Suíça

Monte Pilatus: passeio incrível na montanha dos dragões!

posted by Angie Agosto 6, 2017 13 Comments

O Monte Pilatus é um passeio em Lucerna que inclui tudo: barco, trem, teleférico e gôndola! Um passeio incrível na Suíça que pode ser feito em uma tarde ou um dia inteiro! Assista o vídeo!

Monte Pilatus: passeio incrível na montanha dos dragões!

trem cremalheira vermelho na suiça pilatusO monte Pilatus possui 2073 m de altitude e é o símbolo de Lucerna. Foi apelidada de montanha dos dragões devido a diversos mitos e histórias. A galera da Idade Média acreditava que um dragão com poderes de cura habitava nas rochas do Monte Pilatus. Também tem o mito que a alma do Pôncio Pilatos, aquele juiz romano que condenou Jesus à morte, está no lago Pilatus..ai ninguém podia subir a montanha para não perturbar o cara -_-

bandeira barco lago da suica lucerneCada trecho pode ser comprado separado, você monta a viagem como desejar e conforme o seu bolso e compra na hora, porém se você tiver o Swiss Travel Pass, todos os passeios até o Pilatus estão inclusos (entenda como funciona este ticket aqui SWISS TRAVEL PASS: TICKET DE TRENS NA SUÍÇA!). Veja os preços e horários de cada trajeto do Pilatus atualizados no site. Lembrando que o trecho de barco e trem até Alpnachstad ou de Kriens até Lucerna são vendidos separadamente.

Eu fiz o percurso Dourado (Golden Round Trip) que começa com o barco em Lucerna até Alpnachstad, trem cremalheira até o topo, descida com a gôndola Dragon Ride e teleférico até a cidade para retornar de bus. Disponível de maio a outubro. Veja o mapa abaixo retirado do site oficial do Pilatus.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

mapa monte pilatus atracoes na suiça

passeios em lucerna o que fazerTambém existe o Prateado (silver round trip) que inicia direto em Alpnachstad, sem o barco. Nesse caso você chega de trem até a estação Alpnachstad ou em Kriens e começa o trajeto.

Percurso Golden Round Trip Pilatus

Etapa um > Barco

cruzeiro lago lucerne suica
O píer fica logo em frente a estação principal de Lucerna (Hauptbahnhof) na parada 2. Se você quiser, pode deixar suas coisas nos armários da estação pagando 6 ou 8 euros conforme o tamanho do armário. O passeio dura uns 40 minutos e cada segundo é uma vista linda de Lucerna. Fique atento para descer na estação Alpnachstad.

Esta é a primeira classe o barco, fica no andar de cima e tem bem menos gente.barco primeira classe lucerne pilatuspasseio de barco em lucerna na suiçamontanha pilatus passeio golden round trip lucerna

Etapa 2 > Trem cremalheira

passeios de trem na suica lucerna pilatus
O famoso trem cremalheira do Pilatus, o mais íngreme do mundo (48% de inclinação), fica na estação Alpnachstad. Contruído por Eduard Locher em 1889, o trem a vapor ficou ativo até 1937 e percorria os 4618m de trilhos até ser substituído por modelos mais novos.

subindo o monte pilatus na suiçaDaqui até o topo da montanha demora em torno de 40 minutos para chegar. A vista fica mais incrível a cada metro! Se possível fique na janela do último vagão ou mais próximo dele para ter uma visão completa dos lagos e montanhas da região.

trem cremalheira mais ingreme do mundo pilatustrilho trem cremalheira em lucerna na suicapilatus a montanha dos dragoes em lucerna na suicaNo topo fica estação Panorama à prova das diferentes temperaturas! Não se preocupe se estiver frio mesmo no verão…só dar uma corridinha lá fora e voltar pra se aquecer ahauehuae Também existem dois hotéis (Bellevue e Pilatus – Kulm construído em 1890 o.O), um restaurante, cafeteria e algumas lojinhas de recordações.

vista da montanha pilatus vale a pena

hotel pilatus kulm lucerna suicaExiste um trecho bem próximo que dá pra subir a pé bem rapidinho ali na esquerda. As escadas são bem fáceis de subir e de cima dá pra ver mais um pedaço da montanha!

subir-ao-monte-pilatus-lucerna-suicapasseios legais na suica monte pilatus lucerna

Etapa 4 > Gôndola Dragon Ride

dragon-ride-monte-pilatus-na-suicaA gôndola é tá ali embaixo na fotinho olha! O Dragon Ride nada mais é do que a gôndola do topo até a estação Fräkmüntegg e é muuito rápida, chega em 3 min e meio, uma diferença de 700m de altitude. É bem espaçosa e possui alguns assentos na frente, então chegue antes se quiser ir sentado.

dragon-ride-gondola-passeios-incriveis-na-suiçaNa estação Fräkmüntegg  são realizadas algumas atrações no verão no “Parque das Cordas” como trilhas, arvorismo, tobogã, passeios de bicicleta e picnics.

frakmuntegg montanhismo suica

Etapa 5 > Teleférico

teleferico lago lucerna monte pilatus
De Fräkmüntegg até Krieseregg ou até a cidade de Kriens é necessário pegar o teleférico. A todo momento tem um, então você não precisa dividir com estranhos ahuehau O teleférico é bem confortável e silencioso, você consegue escutar os riachos e os passarinhos!

teleferico na suica pilatus lucerne
Na estação Krieseregg existe alguns restaurantes e o Pilu Land, o parque para as crianças pequenas. Pilu é um apelido carinhoso dado ao dragãozinho símbolo do Pilatus.

teleferico-em-lucerna-monte-pilatus

Etapa 6 > Busão até Lucerna

A última parada do Pilatus é a estação em Kriens. Dali é só caminhar pela rua até chegar no centro da cidade, seguindo algumas plaquinhas e aí pegar o bus de volta a Lucerna.

Vale a pena pelo preço?

O preço total do passeio sai em torno de 100 CHF, um preço relativamente salgado, porém eu recomendo muuuito! Foi um dos passeios mais incríveis  que fiz neste roteiro na Suíça. Amei cada momento e trajeto diferente, sem falar que a vista é de cair os “boi cas corda” aheuaeh

Veja também as dicas de Lucerna e city tour no vídeo abaixo  ROTEIRO EM LUCERNA: O MELHOR EM 2 DIAS!

 

Salve a imagem no seu pinterest!

Monte PIlatus, um passeio completo em Lucerna! Barco, trem, gôndola e teleférico!

Leia também

ROTEIRO EM ZURIQUE: DO CLÁSSICO AO ALTERNATIVO!
MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR
BERNINA EXPRESS: TREM PANORÂMICO NA SUÍÇA!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

13 Comments

bstorquato Agosto 11, 2017 at 11:06 am

A Suíça e sua beleza natural incomparável! Nunca tinha ouvido falar nessa montanha, que lugar fantástico!

Reply
Edson Jr Agosto 12, 2017 at 12:08 pm

As fotos ficaram ótimas, Guria. Quando fomos para Lucerna o tempo estava bem ruim e acabamos ficando só na cidade mesmo. Preciso voltar agora… 🙂

Reply
Gabriela Torrezani Agosto 12, 2017 at 4:46 pm

Que lindo, Angie! Morro de medo de visitar a Suíça e acabar com todo o meu dinheirinho em apenas 1 dia hahahahahahaha mas esses lugares que você passou estão quase me convencendo!

Reply
Ana Carolina Miranda Agosto 13, 2017 at 6:46 pm

Esse passeio é sem dúvida nenhuma inesquecível! Lendo seu post me lembrei de quando fui para o Monte Rigi e também pegamos o trenzinho para descer. Foi tudo de bom! Ótimas dicas

Reply
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) Agosto 13, 2017 at 11:46 pm

O visual é belíssimo!!!! A troca de meio de transporte te permite diversas perspectivas o que é muito bacana. Entretanto o que mais gostei de saber foi que existem lendas medievais de dragões!! ! Poncio Pilatos por aí?! 🤔🤔🤔🤔 ehehehehe

Reply
Fabiano Janeiro 23, 2018 at 4:51 pm

Olá. Muito legal os videos. O trecho golden round trip, tem certeza que só inicia em maio? Tenho viagem para março, qual das maneiras voce recomenda chegar até o topo?

Reply
Angie Janeiro 24, 2018 at 8:31 am

vai depender muito da neve! quando vc for comprar o ingresso pode perguntar se abriram ou não! de trem é muito legal!

Reply
Fabiano Janeiro 24, 2018 at 8:41 am

Obrigado pela resposta, pelo que entendi se houver muita neve o acesso seria só de onibus. Não seria a mesma coisa, que pena

Reply
Rafael Pereira Delfino Junho 27, 2018 at 8:36 pm

Olá Angie!! Primeiramente, parabéns pelo blog, muito boas as dicas, vão me ajudar muito. Estarei indo agora em agosto/2018 para Lucerna e irei comprar o Swiss Pass, assim pretendo visitar o Monte Pilatus e fazer a Golden Round Trip como você vez, você disse que é gratuito com o Swiss Pass né e o valor sem ele é 102CHF, é isso? Estou dizendo isso, porque no site do Pilatus não esta muito bem claro, talvez tenha mudado. Obrigado pelas dicas.

Reply
Angie Junho 28, 2018 at 10:34 am

oie! acredito que o valor seja isso e precisa comprar os tickets separados na hora para cada coisa (barco, trem, busao) pois nao vendem o conjunto online. Swiss pass tem essa facilidade! muito obrigada pela visita ao blog, espero que tenha te ajudado!
ps: por favor utilize os links no fim de cada post para reservar seu hotel ou seguro viagem, me ajuda muuuito! obrigada!

Reply
Fabiano Junho 28, 2018 at 10:42 am

Estive agora em março/2018 em Luzern e Pilatus. A cremalheira lamentavelmente estava fechada, acredito que pelo tempo. Mas fiz de teleférico (pagando 50% com o swisspass) e foi muito bacana tambem.

Reply
Rafael Pereira Delfino Junho 28, 2018 at 8:55 pm

Depois de pesquisar bastante, vi que a partir de 01/01/2018 o Pilatus deixou de ser free com o swiss pass e passou para 50%, porém o valor é 36CHF para o trajeto Kriens/Alpnachstad-Pilatus Kulm-Kriens/Alpnachstad, sabe me dizer se o trajeto que você fez de barco de Lucerna até Alpnachstad é de graça com o Swiss Pass? Pretendo fazer o mesmo trajeto. Obrigado

Reply
Angie Junho 29, 2018 at 9:58 am

ahh que pena que deixaram de trabalhar juntos. Sim, este trajeto de barco é grátis com
• Swiss Travel Pass, Swiss Travel Pass Flex und Swiss Transfer Ticket Combi

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: