Retrospectiva 2018 – O ano que mais viajei!

9
378

Chegou a hora da retrospectiva 2018! Esse ano foi um ano conturbado, dessa vez não teve tantas mudanças para países diferentes, teve algumas tretas que pesaram muito e senti no corpo e na mente. Teve muita coisa boa, visitei vários países diferentes, muitos aviões e ônibus e inúmeras noites mal dormidas em aeroportos ahahha

Nessa Retrospectiva 2018 vou contar os principais acontecimentos de cada mês, viagens e tretas obviamente!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Retrospectiva 2018 Apure Guria

Todas as viagens listadas aqui contém links, assim fica mais fácil caso tenha se interessado por um lugar e quer mais dicas!

A contagem de novos lugares e acontecimentos na Retrospectiva 2018 foram:

  • 10 países novos, completando 37 ao total
  • 65 cidades novas, sendo 52 cidades novas na Europa e 11 no Brasil
  • Inúmeros voos  low cost, trens e muitos ônibus
  • Duas multas de trânsito
  • Um trem “bala”
  • Um voo cancelado e reembolsado

JANEIRO

O Ano Novo mais louco da vida

A retrospectiva 2018 já começa no fervo da virada do ano em Berlim. Quem diria que a cidade se transformaria num caos parecendo a faixa de Gaza: fogos de artifício com mais de 20 minutos de duração feita pelas pessoas, fogos na rua em direção às pessoas e aos carros. Tinha mulher com carrinho de bebê andando na rua, cachorros sem medo de nada (um até me mordeu, sem brincadeira!), táxi desgovernado.. Uma loucura, quem quiser ver assiste lá nos stories do Apure Guria!

Passagens super baratas e tráfico humano

Nesse mês eu iniciei as viagens por Budapeste na Hungria! Uma cidade incrível, linda e bem gelada! Compramos uma passagem por 9 euros pela Ryanair e voltamos de busão.

parlamento iluminado a noite budapest

Aí na mesma semana viajamos para Mallorca, uma ilha da Espanha! Foi absurdo pois nem bem chegamos, vimos a promo de ida e volta por 15 euros já dois dias depois, alugamos um carro e plau! Pegamos um solzinho super aconchegante na ilha, o que nos fez “viver de novo” depois de vários dias nublados de Berlim.


praia secreta mallorca calo des moro

No final do mês viajei para Copenhagen e finalmente conheci um país nórdico. O ônibus atravessou o mar de balsa e foi a primeira vez que vi uma vítima de tráfico humano. A polícia dinarmaquesa parou nosso bus e pediu dos documentos de todo mundo. Aoenas uma mulher da Eritreia não os tinha, estava ao lado de um homem do mesmo país e ela não falava inglês. Depois de muita conversa, prenderam o homem.

A capital da Dinamarca é linda, vários pontos interessantes para visitar e pode ser visitada em 3 dias tranquilamente. Uma pena que o tempo estava tão gelado, ventada e escureceu rapidamente. Maas até andei numa montanha russa no escuro no Parque Tivoli gente, foi super legal!

dicas copenhagen roteiro 3 dias dinamarca

E ainda depois fiz um bate e volta para Dresden!

FEVEREIRO

Onda de frio extremo na Europa

Esse mês é considerado o mais gelado do inverno e dessa vez uma frente fria da Rússia que fez nevar em Roma, Dublin, Londres…menos Berlim aheuahea Fiquei na expectativa e naada de neve branquinha pra se acumular,somente a chuneves: uma nevinha fina com chuva. MAAAAS teve uma semana bem gelada que fez -15ºC e os lagos congelaram, aí pude caminhar pela primeira vez em um…meio tremendo mas foi!

andar no lago congelado berlim

Aproveitei também para explorar Berlim ao máximo e criei dois roteiros:

MARÇO

Encontro de amigos, demissão e Eurotrip com a família

Participei da ITB, uma feira de turismo que acontece todo ano em Berlim e pude conhecer pessoalmente vários blogueiros legais como Monday FeelingsTravel with Pedro e 360 Meridianos, além de alguns gringos. Retrospectiva 2018 começou bem hein!

neve em berlim inverno charlottenburg

Nevou por apenas um dia em Berlim e o Charlottenburg, o parque mais perto da minha casa, ficou todo branquinho e fiz umas loucuras lá hauehaue

Esse mês foi ótimo porque ME DEMITI!!! AEEEE nunca fui tão feliz, me livrei daquele chefe maldito do café! Um marco na Retrospectiva 2018! Aí fui viajar com a família do Jean por um mês inteiro! Era a primeira vez dela na Europa e fizemos:



retrospectiva 2018 apure guria viagem com a familia

E assim vive várias experiencias legais como:

  1. Ver o Papa
  2. visitar o Coliseu em Roma
  3. passear de gôndola em Veneza
  4. abraçar o Mickey na Disneyland Paris
  5. ver os fósseis no Museu de História Natural de Londres

Também passei pelo Eurotunnel, um túnel submerso que liga o Reino Unido à França e viajei de trem “bala” na Itália! E ainda conheci a Patrícia do Guia Brasileira em Roma!

viagem a italia 2018

ABRIL

Tulipas e parentes italianos

Aí conheci os familiares italianos do lado do Jean que moram no Vêneto! Visitei várias lugares pequenos e fofos como Marostica, Lago di Braies, Monte Grappa e Bassano del Grappa. Até joguei bola de neve na sogra!!! Descobri que a Itália é muito parecida com o Brasil <3

familia na italia veneto

Depois “despachei” a sogra em Londres, fiz mais alguns vídeos com a Tina do Londres pra você e fui de busão até a Holanda. Lá encontrei o Jean e meu irmão em Amsterdam, fomos para Haarlem e o maior parque de tulipas da Europa, o Keukenhof!

o que fazer no parque de tulipas keukenhof holanda

Voltei para Berlim e tirei o temido visto americano! Como eu estava legal na Alemanha e o Jean possuia um trabalho fixo, consegui pegar o visto sem problemas. O processo foi realizado em um dia e 4 dias depois recebi o meu passaporte na minha casa.

MAIO

Mochilão no leste europeu

Fiz uma roadtrip com amigos de Berlim (conheci pela @ka_abroad) para Rakotzbrucke e Bastei, dois parques com pedras incríveis na Alemanha. Levamos a primeira multa de carro na Europa estilo Robocop: um feixe de luz vermelha saiu do radar e escaneou o nosso carro! Foi muito louco! Como estávamos a 40km;h, pagamos uma multa pequenininha de 10 euros já que o limite era 30.

bastei bate e volta berlim

ponte do diabo circulo alemanha rakotzbrucke

Fiz um bate e volta no fim de semana para Poznan na Polônia! Uma cidade super charmosa a 3 horas de Berlim e que lembra muito Curitiba!

guia do que fazer em poznan polonia turismo

Em maio finalmente consegui pegar um papel “mais oficial” da minha residência na Alemanha. Seria tipo o “visto” para morar e que eu mostrava sempre toda vez que me perguntavam no aeroporto e vistoria nos ônibus da vida.

Já no dia seguinte parti para uma Press Trip a convite do Turismo Oficial da Bratislava e região na capital da Eslováquia. Eu era a única brasileira e blogueira no meio de várias italianas jornalistas. Tive várias experiências interessantes como:

skywalk bratislava uniforme

Viajei 1 horinha até chegar em Viena, onde encontrei os lindos do blog Vida Cigana e me animaram ainda mais nessa viagem!

vista incrivel de viena schonbrunn vida cigana

Aí parti para Zagreb, capital da Croácia, onde dormi em um hostel cápsula! Uma experiência bem doida dormir fechada. Também viajei para Zadar, onde vi o órgão do mar e conheci uma seguidora croata que fala português!

hostel futurista dormir em capsulas zagreb

JUNHO

Adeus Alemanha e Olá Brasil!

Um dos meus sonhos era conhecer a Eslovênia, um país cheio de florestas, lagos azuis, castelos e muita história! A Eslovênia é considerada o país mais sustentável do mundo! Ficamos 10 dias na Eslovênia explorando o país de cabo a rabo, passando pelas principais cidades como Bled e Liubliana, mas também explorando a região super verde do Parque Triglav como Bovec e o rio Soca.

trilha melhor vista do lago bled eslovenia

Depois disso, passamos rapidinho pela Croácia para visitar o coliseu em Pula e voltamos para Berlim. Arrumamos todas as coisas, entregamos o apartamento e embarcamos para o Brasil com passagem apenas de ida. Mas claro que não poderia ir embora sem perrengues: nosso voo atrasou muitas horas, vi a polícia não fazer nada por uma bolsa roubada, vi as mulheres recuperarem a bolsa na frente da polícia que perseguiu a pessoa errada.

Depois de muito tempo conseguimos chegar em Portugal, onde ganhamos um hotel muito legal em Estoril. Conheci a Ana do blog Um olhar novo e explorei Cascais e região com ela até chegar em Lisboa, onde passei um dia apenas infelizmente.

praia da rainha dicas de cascais portugal

Aí peguei o voo para o Brasil, com certeza um dos eventos mais marcantes da Retrospectiva 2018.

JULHO

Serra gaúcha e o joelho operado

Passei um tempinho com minha família no interior do Paraná e o resto do inverno na Serra Gaúcha, cuidando do Jean que operou o joelho. Foi uma época de trabalho intenso no blog e briga com a TAP para receber a compensação do voo atrasado em Berlim. Ameacei xingar no twitter e deu certo! Veja as dicas aqui Voo cancelado ou atrasado na Europa: o que fazer

Mudei meu corte de cabelo e pintei o cabelo de roxo e verde. Foi nesse mês que contei todas as tretas da Alemanha, tudo o que deu de errado e tirei aquele peso do meu corpo. Foi um alívio ter gravado o vídeo!

AGOSTO

Passei meu aniversário com amigos em União da Vitória, trabalhei muuito no blog.

aniversario apureguria

SETEMBRO

Despedida e Estados Unidos!

Para comemorar o aniversário do Jean, do meu amigo Lucas e o meu novamente, fiz uma roadtrip com amigos para a Serra Gaúcha! Encontrei novamente a linda da Pati lá de Saudade pertinho de Francisco Beltrão no PR, uma guria liiinda que conheci no Instagram, juntamos uma galera e viajamos para Argentina e Uruguai. Visitamos os Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves.

retrospectiva 2018 amigos no caminhos de pedra em bento gonçalves

Me despedi do Jean que embarcou de mudança para a Inglaterra. Voamos no mesmo dia, porém para destinos diferentes. Meu voo era para Miami!
Como era época do primeiro turno das Eleições no Brasil, o dólar disparou horrores, chegando a R$4,20! Eu não previ essa treta e paguei alguns dólares mais caros, porém fui salva por outras estrátegias! Veja como viajar com dólar ou euro caros!

casa salva vidas em miami beach amarelo e azul

OUTUBRO

Equipamentos e amigos novos e concursos

Como eu havia tirado o visto americano, aproveitei uma promoção muito boa da Delta Airlines e fui para os Estados Unidos pela primeira vez. Visitei os principais pontos turísticos de Miami, fiquei num hostel muito legal e depois viajei para Nova York.

estatua da liberdade havan nova york

Me apaixonei por NYC, fiz várias coisas num dia só, andei mais de 18km por dia. Visitei os principais observatórios para ver Nova York de cima e fiz um guia de lugares incríveis em NYC para tirar foto!

Coisa de louco, mas foi tudo documentado nos vídeos que estão recheado de dicas! Também fiz amizade com uma britânica tatuadora que mora em Honduras, super gente fina e que deixou a minha viagem mais legal. Na volta dei uma paradinha em Atlanta.

como visitar o urso da coca cola em atlanta

Também renovei os meus equipamentos de filmagem: comprei um celular novo e um drone Mavic Air pra fazer várias filmanges incríveis pra vocês!

Outubro também foi o mês dos concursos! Fiquei na semifinal de um concurso do Instagram realizado pelo Submarinos e participei do Concurso Méliuz, no qual usei toda a minha criatividade para fazer um vídeo especial de Halloween! Juntei uma galera de seguidores da minha cidade e gravamos as lendas urbanas de União da Vitória, o resultado ficou demais, assista:

Dei uma geral no blog, mudei o layout e fiz várias melhorias! Gostaram?

NOVEMBRO

Encontros no Brasil e reencontros na Europa

Um dos eventos mais legais da Retrospectiva 2018 foi participar do ERBBV 2018 em Curitiba, um encontro nacional da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens. Conheci muita gente nova como a Gisele do Viajei Bonito, Murilo do Volto Logo, Itamar e Pati do De Mochila e Caneca, Rozembergue do Mochilão Barato…vish e tantos outros! encontrei amigos e até participei de um painel sobre Youtube! Olha só! Teve várias palestras legais e passeios como o Trem de Morretes, Tour por Curitiba, Tour de Buteco

encontro rbbv 2018 curitiba

Fotos: De Mochila e Caneca

Fui pra salinha da imigração 3 vezes em um mês

Para não deixar o marido abandonado, viajei para a Europa para visitá-lo. Mas antes dei uma passadinha na Espanha! Claro que não foi tão simples, pois peguei um voo pela Alitalia e cai na imigração de Roma, onde fui pra salinha e tive que explicar várias vezes a minha situação de “procurada pela polícia italiana”. Eu havia pedido um visto de residência que não foi completado devido á várias chuvas que queimaram os pcs da Questura. Cancelei o processo por telefone já que nos mudamos para a Alemanha em setembro de 2017. Mas não foi cancelado e ai deu todo esse rolo. Depois de muita conversa, consegui embarcar no próximo avião.

Fiquei com Fábia e Gabi do blog Estrangeira e conheci Barcelona, que cidade linda! Depois peguei um voo para Sevilha, um encanto de cidade e onde pude andar de camiseta (vê se pode uma coisa dessas). Segui para a fortaleza de Alhambra em Granada e Málaga, uma praia badalada ao sul da Espanha onde peguei o voo para Bristol.

viagem na espanha em novembro retrospectiva 2018

Depois de muita conversa DE NOVO com o oficial da imigração da Inglaterra, revi o Jean meu amorzinho e conheci Bristol, uma cidade bem agitadinha e fofa! Andei pela primeira vez nos trens britânicos e conheci a cidade que o Jean está morando chamada de Reading. Passei vários dias numa fazenda com amigos ali pertinho e vi uma geada numa manhã cedinho.

viagem a inglaterra oxford reading bristol

geada englefield inglaterra

DEZEMBRO

Meu país de exílio futuro e roadtrip no Brasil!

Aproveitamos as folgas do Jean e conhecemos Oxford e suas universidades e depois Bath, famosa pelos banhos romanos e bem movimentada! Me despedi novamente do Jean e fui para Londres, onde vi as luzes de Natal na capital Britânica e a rua iluminada da banda Queen. Encontrei novamente a Tina e a Thaís do blog 7 mil km.

viagem londres dezembro natal

Voei novamente para Barcelona, conheci a Sagrada Família de Gaudi e o Parque Guell antes de retornar ao Brasil.

Achou que ia acabar a Retrospectiva 2018 depois dessa né…NÃO!!!

Aí aconteceu uma coisa de louco: passei apenas uma semana com a família e já entrei numa roadtrip com a @sagitarianaviajando, uma seguidora de União que me ajudou no vídeo de terror que falei logo acima. Ela queria muito conhecer Minas Gerais e o Espírito Santo e eu embarquei junto! Fizemos 1060km num dia só de União no Paraná até Capitólio MG, 17h dirigindo o Uno guerreiro!

viagem londres dezembro natal

No roteiro conhecemos São João del Rei e o trem para Tiradentes, passamos pela linda e charmosa Ouro Preto até viajar para Vitória no ES onde fomos recebidas com chuva. Não pudemos aproveitar ao máximo da capital, descemos para Guarapari tristonhas. No dia seguinte fez um sol muito legal e vimos o mar azul esverdeado do Espírito Santo nas praias de Guarapari, Anchieta e Iriri.

Hoje partimos para o destino final desta retrospectiva 2018: Pedra Azul.

Realmente foi o ano que mais viajei. Acredito que resumi alguns detalhes, mas o básico é isso ai. Espero que tenham gostado da retrospectiva 2018 e obrigada por terem me acompanhado em mais um ano! Que venha 2019!

Leia as retrospectivas dos anos anteriores:

Retrospectiva Viagens 2017, casamento e mudança para a Europa

Vale a pena viajar de novo: viagens 2016

 


Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

9 COMENTÁRIOS

  1. Uau! Que ano maravilhoso Angie! Adorei ler e saber mais detalhes da sua viagem. Foi muito legal te conhecer pessoalmente. Que venham muitas viagens em 2019 para todos nós! Feliz ano novo!

  2. Foi um ano e tanto. Acompanhei muitas dessas aventuras, é sempre muito divertido acompanhar-vos. Que 2019 seja igualmente repleto de aventuras. Feliz Ano!

    P.S. Que história essa do tráfico humano, cruz credo!

  3. Muitas viagens mesmo…uma meia volta ao mundo kkkk… e ainda por cima todas lindas. Dicas anotadas porque alguns destinos também estao na minha listinha para 2019.
    Feliz Ano Novo e boas viagens!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here