Viajar Barato

Couchsurfing: Como funciona e dicas de segurança

posted by Angie Março 24, 2017 12 Comments

Couchsurfing tem sido uma das melhores maneiras de economizar na viagem, pois você consegue hospedagem grátis! Neste vídeo falo como funciona Couchsurfing, mostro como achar anfitrião, dicas de segurança e algumas histórias engraçadas quando fiz Couchsurfing.

Guia definitivo do Couchsurfing!

O que é Couchsurfing?

Um site onde você se cadastra e contata anfitriões em diversas cidades que querem receber pessoas em suas casas. Não será necessariamente um sofá, pode ser uma cama, uma barraca, um colchão inflável…

Mas aqui vem um ponto importante: é uma troca de experiências! O anfitrião quer receber pessoas interessantes e não interesseiras, que só chegam tarde, querem dormir na casa e ir embora no dia seguinte cedo.

A ideia do Couchsurfing é você experimentar como é a vida de um local.

Como funciona Couchsurfing?

Você faz o cadastro no site Couchsurfing e preenche o seu perfil. Quanto mais completo, melhor! Não esqueça de colocar fotos de lugares que você já passou. Assim como você quer saber tudo sobre o anfitrião antes de chegar na casa dele, ele quer saber o mesmo de você.

Depois você busca a cidade que quer visitar e seleciona um anfitrião que esteja recebendo pessoas na cidade. Manda uma mensagem personalizada com as datas que vai visitar, por que deseja ficar com ele, o que gosta de fazer…e espera ele responder. Se der certo, consegue economizar alguns pilinhas naquele dia!

Antes de fazer o pedido de couchsurfing

Como encontrar o anfitrião certo

Leia o perfil do host de cabo a rabo! Muitos escondem mensagens secretas ou fazem comentários tenebrosos como “ando pelado pela casa, só aceito meninas e elas tem que andar peladas também”. Assim você já evita as tretas!

Se tem uma palavra secreta use já no início do seu pedido. Se não, comente sobre algumas informações que você leu no perfil, como “adoraria saber mais sobre a sua viagem para o Marrocos no ano passado”, “também gosto muito de Aerosmith, fui no show deles mês passado” ou “achei demais a sua foto de noiva”.

O certo é procurar alguém que você se identifique e responda algumas perguntas:

Por que você quer ficar com este host?

Em vez de “ah não tenho dinheiro e quero economizar” pense em “ele gosta de fazer trilhas” “também gosto de cozinhar”. Descubra porque você gostaria de conhecer esse host?

Vou combinar com a casa desse host?

Será que você vai se adaptar na casa desse anfitrião? Seja honesta consigo mesma, se o host tem gatos e você é alérgica, não adianta nem enviar.

HOSPEDAGEM GRATIS COMO FUNCIONA COUCHSURFING

Como escrever um bom pedido de couch

Atente-se a estes detalhes!

Nome

Use o nome da pessoa já no início!

Tempo

Considere pedir com antecedência, entre 2 a 3 semanas. Difícil hospedar pessoas de última hora ou daqui 3 meses.

Data de chegada

Dê detalhes sobre a sua chegada, como horário e aeroporto, assim você já pode pedir dicas para chegar lá.

Viajando com amigos

Se você tem companhia na viagem, apresente-a durante o pedido, se possível com um link para o perfil dos seus amigos.

Torne o pedido pessoal

Ninguém quer receber o mesmo pedido no estilo copia e cola. Personalize cada pedido e leia bem cada perfil, achando pontos em comuns, coisas interessantes.

Fale sobre você

Por que você seria uma escolha legal para ficar na casa dessa pesoa? Fale dos seus pontos positivos, uma simples descrição do que você gosta de fazer e o que deseja faze rna suaviagem por exemplo.

Seja educada

Sempre avise o host se você não poderá mais ficar na casa dele, agradeça quem não pode te hospedar. E também não esqueça de agradecer após ficar usar o sofá haeuahe

Dicas de segurança

Essas dicas são válidas tanto para quem viaja sozinha quanto em companhia. Siga-as para evitar perrengues!

  • Leia o perfil, veja as fotos e procure coisas estranhas!
  • Leia atentamente cada review para ver se não é superficial ou se vem de um determinado grupo, como por exemplo, só meninas asiáticas. Se você é asiática, já é melhor ficar com um pé atrás.
  • Peça o endereço antecipadamente e jogue no google maps para observar a região, dar uma olhada na casa, distância do ponto de ônibus e lojas.
  • Siga seus instintos! Se falaram algo pra você que não gostou, não foi com a cara da pessoa, vá embora! Você não tem obrigação de ficar ali.
  • Se a pessoa fizer piadas de mau gosto, já pule fora, como foi o caso desse “esperto” aqui:

É isso ai galera, espero que tenham gostado desse vídeo sobre Couchsurfing! Veja também: 12 dicas para viajar o mundo de graça! e COUCHSURFING NA EUROPA: MOCHILÃO DE 78 DIAS!

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e confira meus painéis de viagem!

Couchsurfing Como funciona, faça o pedido correto e dicas de segurança

Se este artigo sobre couchsurfing te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia mais:
QUANTO CUSTA UM MOCHILÃO NA EUROPA? VIAJE BARATO!
30 JEITOS CRIATIVOS DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR
COMO PLANEJAR UM MOCHILÃO: DICAS BÁSICAS!

 

Você também pode gostar de:

12 Comments

itamarjapa Março 24, 2017 at 5:42 pm

Muito bom guria… Estes dias recebi um couch request assim “Quero saber se tem vaga pro dia tal?” Não sabia se ignorava ou mandava ir catar coquinho… (ignorei) …

Reply
viagenseviagenseviagens Março 24, 2017 at 7:07 pm

Adorei saber um pouco mais desse tipo de hospedagem que vem crescendo a cada dia… Mas sinceramente não sei se tenho coragem de fazer um dia…

Reply
Gê Azevedo Março 24, 2017 at 7:15 pm

Aproveitei para assistir ao vídeo também. Eu acho legal demais, mas, sinceramente, não teria coragem de encarar um couchsurfing, não… Ao menos por enquanto,

Reply
nyrdagur Março 24, 2017 at 7:59 pm

Amei o post, Angie!! Eu gosto muuuuuuuuito do couchsurfing, tive duas experiências maravilhosas na casa das pessoas.. e fora que também já utiliei a opção do hang out pra conhecer outros viagens na área quando acabei ficando em hostel e tb foi muito legal. Eu leio o perfil da pessoa de cabo a rabo, todas as referências.. e até mais de uma vez pra ter certeza mesmo haha.. e tb procuro sempre deixar um request bacana pra pessoa ver que eu tô interessada nao só na hospedagem gratuita mas em uma troca cultural e em conhecer aquela pessoa, né? Mandei um esses dias que a pessoa ficou tipo ”nossa,seu request foi mto bom, impossivel falar não.. e foi um dos melhores que eu já vi, e olha que eu já hospedei muita gente”.. hahahaha fiquei feliz.. e tb fiquei me perguntando como é que as pessoas mandam request sem ler ou sem ter uma certa atenção sabe? É por sua propria segurança anyway.. enfim, amei Angie.. beijos!

Reply
Mariana Bueno Março 24, 2017 at 8:54 pm

Eu nunca usei Couch em viagens, mas já fui a encontros e conheci pessoas bem bacanas. Adorei suas dicas de segurança. Essenciais!!!

Reply
quartodeviagem Março 25, 2017 at 4:58 pm

o couchsurfing é uma ótima ferramenta tanto pra conhecer/encontrar pessoas pelo mundo quanto pra se hospedar e viver culturalmente o local onde se hospeda, sempre que posso tento usá-lo. Mas às vezes recebo cada mensagem por lá que só rindo mesmo, haha abraços

Reply
Flavia Zenke Março 25, 2017 at 5:29 pm

Que legal! Não sabia que existia isso.

Reply
Ana Carolina Vasconcellos Miranda Março 25, 2017 at 5:58 pm

Ótima dica! Acredita que nunca tinha ouvido falar? Acho que pode ser uma boa forma de economizar!

Reply
Cristiano Alves Março 26, 2017 at 5:59 am

“Ando pelado pela casa” Kkkkkkkkkk!
Felizmente, tendo estado em 35 casas diferentes, jamais fui hospedado por pervertidos! No máximo um host tinha uma pôster enorme de duas garotas 3D desnudas na porta do banheiro. Um casal também tinha uma montanha de revistas Maxim no banheiro.
Fora isso, nada demais, todos muito decentes e muito hospitaleiros.

Reply
Ale Maróstica Março 26, 2017 at 11:30 am

Tenho alguns amigos que já utilizaram couchsurfing e adoraram. Eu nunca usei, e para falar a verdade, nunca tinha imaginado usar. Agora que li suas dicas de segurança, vou começar pensar no assunto. É uma ótima maneira de conhecer os hábitos locais e também de economizar!

Reply
Adriana Magalhães Março 27, 2017 at 11:35 am

Legais as dicas… Acho importante se precaver, é isso aí!

Reply
Débora Resende Abril 24, 2017 at 5:02 pm

Eu nunca usei o Couchsurfing mas morro de vontade! Deve ser uma experiência incrível 🙂 Adorei o vídeo e todas as dicas!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: