Você gosta de frio? De descer uma montanha em cima de uma prancha com muita adrenalina? Gosta de ensinar, sociliazar, fala inglês e/ou outras línguas? Então esse trabalho é para você!
Trabalhe e viaje: Instrutor de snowboard
O que faz um Instrutor de snowboard?
Ensina detalhes básicos de snowboard aos visitantes de um resort de inverno, como subir na prancha, manter-se de pé, como cair sem se machucar, como manter o equilíbrio…As aulas são de duas horas por grupo (4-6 pessoas) ou individual e podem durar mais dias conforme o pacote de aulas adquirido pelo aluno.
Leia: 6 Trabalhos que te pagam para viajar, salários e como chegar lá
Aonde?
Em escolas de snowboard e resorts de inverno ao redor do mundo, como:
- Alemanha
- Argentina
- Áustria
- Canadá
- Chile
- Croácia
- Estados Unidos
- França
- Itália
- Japão
- Nova Zelândia
- Suíça
Onde tiver neve pode ter trabalho! Então se é verão no hemisfério norte, trabalhe no inverno no hemisfério sul!
O que precisa para ser um instrutor de snowboard?
Curso de Snowboard level 1 (certificado nacional) e level 2 (certificado internacional) . Muitos resorts e escolas oferecem esse curso, como Cardrona Instructor (NZ), New Zealand Snowsports Alliance, Snowskool (em vários países), BaseCamp (vários países) Non Stop Snow (Canadá e NZ), EA Ski and Snowboard (vários países), European Snowsport (Suíça). Precisa fazer uma application para saber se será aprovado.
Como funciona o curso de instrutor de snowboard?
São 4 a 11 semanas de curso preparatório para a prova final (o de 10 semanas: 4 semanas para iniciantes, 5 intermediário e a última para as provas). Dependendo do valor do curso e da duração, pode estar incluso passes da montanha para todos os dias e hospedagem. E claro que tudo fica mais fácil se você já manja de snowboard.
Custos?
Aqui que pesa o bolso e a consciência. Tenha certeza que você quer isso para um Gap Year ou quer seguir carreira, pois o curso não é barato. Também pode ser uma opção para você imigrar para o país (como Canadá).
- Curso (a partir de USD 6000 para 10 dias de curso)
- Passes para montanha (nos dias que o curso não cobre caso queira praticar)
- Equipamento (pesquise por usados)
- Hospedagem
- Comida
- Visto (estudante ou turismo mesmo).
Tendo o curso…
Como conseguir um trabalho de Snowboard Instructor?
Muitas escolhas já te encaminham ou te indicam para algum resort, se não, é na raça mesmo! Procure por vagas nos sites dos resorts de ski e snowboard ou em sites específicos como Season Workers, Flying Fish Online, Natives e até no ebay da vida.
Nunca se esqueça que NETWORKING é sempre o segredo! Então faça amigos com outros instrutores, ex-alunos..todo mundo!
Quanto ganha um Instrutor de snowboard?
Os salários variam muito! Em Whistler (Canadá) $ 11 a hora, até $1700 mensal no Japão e na Europa 20 a 10 euros a hora em uma escola de ski. Na América do Norte ganha menos por hora, mas sempre tem gorjeta.
Quais as qualificações que eles procuram?
Tendo o curso internacional level 2 reconhecido já fica mais fácil.
Não é impossível se você não tem muita experiência na montanha, o importante é ser esforçado, organizado e eficiente, além de demonstrar atitude positiva e amigável. Claro que você precisa demonstrar segurança em algumas descidas mais tensas e ter um bom físico. As empresas procuram gente de bom humor, que goste de encorajar as pessoas e ver o progresso destas (afinal você vai dar aulas).
Qualquer um pode aprender snowboard!!! woohooo
Estar em um resort é uma ótima forma de encontrar outros trabalhos como guia de ski, recepcionista e etc até conseguir o job de Snowboard Instructor! Também é esperado que você faça um “estágio” na escola para pegar alguma experiência nas horas supervisionadas.
Algumas dicas foram dadas pelo meu amigo Pedro que fez o curso na NZ 🙂
Fotos: Basecamp
Veja também:
COMO SOBREVIVER AO INVERNO NA NOVA ZELÂNDIA
TRABALHAR NA NOVA ZELÂNDIA: VISTOS E EMPREGOS
8 ESTRADAS DA NOVA ZELÂNDIA QUE VOCÊ DEVE CONHECER
VIAJAR DE CARONA: 15 DICAS PARA CONSEGUIR RAPIDINHO
COMO ALUGAR CARRO POR $1 O DIA DURANTE A VIAGEM