O Bondinho Pão de Açúcar provavelmente é a segunda atração paga mais visitada do Rio de Janeiro, só perde para o Cristo Redentor. O teleférico fica no bairro da Urca, inaugurado em 1912 e conta com uma média de 2500 visitantes por dia.
Neste artigo vou falar sobre curiosidades, valores, como chegar, dicas e o que fazer no Bondinho Pão de Açúcar. Aproveite e assista o vídeo com mais dicas do Rio de Janeiro.
8 curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar
1 – O teleférico possui dois trechos
O Bondinho Pão de Açúcar não vai direto ao Pão. O primeiro sai da base do morro da Babilônia até o Morro da Urca (220m de altura) e depois até o topo do Pão de Açúcar (396m). Nas duas estações há lojas, restaurantes e lanchonetes. O trajeto entre cada uma é rapidinho, em torno de 3 minutos. Dependendo do horário pode ficar meio lotado, cabe 65 pessoas dentro de cada bondinho e sai a cada 20 minutos. Assim, evite visitar entre as 10 e 15h.
A vista dos dois morros são diferentes e você enxerga as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon. Aí vê Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, o Corcovado e Cristo Redentor, Baía da Guanabara e Botafogo. Depois centro e Flamengo, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e a famosa Ponte Rio- Niterói.
O Pão de Açúcar é um dos melhores lugares para assistir o por do sol! Confira mais Veja 7 lugares para ver o por do sol no Rio de Janeiro.
2 – O ingresso é caro
O ingresso para o Bondinho Pão de Açúcar não é barato: custa 150 reais para adultos até a estação Pão de Açúcar. PREÇO ATUALIZADO 2023 Crianças até 5 anos não pagam. Quem nasceu no Rio ou residentes pagam 50%.
Você pode comprar diretamente nas máquinas na bilheteria da estação ou comprar online o ingresso Bondinho aqui (o que eu recomendo se for em alta temporada, feriados ou finais de semana).
Você também pode combinar a visita ao Bondinho Pão de Açúcar e o Cristo Redentor num só tour já com transfer e ingressos incluídos!
Lembre-se que ao comprar online você irá escolher a data que deseja visitar (se possível dê uma olhada na previsão do tempo) e pagará uma taxinha. Leve seu ingresso impresso e também um documento com foto do titular da compra. Se comprou meia, leve a carteira de estudante, idoso, o que for. Você deverá usar o mesmo bilhete em todas as estações.
3 – Você pode ir de graça de duas formas
Existe uma trilha gratuita que começa na Pista Claudio Coutinho e vai até o Morro da Urca. A paisagem é bem demarcada, de nível fácil (crianças podem subir tranquilamente), demora uns 40 minutos e não é perigosa. Daqui você pode comprar o trecho Bondinho Pão de Açúcar (R$39 inteira e 19 meia) e esperar após as 19h30 para VOLTAR DE GRAÇA até a estação do Morro da Babilônia / Praia Vermelha.
A outra é escalando o Pão de Açúcar, bem mais complicado né hahah A escalada em si não sai de graça né, já que você precisa contratar uma empresa especializada para te ajudar nessa empreitada. Há mais de 40 vias de escalada no Pão de Açúcar: vias para iniciantes (quem nunca escalou) e as para quem tem experiência em diferentes graduações: a Via dos Italianos a Coringa, a Chaminé Stop, a Secundo e a Lagartão.
Confira os hotéis bons e baratos no Rio de Janeiro
4 – O Bondinho Pão de Açúcar era motivo de piada
Já na saída da estação do Morro da Urca você irá encontrar dois bondinhos antigos: um funcionou de 1912 a 1972 e o outro de 1972 até 2009. Também verá a estátua de um senhor elegante de chapéu, gravata borboleta e bigode. Ele é Augusto Ferreira Ramos, o engenheiro criador do Bondinho, o visionário que tirou a ideia do papel, convenceu a elite carioca a realizar o seu sonho e esquecer das piadas da época (como “um bondinho até o hospício”).
Esse senhor era viajante e trabalhou em diversos projetos no Brasil como a estradas de ferro elétricas no ES, saneamento em Curitiba, hidrelétrica no Vale do Itapemirim, fábricas de cimento e papel e escreveu sobre cultivo de café.
Do outro lado há mais uma estátua: o engenheiro Cristóvão Leite de Castro que se tornou presidente da companhia em 1962 e fez a troca dos bondinhos antigos para a segunda geração.
5 – Dá pra casar no Bondinho
Na estação do Morro da Urca existe um Anfiteatro com palco e arquibancada para 700 pessoas e que já apareceu em filmes como 007, eventos Dancing Days na década de 70, casamentos, shows e lançamentos de filme como Harry Potter e Relíquias da Morte. Se você tiver muito dinheiro, pode fazer um casamento ali e chegar em alto estilo de helicóptero!!
Ou só realizar um voo panorâmico mesmo, já que há um heliporto. O passeio custa em torno de 400 a 1000 reais dependendo do trajeto.
6 – Há tours guiados no Bondinho Pão de Açúcar
Caso deseje saber mais sobre a história e curiosidades do Bondinho, pode fazer dois tours especiais:
- Tour histórico: visita guiada de 1h30 de toda a a história do bondinho e embarque prioritário nas estações. Saídas todos os dias às 9h, 13h30, 15h30 e 17h30.
- Tour Bastidores: inclui a visita guiada histórica (mais rapidinha) e também um passeio pela casa das máquinas. Acontece durante a semana às 10h30.
7 – Vá de Uber que sai mais “barato”
A estação de metrô mais próxima do Bondinho Pão de Açúcar é a do Botafogo e você pode pegar um busão de integração até o bairro da Urca ou caminhar 25 minutos. Não vale a pena ir de carro pois o estacionamento é caro, há muito movimento e quase não há lugar para estacionar.
Assim, acredito que a forma mais rápida e segura é o Uber, do Botafogo até a praia Vermelha sairá uns 30 reais dependendo o horário.
8 – Existe uma praia na base do Bondinho
A praia Vermelha é excelente para tirar uma fotona para o Instagram (aproveite e me segue lá @apureguria), pois irá aparecer o Pão de Açúcar em destaque e o teleférico. Seguindo as sugestões da Larissa do Blog Vida Cigana, é melhor ir de manhã por causa da luz e a água estará mais clarinha. Como é praia de baía, a tarde fica meio suja devido as embarcações que passam ali perto.
Foi nessa mesma praia durante a Exposição Nacional de 1908 que Augusto Ferreira Ramos imaginou a construção do teleférico.
Gostou das dicas e curiosidades do Bondinho Pão de Açúcar? Confira mais no vídeo abaixo
Salve as dicas do Pinterest
Leia mais sobre o Rio de Janeiro
Rio de Janeiro na chuva: 8 lugares legais
Viagem a Arraial do Cabo: todas as dicas e guia definitivo!
5 dicas para visitar a Ilha do Japonês em Cabo Frio