A Pedra do Telégrafo no Rio de Janeiro é famosa nas redes sociais pela vista magnífica e pela diversão de enganar os amigos e a família com a ilusão de ótica… Isso porque dependendo do ângulo em que a foto for tirada, parece que a pessoa está pendurada na rocha e vai cair a qualquer momento.
No entanto, a Pedra do Telégrafo não fica tão pertinho, ela está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro no Parque Estadual da Pedra Branca na Barra de Guaratiba. Até lá é uma viagem de uma hora e pouco. Recomendo ser adicionada em um roteiro de viagem de 4 dias no Rio, assim você aproveita o básico e também o lado aventureiro.
Na real, essa pedra que a gente vê nas fotos se chama Pedra da Bigorna, devido ao seu formato. A Pedra do Telégrafo é o cume do Morro de Guaratiba e tem esse nome devido às instalações militares que existiam lá e serviram de apoio para observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial. Caso você não saiba, a Alemanha nazista bombardeou 36 navios mercantes brasileiros e enviou 25 submarinos para vigiar a nossa costa. Na Super há uma matéria interessante sobre isso.
Neste artigo dou várias dicas para visitar a Pedra do Telégrafo e também mostro todos os detalhes no vídeo no canal do Apure Guria:
- Qual a altura da Pedra do Telégrafo
- Quando subir a Pedra do Telégrafo
- Como chegar na Pedra do Telégrafo: carro, bus e mototáxi
- Como é a trilha
- O que levar para a Trilha
- Lugares para visitar na Barra de Guaratiba
Dicas para visitar a Pedra do Telégrafo RJ
Qual a altura da Pedra do Telégrafo?
A Pedra do Telégrafo está a 354 m de altitude e possui uma vista incrível para diversas praias como Grumari, Funda, Praia do Meio, além de ser possível ver Recreio, Barra da Tijuca e Pedra da Gávea.
A Pedra do Telégrafo foi usada para observar submarinos durante a Segunda Guerra Mundial e fica pertinho da Reserva do Marambaia, uma região administrada pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro. Suas praias têm acesso restrito por ser área militar.
Quando subir a Pedra do Telégrafo?
Como é um ponto super badalado, recomendo ir bem cedo e durante a semana para evitar filas e conseguir estacionar. A trilha fica lotada nos fins de semana e forma fila para tirar foto na Pedra do Telégrafo. Ou seja: você vai ficar no solão do RJ de uma a duas horas dependendo do horário.
Do meio dia até umas 14h todo o local fica bem iluminado, principalmente as praias lá embaixo. Depois disso elas vão ficando na sombra.
Nós fomos numa segunda feira e chegamos na pedra por volta das 11h e tinha umas 3 pessoas na fila apenas.
Fique atento à previsão do tempo para subir a Pedra, principalmente no verão. Os dias são muito bonitos nessa época, porém há chuvas torrenciais que podem te pegar de surpresa, sem falar que podem prejudicar o acesso à trilha.
Você pode ficar até mais tarde para ver o por do sol, só tenha certeza que tem uma lanterna para te guiar no caminho da volta. Veja 7 lugares para ver o por do sol no Rio de Janeiro.
Como chegar na Pedra do Telégrafo?
Nós visitamos a Pedra do Telégrafo a convite da Rio Day Tours, uma agência carioca que faz diversos passeios na cidade e também para Arraial do Cabo e Ilha Grande. A Dayana e o Sérgio são bem queridos, divertidos, organizados e fazem tudo com carinho! Nos buscaram no hotel, nos deram um lanchinho no carro até o caminho e ganhamos água e suco.
A trilha é sinalizada e pode ser feita sem guia, porém para mais segurança, conforto e despreocupação, sugiro ir com alguém de confiança! Fale com a galera do Rio Day Tours pelo Whatsapp (+55)21972939657 ou instagram.
Como ir de carro até a Pedra do Telégrafo
A melhor forma é colocar o trajeto no Google Maps vindo pela Aventida das Américas, passando pelo Recreio dos Bandeirantes até chegar em Barra de Guaratiba pela Estrada Roberto Burle Marx. No final dela você sobe á esquerda numas ruas pequenas até encontrar um estacionamento pago. Aí deixa o carro e sobe a pé (veja no mapinha logo abaixo).
De ônibus
Para quem não vai de excursão ou de carro, a outra opção é ir até a Barra da Tijuca no terminal Alvorada, pegar o BRT 25 em direção a Mato Alto e descer na estação Ilha de Guaratiba. Aí você precisa atravessar o trevo, pegar o ônibus 867 até Barra de Guaratiba e descer depois do quartel do exército (o ponto final).
O Trajeto até o início da Pedra do Telégrafo vai demorar bastante de bus, então saia tipo umas 8h para chegar lá as 12h.
Mototáxi
Quando estava no estacionamento, vi muita gente subindo de moto até o início da trilha. Há vários na praia de Guaratiba e o preço do ponto de ônibus até aqui sai R$10. É vantagem pegar pois já mata a parte mais íngreme da trilha.
Como é a trilha Pedra do Telégrafo
A trilha para a Pedra do Telegrafo começa logo após a igreja amarela Nossa Senhora das Dores (para quem veio de bus), depois de um bequinho na escadaria e aí é só seguir as setas amarelas. Já para quem está de carro, o estacionamento fica um pouco abaixo e já corta uma boa parte íngreme da trilha.
Um pouco mais acima você vê um resto de um buggy indicando o caminho da trilha e logo encontrará uma cerca que impede a passagem de veículos e de animais.
A trilha para a Pedra do Telégrafo não é muito complicada, possui uma extensão de 2 km e dura em torno de 40 minutos num ritmo normal. Ela tem alguns trechos bem íngremes, mas nada que precise escalar por exemplo. Não há proteção, nem pavimento, então após uma chuva forte, pode ser que a trilha tenha vários buracos. Foi o que aconteceu com a gente, então é necessário ir com cuidado.
Além disso, não recomendo subir a trilha sozinha, já que alguém pode se esconder no mato. Li uns 3 ou 4 relatos de roubo de celular, então é melhor se prevenir né. Durante a subida eu não vi nada de estranho, mas fomos num grupo de 5 pessoas e durante a semana.
Durante a subida você verá várias plaquinhas indicando a direção da Pedra e de outras praias e encontrará um mirante muito bonito para a Restinga do Marambaia.
Quando você chegar ao topo verá mais uma trilhazinha pequena com uma leve descida, é ali a Pedra da Bigorna (ou Pedra do Telégrafo já que é o nome mais usado). Ela fica a 1,50m do chão. Aí é só subir e fazer a magia da fotografia!
Assista o vídeo para mais dicas da Pedra do Telégrafo
Dicas para tirar a foto na Pedra do Telégrafo
- Primeiro é necessário ter paciência, sentar um pouco mais para trás da pedra e cortar o chão para que dê a impressão de queda.
- Coloque no modo Timelapse, para que a câmera tire várias fotos. É a melhor forma para quem quer a foto pulando, parecendo que está pendurada. Você não vai acertar já na primeira, então tente várias vezes.
- Guie a pessoa a ser fotografada nas poses.
- Tome cuidado ao pular e se pendurar, já que qualquer descuido pode ser tenso, já que não há proteção alguma.
Para quem não manja das fotos, há um fotográfo lá em cima. Você paga R$10 para 3 fotos e pode baixar online no site indicado pela pessoa. Foi o que eu fiz em algumas fotos deste post.
O que levar para a Pedra do Telégrafo
- Vá com roupas confortáveis e leves.
- Vista um tênis ou bota de trilha.
- Leve um boné ou chapéu e óculos de sol.
- Leve água e um lanchinho.
- Passe protetor solar e repelente, há alguns mosquitos na trilha.
- Dinheiro caso queira comprar mais água ou pagar o fotógrafo.
Explorando a Barra de Guaratiba
Você pode voltar um pouco a trilha e descer até a praia do Perigoso ou do Meio.
Já no carro, aproveite para conhecer algumas praias da região como a Praia do Secreto, Prainha ou Praia de Grumari! Também é possível visitar uma praia nudista ao lado de Grumari chamada de Abricó. Fomos ali pertinho, já que as pedras formam uma proteção, havia um quio naviossque e lugar para estacionar.
Caso queira descansar na Barra de Guaratiba, recomendo o Le Relais de Marambaia ou o Banana Leaf Eco Hostel que fica pertinho da entrada da Pedra do Telégrafo e tem uma vista incrível e piscina! Mostrei mais no vídeo!
Aliás, a Barra de Guaratiba é um dos destinos de Bate e volta do Rio de Janeiro recomendados pelo blog Fui Ser Viajante.
Outras atrações
Outra atração legal perto da Pedra do Telégrafo é a Pedra do Pontal! Confira todas as dicas no blog Turisteiro: Pedra do Pontal: como chegar de transporte público.
Também pode dar uma passadinha na Barra da Tijuca, dica do blog Janelas Abertas
Se você continuar viagem para o sul irá passar por Angra dos Reis e Paraty, dois lugares muito explorados no Rio de Janeiro! Confira o que fazer em Paraty no blog Tire a bunda do sofá
Gostou destas dicas para subir a Pedra do Telégrafo?
Salve no Pinterest
Leia mais sobre o Rio de Janeiro
Bondinho Pão de Açúcar: 8 coisas que não te contam!
Rio de Janeiro na chuva: 8 lugares legais
Viagem a Arraial do Cabo: todas as dicas e guia definitivo!