Dae pessoas lindas! Devido a problemas técnicos e virais não pude escrever nada durante este tempo, mas agora a treta foi resolvida! Palmas para o Google!! Minha câmera pegou um vírus que deixava todos os arquivos escondidos T_T
Nascer do sol em Angkor Wat
O complexo Angkor fica a 5,5 km da capital do Camboja, Siem Reap e é um dos parques arqueológicos mais importantes do sudeste asiático. Tem mais de 400km2 com florestas e ruínas do antigo império Khmer do séc.IX ao XV. Os mais visitados são Angkor Wat, Angkor Thom e Bayon Temple.
Angkor Wat é dedicado ao deus hindu Vixnu, construído rei Suryavarman II, no começo do século XII como templo e capital do reino, sendo o centro político e religioso. Abrigava em torno de 20 mil pessoas!
Angkor Wat, o símbolo do Camboja, está presente em sua bandeira e é com certeza a atração principal do país.
Acordamos 4:30 da manhã para ver o nascer do sol em Angkor Wat, o maior templo religioso do mundo, e uma das paradas que sempre sonhei em conhecer, pois piro em Tomb Raider (desde 97, quase o mesmo ano que saiu o jogo e nem era gente naquela época) e coisas no meio do mato, abandonadas e em ruínas que escondem mistérios de uma civilização.O meu espírito aventureiro, explorador, detalhista acordou de um sono profundo e algumas coisas que aprendi jogando ou por conta própria aliados ao meus estudos da faculdades (pfff) contribuíram para que a experiência fosse incrível.
como deveria ser: aaaaa meodeos tô indo pro angkor waaaaaaaaaaaaaat!!!!!!onze
como realmente foi: observem a felicidade da criatura as 5 da manhã…
O ticket diário custa 20 dólares é personalizado na hora. Há também valores para 3 dias de visita em uma semana (US$ 60) e 7 dias em um mês ( US$60). Optamos apenas por um dia devido ao tempo e ao gasto do tuk tuk, sem falar no calor infernal. Vi bastante gente de bicicleta, mas tem que ter pique e muita água, se não, não aguenta.
Passamos pelo portão e vimos uma construção parecida com Angkor Wat. Pensamos que era outro portão pois o templo seria realmente grandioso. É, o sono faz coisas misteriosas com o seu cérebro, era esse mesmo…esperava que fosse mais alto!
Sentamos numa ruína um pouco afastada da entrada e já salpicada por vários japoneses, chineses e etc. Aí esperamos o nascer do sol em Angkor Wat!! O céu estava fechado, bem cinza, mas um milagre ou Odin fez questão de abrir e mover algumas nuvens por uns cinco minutos, só para revelar tons laranjas atrás da silhueta magnífica do templo, proporcionando imagens inesquecíveis!
Realmente vale a pena lutar com os japoneses por um lugar ao sol. Angkor Wat significa cidade templo e foi construído no século 12 para representar o Monte Meru, o monte Olimpo ou a Valhalla da mitologia khmer/cambojana.
Dentro do Angkor Wat
Ao caminhar pelos corredores nas laterais do templo, é possível imaginar o trabalho e o tempo necessários para esculpir cada mural gigantesco retratando acontecimentos do rei e a mitologia local. Algumas partes estavam em reforma/recuperação pelo governo alemão.
Apesar de algumas cenas estarem em condições precárias, dá pra ter uma noção, ainda mais se você escutar palavras chaves dos guias locais e especializados que passam por ali com grupos gigantes de turistas.
Passando os corredores da entrada do Angkor Wat, damos de cara com um pátio, onde há algumas estruturas grandes chamadas de bibliotecas.
Os corredores formam um quadrado em volta do templo.
Tá esperando o quê?