O Te Puia é um dos maiores parques geotérmicos localizados em Rotorua. Antigamente era uma fortaleza dos maoris, que utilizavam as fumarolas e lamas borbulhantes para defender estrategicamente a tribo e para fazer almoço ou aquele ovo esperto de 3 minutos (é sério). Essa técnica tem o nome lindo de Ngararatuatara.
Foto: Te Puia
Te Puia: o vale geotermal
Também é um instituto maori, no qual jovens aprendem a esculpir madeira, criar jóias com jade (considerada como ouro maoe que valem mais que dinheiro) e a tecer roupas de capim (pois é) . Além do cheiro característico de enxofre vulcânico, os geysers bombam na região.
Escolhemos a visita guiada que inclui uma explicação geral em cada lugar
The World-Famous Pohutu Geyser
Te Whakarewarewa Geothermal Valley
Kiwi House
National Schools of Carving and Weaving
Te Heketanga a Rangi (entrance)
Rotowhio Marae
Pikirangi Village
Taonga Gallery and Gift Shop
Te Whakarewarewa Geothermal Valley
Kiwi House
National Schools of Carving and Weaving
Te Heketanga a Rangi (entrance)
Rotowhio Marae
Pikirangi Village
Taonga Gallery and Gift Shop
A visita guiada dura em torno de 60 a 90 minutos e custa 49,90 NZD. Também há a combinação com o Haka (dança típica maori) e almoço feito no vapor natural (Kai Ngāwha). A noite pode fazer o Te Pō, que reúne apresentações e comida maori, além de uma visita no parque sobre o céu estrelado.
Medo define essa foto..Foto: Te Puia
A atração principal do Te Puia se chama Pohutu Geyser, atinge 15 m de altura e explode 2 -3 vezes a cada hora por aí. O problema é enxergar o maldito já que ele tá acompanhado por mais dois geysers que fazem uma cortina de água desgraçada que bloqueia a visão u.u
Olha aí. Antes dos chineses invadirem a ponte
Parece outro planeta né! Praticamente cenário de algum filme Temperatura Máxima tipo Inferno de Dante.
*Braquiossauro meramente ilustrativo, sugestão para comparação da grandeza altura geyseral
Por falar em dinossauros, o parque lembra Jurassic Park, é só por umas grades ali, por uns carneiros (que estão sobrando nesse país) em vez de cabras e colocar uns dinos. Pronto, melhor que o original. Qualquer desastre é mera coincidência.
Lama borbulhante à 90 graus Celsius e 10 fucking metros de profundidade. Não é um bom lugar morar próximo ao parque devido ao cheiro..mas se bem que a cidade inteira é assim.
Outra atração do parque é um casal de kiwis!
Os dois ficam numa estrutura mais isolada do parque e no escurinho. Para que o visitantes pudessem vê-los, os responsáveis pelos bichinhos inverteram o dia para a noite e colocaram larvinhas na lama perto do vidro, pois além dos hábitos noturnos, eles são bem tímidos.
A fêmea é um pouco maior que uma galinha gorda!! Tivemos sorte, porque ela ficou toda espalhafatosa, esticando o pescoço e os pés, dando uns gritos bizarros do nada!! A guia falou que a criatura não fazia isso há uns quatro meses e que provavelmente tava chamando o macho, que tava mocado atrás de uma pedra.
Depois disso seguimos para o centro do parque onde teve uma apresentação dos maoris de grátis, na faixa. Se quisesse ver inteira, tinha que pagar mais uns $12. Pra quê, se pode ver no youtube depois. Dinheiro bem economizado.
Dá um pouco de vergonha alheia.
Dá um pouco de vergonha alheia.
Te Puia Site Oficial
8.00am 5.00pm diariante
Visitas guiadas aleatoriamente durante o dia (conforme chega gente) a partir das 9 e a última as 16h.