mais baratos na internet (a fábrica não quer concorrência com quem revende o produto né!)
Fetina de Formaio
Do outro lado da Tramontina fica uma loja de produtos artesanais e coloniais chamada Fetina de Formaio. Já na entrada nos deparamos com esse casal maluco e muito divertido aheuhae
Aqui vendem queijos e salames fabricados por eles mesmos, geleias, vinhos, grapas e vários itens deliciosos. Você pode degustar queijos diferente enquanto ri muito das piadas deste cara aqui aheuahe é daí que vem o queijo do slogan!
Morro da Cruz
Uma das vistas mais legais da cidade! Um ótimo lugar para tomar uma cerveja enquanto aprecia o por do sol!
Garibaldi
Garibaldi é a próxima parada deste post o que fazer na Serra Gaúcha! A capital do espumante fica bem pertinho de Carlos Barbosa.
Chandon
Aqui fica a sede da Chandon fundada em 1973, onde vinhos espumantes naturais são fabricados e possuem o mesmo padrão de alta qualidade da Maison Moët & Chandon na França. Já na entrada é possível ver as videiras de Chardonnay e Pinot Noir plantadas no sistema espaldeira (verticais). 30% das uvas utilizadas na produção provém de vinhedos próprios e o restante de associados da região.
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é a capital brasileira da uva e do vinho e também um dos maiores polos moveleiros do Brasil. Uma cidade linda que não deve ficar de fora do seu roteiro na Serra Gaúcha. Se você vai passar mais tempo na cidade, leia os posts BENTO GONÇALVES ALÉM DA POLENTA e UMA TARDE ENSOLARADA NO JARDIM LEOPOLDINA.
Rota Caminhos de Pedra
Um dos roteiros mais visitados é a Rota Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, onde estão várias casas antigas de pedra dos primeiros imigrantes italianos a colonizar a região. Essas casas fazem parte do patrimônio histórico e cultural gaúcho. Veja mais informações no post dedicado à rota completa dos Caminhos de Pedra.
As paradas realizadas no vídeo foram: Restaurante Nona Ludia, Casa da Ovelha, Cantina Strapazzon, Casa da Erva Mate e Casas das Cucas Vitiaceri.
Um dos meus lugares favoritos é a Cantina Strapazzon! A casa é super antiga e é quase toda original (exceto algumas adições de segurança). O tour custa R$10 por pessoa e pode ser feito a qualquer hora do dia, dura meia hora, inclui degustações de vinho colonial, grappa, suco de uva, salame, queijo e copa.
Gostou desse roteiro na Serra Gaúcha?
Se este post sobre roteiro na Serra Gaúcha além de Gramado e Canela te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!
Assista o video!
Veja outros posts sobre o Rio Grande do Sul: