A região do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves produz vinhos maravilhosos e é uma das únicas no Brasil com Denominação de Origem (D.O) garantindo a qualidade do terroir. São mais de 30 vinícolas que estão abertas à visitação durante todo o ano e oferecem visitas guiadas, degustações e jantares harmonizados. Assista o vídeo para ver alguns pontos do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha!
Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves
As parreiras cobrem os vales e mudam de cor conforme as estações. O trajeto é repleto de vinícolas familiares e internacionais, restaurantes, lojas de produtos coloniais, pousadas e hotéis. Ou seja, tem uma ampla infraestrutura turística! Acredito que a melhor forma de explorar o vale é de carro
Existe dois jeitos de chegar ao Vale dos Vinhedos: por dentro da cidade pelo Bairro Glória ou pela entrada na BR 470 entre Bento e Garibaldi . Veja o mapa do Vale dos Vinhedos abaixo!
Aqui vou colocando alguns lugares que já visitei e recomendo, começando pela Via Trento.
A Igreja de Vinho
Já no início do trajeto do Vale dos vinhedos, tem uma igreja roxa! A igreja da comunidade de Nossa Senhora das Neves foi contruída com vinho! Em 1904 houve uma grande seca e, como vocês sabem que os italianos são bem religiosos, a construção foi iniciada após cada família doar 300 litros de vinho mais ou menos. Três anos depois ficou pronta!
Casa Valduga
A Casa Valduga é um complexo de restaurante, loja, pousada, parreiras e possui a maior cave de espumantes da América Latina pelo método Champenoise (período de envelhecimento dentro da garrafa). Oferece curso de degustação e harmonização, além da visitação tradicional.
Vinhos Larentis
Um lugar muito bonito um pouco para frente da Casa Valduga. É possível fazer um picnic no meio dos vinhedos, minha família adorou!
Jardim Leopoldina
Um dos lugares mais bonitos do Vale dos Vinhedos! Como comentei no post UMA TARDE ENSOLARADA NO JARDIM LEOPOLDINA o local tem um sorvete delicioso e agora fabricam cervejas (as minhas preferidas são Weiss e Session), uma ótima ideia para aproveitar a tarde no gramado. Vende produtos da Casa Valduga e casa da Madeira, além de muitos produtos artesanais, malhas e produtos emcouro. Consumação R$15 aos domingos.
Vinícola Miolo
A Miolo é uma das maiores vinícolas do Vale dos Vinhedos. Em seu complexo oferecem visitas guiadas e diversos curso de degustação, além dos produtos produzidos ali.
Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection
O Spa do Vinho fica no topo do morro do outro lado da Miolo, é impossível não ver. Fica rodeado de belos vinhedos cuidados pela Miolo. Um hotel 5 estrelas, possui Spa, piscina aquecida e um lindo restaurante. A vista é incrível! Faça a sua reserva aqui.
Villa Michelon
O Hotel Villa Michelon é cercado por morros e muita natureza! Um lugar super tranquilo e perfeito para famílias, pois oferece passeios a pé e de quadriciclo, passeios pelos vinhedos próprios e também é possível avistar 25 pavões todas as manhãs! Atendimento nota 1000! Faça sua reserva!
Vinícola Almaúnica
A Vínicola Almaúnica foi uma das que mais me surpreendeu, não somente pela entrada ornamental, mas também pelo atendimento e qualidade dos vinhos e espumantes! São vinhos únicos produzidos pela combinação cuidadosa de uvas e método de fabricação. Também utilizam o método Champenoise para desenvolver espumantes com sabores complexos. Oferece visitação por todos os estágios de produção do vinho além da degustação, recomendo muuuito o Syrah e Quatro Castas.
Cave de Pedra
A Cave de Pedra tem uma estrutura incrível, um castelinho com direito a ponte e muuuita natureza! Oferece degustação e visita guiada (provavelmente só pode subir no segundo andar com o tour).
E aí curtiu o Vale dos Vinhedos? assista o video!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessar depois e conheça meus painéis de viagem!
Leia também: