Itália

Gastos em Roma: Quanto custa viajar para Roma

posted by Angie Abril 13, 2018 16 Comments

Apesar da Itália ser mais barata em relação à Inglaterra e França, há alguns fatores que pesam no bolso. Roma é a capital da Itália, atrai milhares de turistas todos os dias e consequentemente os preços sobem, especialmente no valor da hospedagem. Veja quanto custa viajar para Roma!

Quanto custa viajar para Roma?

gastos em roma quanto custa viajar coliseu atracoes

Passagem para Roma

Se você está no Brasil, a passagem vai ser o principal custo para viajar para Roma, mas pelo menos você pode parcelar né! Tem voos do Brasil para Roma pela Tam, Alitalia, Ethiopian Airlines (na época era a opção mais barata, veja como foi a experiência de voo).
Como eu já estava viajando pela Europa, utilizamos ônibus para entrar e trem para sair de Roma. Confira VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS

O segredo para economizar na passagem é comprar com antecedência e ficar ligada nas promoções para viajar para Roma! Neste post aqui COMO ENCONTRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS explico certinho como achar passagens aéreas baratas e aqui as dicas sobre as low costs GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Passagem do Brasil para Roma custa em torno 2800 a 3500 reais na classe econômica.

Passagem dentro da Itália de busão custou 20 euros (sainde de La Spezia – Cinque Terre) e o trem de alta velocidade até Veneza custou 10 euros (bagatela especial eu nem acredito que consegui, normalmente custa 80 euros ou 50 indo pelo regional pinga pinga).

Seguro Viagem

É obrigatório para entrar na Europa, sem falar que é muito importante pois qualquer coisa pode acontecer com você! Exploquei tudo aqui neste post COMO NÃO ERRAR NO SEGURO VIAGEM EUROPA

Lembre-se que são 7 dias de viagem (contando os dias de ida de volta) pois assim se você tiver problemas no voo ou com babagem estará protegida. Faça você mesma a cotação do seu seguro viagem.

Outra coisa é a INTERNET!

Em Roma é muito fácil se perder! Conheça o chip internacional de Internet Ilimitada

quanto custa viajar para roma

Hospedagem em Roma

Roma é uma das cidades que você não consegue fazer correndo e eu sugiro no mínimo 5 dias completos para ver Coliseu, Palatino e Fórum Romano, Vaticano e o Papa (quartas e domingos), Panteão, Castelo Sant’Angelo e dar um rolê pelo centro histórico e bairros, como o Trastevere. Por esta razão calculei 5 dias para este post sobre gastos em Roma.

Por ser uma cidade antiga, você paga uma taxa POR NOITE de 3,50 euros. Todo turista paga independente se é hotel ou Airbnb. Esse dinheiro vai para a manutenção da cidade e quase todas as cidades na Itália cobram isso.

O preço varia conforme o seu tipo de hospedagem e com quantas pessoas viajam com você. Se está em família, a melhor opção é o Airbnb pois você tem a possibilidade de cozinhar e o preço por pessoa pode ficar entre 11 a 18 euros.

Uma diária em hotel para duas pessoas custa 50 a 80 euros
Uma diária para uma pessoa em hostel sai 23 a 40 euros

Abaixo algumas sugestões de hospedagem em Roma

Fazendo os cálculos para viajar para ROMA 5 DIAS SAI:
300 euros um quarto casal em hotel
158 euros uma cama em um hostel com quarto compartilhado
Mais 17,50 taxa por pessoa

Comida em Roma

comida em roma gastos pizza

A comida na Itália é a melhor parte! Os preços são relativamente baixos e as comidas são boas! Lembrando que os restaurantes próximos às atrações turísticas normalmente são ruinzinhos e caros, por isso sugiro caminhar pelo menos 5 quadras da principal atração turística para provar a autêntica culinária romana. Pode ser meio difícil já que o centro de Roma contêm quase tudo.

Para quem quer economizar, sugiro pegar pizza a taglio: pedaços de pizza conforme a sua fome, já que você paga por peso. Sai de 3,50 a 5 euros.

Em restaurante as massas para uma pessoa variam de 9 a 13 euros, as bebidas custma uma fortuna de 4 a 6 euros e ainda há o coperto, uma taxa de 1 a 2 euros por pessoas (seria a gorjeta, a taxa de 10%). É cobrado até no cafezinho se você sentar numa mesa, se você consumir no balcão não é cobrado essa taxa.
Pratos com carne são mais caros entre 16 a 23 euros e saladas custam 7 a 11. Gelato varia de 2,50 a 5 euros.

Se você pode cozinhar, sugiro fazer a janta em casa pois os preços são mais caros à noite nos restaurantes. Massa, molho de tomate e refrigerante no supermercado sai em torno de 3-4 euros.

Água não precisa comprar, pode tomar direto da torneira e encher a garrafinha nas fontes de água espalhadas pela cidade.

O preço para quem deseja tomar café da manhã e jantar em casa, almoçar no restaurante e tomar um café ou uma pizza a tarde é 20 euros por dia. Claro que pode reduzir mais se você substituir o almoço de 12 euros por um sanduíche.

Média de gastos 5 dias 1 pessoa= 120 euros

quanto custa viajar para italia roma coliseu

Transporte em Roma

Roma é ótima pois você consegue fazer várias coisas a pé dependendo de onde está hospedado. O valor do metrô custa 1,50 e o passe diário 7 euros e vale por 24 horas da primeira validação. Se você vai caminhar bastante e ver mais de uma atração, sugiro o ticket de um dia. Se não, pega um de 1,50 e faz o resto caminhando.

Compre os tickets na máquina do metrô e compre uns 2 a mais do que irá utilizar, pois não tem como comprá-los dentro de tram ou ônibus. Não esqueça de validar o ticket quando utilizar esses transportes para evitar multas!

Se ficar no bairro Prati pode caminhar até o Vaticano. No bairro Termini há muitoas atrações ao redor, então nem precisa pegar metrô praticamente. Em Trastevere é mais longinho mas chega rápido de busão em qualquer lugar.

Média de gasto com transporte em Roma: 20 euros

O ideal é montar o seu roteiro conforme a região para fazer tudo a pé.
Fiz este ROTEIRO EM ROMA 2, 3 OU 4 DIAS baseado em regiões pra otimizar a sua viagem!

Ingressos em Roma

atracoes em roma tickets gastos em roma

Esse é outro fator que irá pesar mais no seu bolso para viajar para Roma são os ingressos. Se você conseguir se planejar e comprar os ingressos com antecedência pela internet poderá economizar bastante! Os tickets são vendidos nos sites oficiais das atrações e há uma taxa de 2 ou 4 euros por ingresso.

Se você não teve tempo, sugiro procurar no site Get Your Guide para ver se há ingressos disponíveis online. Eu usei esse site para comprar os ingressos dos Museus do Vaticano pois não tinha em nenhum outro lugar e paguei o dobro do preço normal, PORÉM consegui entrar! Nem precisou imprimir e foi tranquilo achar a guia na frente do museu. O Get your guide é parceiro do Apure Guria e uma pequena comissão é passada pra mim (obrigada por usar o link me ajuda muuitoo <3 ).
Seja flexível em relação às datas para poder comprar no dia mais barato.

Também existe o ROMA PASS, um ticket especial que inclui um museu “gratuito” fast pass (sem filas), desconto em outros e transporte gratuito para 24 horas. Há opção de 48 e 72 horas também. Vale para todos os museus e atrações estatais (Vaticano não vale).

Se não tiver INGRESSOS em NENHUM SITE a solução é ir para a fila gigante que podem durar de 2 a 3 horas confome a estação e embaixo do sol fervendo de Roma.

Valores oficiais dos ingressos (sem taxas) (clique no nome para acessar as dicas de cada lugar)
12 euros Coliseu, Palatino e Fórum Romano (vale 2 dias consecutivos)
17 euros Museu Vaticano e Capela Sistina
14 euros Castelo Sant’Angelo
Panteão é gratuito
Evento do Papa é gratuito
6 euros para subir na cúpula da Basílica de São Pedro

roteiro em roma custos de viagem pantheon

Comprando online Coliseu e Vaticano sem guia de áudio: 35 euros

Quanto custa viajar para Roma total

Média total da viagem SEM PASSAGEM DO BRASIL

685 euros para 5 dias casal

350 euros para 5 dicas viajante solo mochileiro

Isso ai galera! Espero que vocês tenham gostado desse post com gastos de viagem em Roma! Bora viajar pra Roma!

Assista o video com roteiro em ROMA E VATICANO

Salve esta imagem no seu pinterest

Quanto custa viajar para ROMA, gastos em hospedagem, comida e mais!

20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA
MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR
COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

16 Comments

Taís Abril 18, 2018 at 8:45 am

Que post ótimo, Angie!! Várias coisas eu não sabia sobre Roma e foi bom pra eu já ficar esperta quando for visitar, nas taxas e tals. Na minha cabeça as hospedagens em Roma seriam um pouco mais baratas, mas faz sentido mesmo os preços serem um pouco mais altos.
Obrigada por esse post :*

Reply
Lulu Freitas Abril 18, 2018 at 1:22 pm

Excelentes dicas! Com esse post dá para organizar direitinho a viagem para Roma. Fiquei com vontade de voltar…

Reply
quartodeviagem Abril 18, 2018 at 2:15 pm

Roma não é tão barato como eu imaginava, mas é uma viagem que vale muito a pena, é muita história, arquitetura e belezas, quero voltar com certeza!

Reply
Mel Abril 18, 2018 at 6:55 pm

Roma é uma das capitais europeias que mais quero visitar e estas dicas ajudam imenso. Obrigada 🙂

Reply
Fabia Fuzeti Abril 19, 2018 at 4:37 am

Vários amigos reclamaram do preço da comida em Roma! Legal saber que vc achou ok. Nós reservamos um hotel para os pais da Gabi que foi maravilhoso e mega barato. Eles amaram! Foi logo no comecinho de janeiro. Deve ser uma época barata para se hospedar. Amei as dicas, guria.

Reply
Angie Abril 23, 2018 at 6:18 am

tem restaurantes q eram mais caros, sem falar que muitos cobram o coperto (q seria o 10%). ficamos em um airbnb maaara gigantesco e com tudo que precisavamos, gostei muito

Reply
Juliana Proença Abril 21, 2018 at 2:59 pm

Amei o post, super completo!!! Concordo com você, para não fazer tudo correndo uns 5 dias em Roma fica perfeito! E da comida italiana nem se fala… uma delicia!

Reply
Edson Jr Abril 24, 2018 at 10:13 am

Sempre com posts muito uteis guria, já com vontade de voltar para Roma

Reply
Fabia Fuzeti Maio 17, 2018 at 5:56 am

Daeeeee guria! Cara, eu fui pra Roma há mais de 20 anos kkkkkkkkkkkkkkkkk então perdi a noção totalmente de como estão os preços hoje. Adorei seu post! Quero voltar lá logo com a Gabi

Reply
Angie Maio 17, 2018 at 5:16 pm

aehuaheuah genteee como assimm! leva a gabi siiiiiiiiim

Reply
Katarina Holanda Maio 18, 2018 at 6:32 am

SEM OR ESSAS PIZZAS! Têm muitos lugares que quero conhecer em Roma e no resto da Itália, mas confesso que a comida é o que mais me motiva, haha. Adorei o post!

Reply
Angie Maio 19, 2018 at 6:40 pm

deliciosaaaa tive que voltar pra comer de novo aheuae

Reply
Denise Barreto da Silva Maio 18, 2018 at 1:00 pm

Quero muito conhecer Roma e seu post sobre os custos tão detalhadinho me ajudará muito. Ótimo texto! Abraços!

Reply
Angie Maio 19, 2018 at 6:41 pm

fico feliz que gostou!

Reply
cris Maio 22, 2018 at 6:23 pm

Uma viagem bem salgadinha mas que deve valer super a pena cada centavo! Post super completo! Adorei!

Reply
Angie Maio 23, 2018 at 5:56 pm

O segredo eh
Quem converte não se diverte hahshsggs

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: