Suíça

Montreux Riviera: vinhedos, música e gastronomia!

posted by Angie Setembro 25, 2017 14 Comments

Montreux Riviera fica no lado francês da Suíça, uma região encantadora cheia de vilas floridas, vinhedos nos morros, casinhas históricas e gastronomia excelente tudo de frente para o Lago Léman. Assista o vídeo!

A encantadora Montreux Rivera na parte francesa da Suíça

cully montreux riviera suiça

Montreux Riviera é uma região que engloba diversas vilas e vínicolas, além de festivais de música, lojas e centros gastronômicos. Aqui só falam francês!

O lago Léman dá todo o charme a Montreux Riviera (também é conhecido como lago de Genebra), é o maior lago da Europa Ocidental e faz divisa com a França. Muitos suíços aproveitam o verão para nadar no lago, velejar, fazer standup paddle ou simplesmente fazer um picnic às suas margens.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Várias celebridades escolheram Montreux Riviera para viver, como Victor Hugo, Gustave Eiffel, Charlie Chaplin, Gandhi, Freddie Mercury…

cully beach montreux riviera stand up paddleA alta temporada é de maio a setembro, quando os dias estão um pouco mais quentes.

Este é um pequeno roteiro em três cidades da Riviera: Montreux, Vevey e Cully.

Montreux

Montreux possui um microclima devido à sua posição entre o lago e as montanhas, garantindo uma temperatura agradável o ano todo. Flores e temperos decoram as calçadas às margens do lago, tornando aquela corridinha de manhã ainda mais gostosa. Também vale a pena visitar os jardins, um passeio entre os bustos de diversas personalidades musicais como Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, BB King, Ray Charles…

A parte antiga da cidade possui casas antigas dos produtores de vinho, ruas de pedras e arquitetura da Belle Epoche.

Montreux transpira música! Aqui acontece anualmente o Montreux Jazz Festival, um grande evento de música. Outra atração é o Queen Studio Experience, o antigo estúdio da banda, onde Freddie Mercury gravou suas últimas músicas. Ali pertinho fica a estátua em sua homenagem, pois Freddie morou em Montreux por mais de 10 anos. Leia mais aqui> MONTREUX JAZZ FESTIVAL E FREDDIE MERCURY: ROTEIRO MUSICAL NA SUÍÇA!

estatua freddie mercury em montreux na suica

Muita gente acha que Montreux tem um castelo, porém ele fica em outra cidade, em Veytaux-Chillon! O Château de Chillon foi construído no século 12 sobre uma ilha de pedra, em uma posição estratégica e ao mesmo tempo protegida. Os duques de Savoy controlavam o tráfico do norte e sul da Europa e tiveram seu esplendor durante os séculos 13 a 16. Este castelo inspirou obras de Victor Hugo, Lord Byron e Henry James.

É possível visitar quase todas as salas do castelo, inclusive as torres e as latrinas ahuehaue Na entrada você pode pedir um panfleto explicativo em português e até pedir um guia de áudio. O ingresso está incluso no Swiss Travel Pass.

castelo de montreux atracoes na suiça

Vevey

vevey atracoes suiça francesaVevey atrai visitantes por suas casinhas charmosas, lojas, Charlie Chaplin e opções gastronômicas. Além disso, possui o Train des Vignes, um trem regional, e o funicular Vevey – Chardonne – Mt Pèlerin, ambos te leva aos vinhedos de Lavaux, patrimônio mundial da Unesco! A viagem dura em torno de 15 minutos e é possível degustar os vinhos e provar as especialidades locais. Não deixe de visitar os pintes, os mini restaurantes ao lado dos vinhedos.

Os terraços foram construídos nos morros por monges lá no século 12 e hoje são reconhecidos pela sua beleza e excelência na produção de vinhos. São mais de 830 hectares de vinhas ao longo de 40 km às margens do lago Geneva.

montreux riviera suica vinhedosEm Vevey foi fundada a Nestlé! Você pode fazer uma visita ao nest, o centro lúdico e histórico da Nestlé ou o Alimentarium, um museu patrocinado pela empresa. O Alimentarium explora todos os aspectos da comida e nutrição de um ponto de vista histórico, científico e cultural. É um museu interativo para todas as idades. A entrada está inclusa no Swiss Travel Pass.

alimentarium museu da alimentacao vevey suiçaAchar o Alimentarium é bem fácil, só procurar por um garfo enfiado no lago aheuahe

garfo no lago vevey alimentariumEssa escultura é uma homenagem aos 10 anos de existência do museu. Pertinho dele, fica a estátua do Charlie Chaplin, o ilustre morador de Vevey! Há um museu sobre ele, o Chaplin’s World, na Route de Fenil 2. A visita inclui um tour pela mansão da família (a Manoir de Ban), um estúdio e o parque.

charlie chaplin vevey dicas da suiçaVisitamos Vevey num domingo de manhã e meio chuvoso, então quase não tinha ninguém nas ruas. Gostei bastante de ver a arquitetura e os prédios coloridinhos nas ruas estreitas.arquitetura suiça francaruas de vevey riviera francesa suiçao que fazer em veveyPerto desse castelinho ai tem um carrossel e aos sábados e terças acontecem as feirinhas com produtores locais. Durante os meses de Julho e Agosto, há festivais e mercados folclóricos com gente vestida em roupa tradicional, bandas locais e diversos vinhos locais para degustação.castelo de vevey dicas de viagem suiça

Cully

lago genebra montreux suiçaCully é uma vila pequenininha e muito charmosa com muitas vinícolas e uma “prainha” chamada de Cully beach, na qual os moradores tomam banho no lago, fazem picnic no parque ou até pescam.

Este é o parquinho na frente da praia.o que visitar na parte francesa da suiça culyvinhedos na suiça cully montreux

Cully é muito tranquila e é uma delícia se perder por suas ruazinhas!riviera francesa cully suica

arquitetura francesa suiça cully

Onde se hospedar em Montreux Riviera

hotel du raisin cully suica

Durante o Montreux Jazz Festival, fica extremamente difícil de achar hospedagem, por isso reserve com antecedência. Nós fomos convidados pelo Centro de Turismo Montreux Vevey e ficamos no Aubergue du Raisin em Cully, um hotel super charmoso com um restaurante magnífico! Gostamos muito do atendimento, super confortável e almoço delicioso! Vale muuuito!onde se hospedar em montreux cullyhotel em cully suiçaVista do quartovinhedos da suiça montreux

No restaurante servem peixes fresquinhos do lago! Extremamente saborosos!gastronomia suiça cully aubergue du raisin

Ah e o café da manhã é reforçado e bem francês, com diversos tipos de pães, croissants, geleias, queijos, salames, sucos e frutas!cafe da manha hotel em cully suica

Sugestão de algumas opções de hospedagem na região:

Montreux

Vevey

Como chegar em Montreux Riviera

vevey atracoes suiça francesa

A melhor forma é de trem! Nós fizemos o trajeto Golden Pass, um dos mais famosos da Suíça, que vai de Lucerna, Interlaken até Montreux. No entanto, escolhemos o Golden Pass Classic, um trem inspirado nos antigos trens Orient Express de 1930, a decoração é toda de madeira com detalhes antigos, manivelas e muito charmoso. Ele faz o trajeto Montreux–Zweisimmen.

Este trem está incluso no Swiss Travel Pass, porém é necessário fazer a reserva online no site da companha suíça de trens, a SBB procurando pelo trem MOB.

viajar trem antigo mob golden pass suica

trem golden pass interlaken montreux suicatrem antigo madeira montreux riviera golden pass suiça

Como se locomover em Montreux Riviera

Ao se hospedar em qualquer hotel da região você ganha o Montreux Riviera Card, um cartão que te dá acesso gratuito ao transporte público em Montreux e Vevey e 50% de desconto nas principais atrações (como o castelo Chillon, Alimentarium, Museu de Montreux…).

Gostou do post ? Salve esta imagem no seu Pinterest

Veja também:

INTERLAKEN: DICAS E BATE E VOLTA NA REGIÃO!
ROTEIRO EM LUCERNA: O MELHOR EM 2 DIAS!
AS 4 LÍNGUAS DA SUÍÇA, CIDADES E PRONÚNCIAS
ROTEIRO NA SUÍÇA: 15 DIAS DE VERÃO NOS ALPES!

Nossa hospedagem foi uma cortesia do Centro de Turismo Montreux Vevey, mas os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida em nossa estadia.

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

14 Comments

Luciana Rodrigues Setembro 25, 2017 at 4:37 pm

Ouço sempre falar sobre Montreux, mas nunca havia imaginado que é uma cidade com tantas opções diversificadas para agradar o público. Adorei a parte dos vinhedos.

Reply
Andrea Setembro 25, 2017 at 10:09 pm

Quanta coisa pra se fazer hein?! Adorei saber e anotei tudinho… Obrigada por compartilhar.

Reply
Tatiana Sisti Setembro 26, 2017 at 10:19 am

Amei o quarto que você ficou. Parece cenário de filme, assim como a vista, a cidade! Muito show o post. Quero muito conhecer um dia! Beijos

Reply
Pedro Henriques Setembro 26, 2017 at 5:40 pm

Bonito artigo. Adorei as fotos de Vevey, que castelo imponente, faz mesmo lembrar os poderosos castelos franceses da idade moderna. Essa viagem pelo comboio também deve ser uma experiência imperdível. Abraços.

Reply
Katarina Holanda Setembro 27, 2017 at 2:53 pm

Que lugar surreal, guria! Tudo lindo demais. E o quarto parece massa. Com certeza também tiraria uma foto assim com Freddie Mercury, hahaha.

Reply
Ruthia Outubro 5, 2017 at 7:34 pm

Faz todo o sentido abrir a janela no Alimentarium e ver um garfo gigante 🙂
A cidadezinha é uma graça, não admira que tanta gente talentosa tenha ficado por aí a morar

Reply
cwrgutierrez Outubro 19, 2017 at 7:15 pm

Montreux Rivera é mais uma linda cidade da Suíça que ainda não conheço mais tenho muito vontade de ir, e seu texto me deixou ainda mais com vontade.

Reply
Angela Castanhel Outubro 20, 2017 at 8:48 am

Que legal que em Vevey foi fundada a Nestlé, não fazia nem ideia disso. Gostei do garfo enfiado no lago hahaa. Achei a acomodação de vocês um charme só. Fico pensando que se nublado já é tudo lindo, imagina em dias de verão. Adorei, parabéns pelo post. beijossss

Reply
anamorize Outubro 20, 2017 at 11:51 am

Adorei o seu post e conhecer um pouco de cada lugar. É o tipo de viagem que eu curto muito fazer. Já deixei tudo anotado para uma próxima viagem à Europa.

Reply
Di Xavier Outubro 20, 2017 at 4:26 pm

Oi Guria, adorei seu post, bateu saudades! Conhecemos rapidamente Montreaux numa viagem que fizemos para a Itália. Como chegávamos por Milão e íamos alugar um carro, olhamos no mapa e vimos que dava para encaixar a região Suíça do Lago Lemman em nosso roteiro. Nossa passagem por Montreaux foi rapidinha, mas deu para visitar o castelo e tirar fotos com a estátua do Freddie Mercury 🙂

Reply
Francisco Piazenski Outubro 21, 2017 at 9:40 am

Lindas fotos, Angie! Cada imagem, parece que você estava em uma imensa casa de bonecas.. tudo muito bem cuidado, preservado, a Suíça é fantástica mesmo!

Reply
deprimeiraviagemblog Outubro 22, 2017 at 10:15 am

Muito legal seu post! E lindas fotos!!! <3 Sempre que penso em Montreux eu lembro do festival de Jazz, mas não sabia da relação da cidade com o Freddie Mercury. rs.

Reply
Família que viaja junto Outubro 22, 2017 at 4:48 pm

Não é à toa que tantos famosos escolheram Montreux para viver, todo o entorno é lindo e cheio de surpresas. Isso é que é qualidade de vida. Gostei de saber que já tem guias em português, isso facilita muito a nossa vida, rs…

Reply
Marcia Outubro 30, 2017 at 2:01 pm

Parabéns pelo post, na medida certa. Vou seguindo suas dicas. Adorei o fato de a cidade ter várias estátuas de celebridades. Arrasou na escolha do trem, que delícia!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: