Mariana fica super pertinho de Ouro Preto, uma ótima opção para um bate volta e oportunidade de conhecer mais uma cidade da Estrada Real em Minas Gerais. Apesar de pequenininha tem várias atrações e que podem ser visitadas em um dia.
As atrações em Mariana envolvem fatos históricos, já que é uma cidade com um dos maiores conjuntos barrocos desde edifícios coloniais, muitas igrejas que aparecem nas novelas da Globo, estradinhas de pedra e cantinhos especiais. Ela foi a primeira cidade mineira e capital do estado, já que extraía mais ouro que as vilas vizinhas. Diz a lenda que seu nome foi uma homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa de Dom João V.
Confira o que fazer e as atrações em Mariana e mais dicas no vídeo!
Atrações em Mariana MG: dicas de viagem
Como falei acima, Mariana pode ser explorada num dia num bate e volta de carro ou trem partindo de Ouro Preto. Confira 6 coisas que você deve fazer em Ouro Preto e 7 Hotéis em Ouro Preto baratos e bons!
Igrejas Coloniais e praças
Sendo uma cidade colonial, não poderia faltar igrejas na lista né! Ao todo são 5 igrejas que fazem parte das atrações em Mariana:
- São Pedro dos Clérigos
- São Francisco de Assis
- Nossa Senhora do Carmo
- Catedral da Sé (Nossa Senhora da Assunção)
- Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A igreja São Pedro dos Clérigos é a primeira a ser vista para quem faz uma viagem de Ouro Preto a Mariana. Ela fica no topo do morro, é mais visível e possui um tom meio alaranjado proveniente do arenito que cobre a fachada. É considerada uma igreja inacabada, já que edifício é do século 18, porém só foi finalizado em séc. 20 e seu interior é incompleto. É possível subir ao campanário de terça a domingo. O ambiente ao seu redor é bem tranquilo, há poucos turistas e tem lugar para estacionar.
Catedral da Sé e Praça Claudio Manoel
Essa Catedral fica no centro de Mariana, foi construída no século 18 e possui um pequeno museu da arte sacra. Um dos destaques é o órgão alemão de 1700, uma doação da Coroa Portuguesa e único exemplar no Brasil. Os concertos acontecem às sextas 11:30 e aos domingos 12:15.
A praça na sua frente é grande e rodeada por diversas lojinhas em casarões coloridos.
Clique no vídeo abaixo para assistir a minha viagem a Mariana
As igrejas gêmeas da Praça Minas Gerais
Com certeza estas duas igrejas são as mais famosas atrações em Mariana e consideradas uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Elas ficam uma ao lado da outra, foram construídas ao mesmo tempo e apareceram em várias novelas na tv. Com certeza é a atração que não pode ficar fora do seu roteiro em Mariana.
A São Francisco de Assis (que fica na direita) foi um projeto de Aleijadinho e o Mestre Ataíde, um dos maiores representantes da pintura brasileira, está enterrado em seu interior.
Já a Nossa Senhora do Carmo possui uma linda capela e também foi construída no estilo barroco. Infelizmente um incêndio destruiu várias obras do acervo original em 1999.
Do lado oposto fica a Casa da Câmara e Antiga Cadeia fundada em 1711, na qual é possível entrar nas salas onde há reuniões importantes do governo, algumas pinturas e móveis originais. Também dê uma olhadinha no tamanho das portas e grades da cadeia no andar de baixo. Entrada gratuita.
leia 8 coisas para fazer em São João del Rei MG
Praça Gomes Freire
Descendo por uma das ruas das igrejas, você chegará nesta pracinha com laguinho, várias árvores, fonte e um coreto. Os jardins estão bem cuidados e até havia algumas pessoas tocando violão. Estacionamos o carro aqui e partimos para explorar a cidade.
Passeio de trem de Mariana a Ouro Preto
Uma das atrações em Mariana consideradas clássicas é viajar de trem de Mariana a Ouro preto! O percurso dura uma hora,percorre 18km e custa R$70 ida e volta ou R$50 apenas um trajeto. Não funciona aos domingos. Eu não tive a oportunidade de realizar este passeio, fiz o Passeio de trem São João del Rei a Tiradentes
Ao lado da estação há uma Maria Fumaça estacionada onde pode tirar fotos.
leia 9 Cidades românticas no Brasil
Mina da Passagem
A Mina da Passagem é considerada uma das maiores minas de Minas Gerais e fica no caminho entre Ouro Preto e Mariana. Possui 120 m de profundidade e 315m de extensão e o passeio é feito em um carrinho antigo de 200 anos puxado por um cabo de aço.
Uma aventura descer até lá! O grupo vai com uma guia que explica a história da mina e algumas curiosidades. Daqui foram extraídas 35 toneladas de ouro de 1720 a 1985!!!
Você irá notar que as paredes são meio douradas, porém não é ouro de verde e sim pirita, um metal que brilha igual mas que não vale nada.
No fim do túnel há um lago natural e cristalino que se formou devido às perfurações. Havia algumas pessoas nadando ali e me disseram que são realizados mergulhos com cilindro. Claro que são atividades apenas para profissionais, afinal deve ser claustrofóbico explorar essas cavernas com 240 m de profundidade em vários túneis e não se perder.
Qual destas atrações em Mariana você gostou mais? Assista o vídeo abaixo
Leia mais sobre Minas Gerais
6 atrações em Bichinho: vila charmosa perto de Tiradentes
O que fazer em Tiradentes MG: dicas para um dia
Roteiro em Capitólio MG: o que fazer, dicas e guia completo!