Itália

Museus Vaticanos e Capela Sistina: dicas essenciais

posted by Angie Agosto 8, 2018 9 Comments

Os Museus Vaticanos reúnem coleções de arte e antiguidades de diversas épocas, sendo uma das atrações mais importantes do Vaticano e Roma. Apesar de você usar apenas um ingresso para entrar, o lugar é formado por vários museus, ou seja, seções diferentes que vão desde Pinacoteca, salas especiais, parte egípcia até a Capela Sistina. Assista o vídeo para ter uma ideia melhor dos Museus Vaticanos e confira as dicas para visitá-los!

Museus Vaticanos

museus vaticanos quanto custa o ingresso entrada

Uma breve história dos Museus Vaticanos

Tudo começou lá na Idade Média quando o papado foi acumulando algumas obras de arte, grande parte das obras feitas durante essa época e tentando resgatar algumas do Império Romano. A coleção só foi aumentar de verdade e ter um valor a partir do Renascimento, quando surgiu um interesse pela beleza, arte e culturas clássicas da Antiguidade.

Grupo de Laocoonte, Apolo e Vênus Félix formam o conjunto de peças “resgatadas” dos tempos romanos e que começam a coleção de verdade, instaladas em uma nova galeria no Palácio do Vaticano. Conforme iam descobrindo novas esculturas, iam colocando no Antiquário das Estátuas. O estudo da Arqueologia ia se consolidando, Roma se tornou um dos principais sítios arqueológicos e a Igreja sempre tinha preferência na aquisição das peças, sempre tentando manter as peças dentro da cidade.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Claro que houve várias mudanças na coleção, algumas obras foram consideradas pagãs  e doadas aos Museus Capitolinos e a pessoas de grande poder e influência. Outras obras foram escondidas do público. Napoleão também levou várias obras importantes à Paris durante a sua invasão, as quais só foram recuperadas por Antonio Canova quase 20 anos depois.

Durante os séculos seguintes vários anexos, corredores e salas foram construídas nos Museus Vaticanos para abrigar tantas obras.

cupula basilica de sao pedro museu vaticano

Veja o vídeo

Como comprar seu ingresso para os Museus Vaticanos

Por ser uma das atrações mais concorridas do Vaticano e de Roma, fica difícil adquirir seu ingresso pra mesma semana  no site oficial. Você pode até tentar arriscar pegar a fila, mas com esse solão não recomendo pois irá passar algumas horas lá fora.

ingresso museu vaticano como comprar

Eu comprei pelo Get your Guide, um site que revende ingressos de vários lugares, paguei mais caro sim, mas pelo menos pude visitar e babei em várias obras haueahe Se eu tivesse me programado, teria economizado, pois o preço aumenta conforme a data que deseja visitar.

Você escolhe qual horário é melhor (dê preferência pela manhã), paga com cartão de crédito ou paypal e recebe no seu email. Aí é só se encontrar com um dos representantes oficiais no endereço que recebeu, mostrar o número de reserva no celular e receber o seu ingresso. Simples assim, nem precisa imprimir. Normalmente o ponto de encontro é próximo à entrada do Museu.

A que comprei é esta do cara com a câmera fotográfica e coloquei outras opções legais.

 

Entrada gratuita e entrada noturna

Se você estiver por Roma no fim do mês, os Museus Vaticanos são grátis no último domingo de cada mês (quadradinhos em verde) até as 12:30! Os destaques em amarelo são para aberturas noturnas e os em vermelho para dias que estão fechados.

calendario entrada museu do vaticano

Como chegar no Museu do Vaticano

O mais fácil é usar o Google Maps no celular (aliás é muito fácil se perder em Roma, então vá com chip de internet para celular!) até a Praça de São Pedro. Aí é virar a direita. Quando você ver uma construção gigantesca toda murada, siga pela direita contornando o muro que logo aparece a entradinha.

Atenção: não leve bolsas grandes, pau de selfie e objetos cortantes para o Museu pois há raio X logo na entrada. Então evite confusão e deixe em casa!!

Obras importantes nos Museus Vaticanos

É impossível visitar tudo num dia, é o museu que eu mais caminhei e o mais cansativo que já fui. Então vou por as obras que eu considero importantes para ver na sua primeira visita aos Museus Vaticanos.

Se você não vai com guia, pegue um áudio guia no primeiro andar  logo depois da entrada (o aluguel custa 7 euros se não me engano) e um mapinha grátis que mostra dois percursos: longo ou curto.

O longo é looongo meudeussss mas passa pelas Salas de Rafael que são magníficas!!

Pinacoteca Vaticana

detalhes pintura caravaggioReúne 500 pinturas de séculos e mestres diferentes como Giotto, Fra Angelico, Rafael, Leonardo da Vinci, Reni, Ticiano, Veronese, Botticelli e Caravaggio.

estatua anjo bernini vaticanosobras museus vaticanos italiaA pinacoteca fica do lado direito no terraço com vista para os jardins e a Cúpula da Basília de São Pedro.

terraco vista basilica jardins museu do vaticano dicas

Pátio da Pinha

Saindo da Pinacoteca e indo reto, você chega no Pátio da Pinha onde outra obra que achei muito legal está localizada:  uma esfera de bronze de Arnaldo Pomodoro que gira! Ela ofusca a obra que deu nome ao Pátio, a Pinha encontrada nas termas de Agripa.

escultura bola gigantesca cobre vatiano

Aí é só seguir as placas e subir algumas escadas até o Museu Pio Clementino e caminhar eternamente até a Capela Sistina.

Museu Pio-Clementino

escultura laoconte museus vaticanos dicasReúne obras do Renascimento e Antiguidade! É a minha parte favorita devido ao Pátio Octogonal, onde fica o Grupo de Laocoonte e seus filhos, o Apolo Belvedere, cópia de Leocarés, e o Perseu com a cabeça da Medusa de Canova.

A sala Rotunda com uma cúpula de Simonetti e mosaicos e sala das Musas com Apolo e as Musas e o Torso Belvedere (inspiração de Michelangelo para Capela Sistina) de Apolônio de Atenas são imperdíveis. Abaixo a Banheira de Nero feita com um dos mármores mais duros do planeta!

sala rotonda banheira nero

Hércules Dourado ao fundo e  Mosaico da Deusa Minerva.sala mosaico museus vaticanos

Galeria dos Mapas

sala dos mapas vaticanoUm longo corredor de 120 metros de comprimento com 40 mapas gigantes nas paredes do cartógrafo Ignazio Danti do século 16 (possui apenas 5% de erro se comparados ao Google Maps) e detalhes incríveis no teto no estilo renascentista.

Salas de Rafael

escola de atenas afresco rafael sanzioGrupo de 4 aposentos pintados por Rafael Sanzio entre 1508 e 1524, cada um usado para um propósito diferente como cerimônias, audiências e reuniões oficiais. Painéis gigantes cobrem as paredes e pinturas no teto, são detalhes de tirar o fôlego de tanta beleza. A mais famosa é a Escola de Atenas na Stanza della Segnatura, na qual Rafael poe a sua própria figura no cantinho direito e Da Vinci ao centro.

sala de rafael pinturas afrescos museus vaticanos

Capela Sistina

afresco capela sistina michleangelo adao e deus se tocandoCom toda certeza o lugar mais lotado dos Museus Vaticanos. Na capela Sistina fica um conjunto de afrescos executados por Michelangelo (no teto e na parede do altar) e mestres como Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Piero di Cosimo e outros mais nas paredes laterais.  O mais adequado é sentar nos banquinhos nas laterais e apreciar todo o conjunto.

A Capela Sistina é utilizada para o Conclave (o processo da escolha de um novo Papa)  desde 1492.

É proibido filmar ou tirar foto, há vários guardinhas gritando e expulsando gente (na terceira chamada). Acredito que seja para não danificar os afrescos com o flash (afinal, estão ali há mais de 500 anos), para não dar uma camerazada na cabeça de alguém (bati numa mulher sem querer já na primeira foto hehehe) ou atrapalhar a galera querendo uma selfie com pau de selfie.

Assim, eu acho sacanagem sair de lá sem uma foto. Sei que é um lugar sagrado, mas é uma oportunidade única!

capela sistina cheia de gente vaticano

museu vaticano capela sistina michelangelo

E ainda falta pra visitar: Museu Chiaramonti, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Missionário-Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão, Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea.

Basílica de São Pedro

E no final você chega na Basílica de São Pedro, na qual há inúmeros detalhes incríveis e uma vista incrível de Roma da cúpula, de tirar o fôlego meesmo! Paga para subir.

Envie um cartão postal do Vaticano!

Aproveite para enviar uma lembrança para sua família de um dos menores países do mundo! O Correio Vaticano tem uma área pequena próxima à escada circular do outro lado do museu (escada espiral de Giuseppe Momo de 1932). Recomendo ir pra lá primeiro e terminar o tour na Basílica, pois aí já sai e tá tudo certo. Vendem o cartão e o selo lá mesmo.

como enviar cartao postal do vaticanoescada rampa vaticano ilusao de oticaLembranças do Peléééé

camiseta pele assinada papa

Assista o vídeo

Gostaram das dicas dos Museus Vatinos?

Salve no Pinterest

Museus Vaticanos, dicas para visitar Capela Sistina, Pinacoteca, como comprar ingresso

Leia também

COLISEU DE ROMA: DICAS E GUIA COMPLETO PARA A SUA VISITA!
COMO VER O PAPA NO VATICANO
GASTOS EM ROMA: QUANTO CUSTA VIAJAR PARA ROMA


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

9 Comments

Gabriela Torrezani Agosto 10, 2018 at 6:14 am

O papa é poooop e a guria também! kkkkkk curti muito, apesar de não ser nada religiosa eu adoraria visitar o Vaticano, tem que ir pelo menos uma vez na vida, né?

Reply
quartodeviagem Agosto 10, 2018 at 10:57 am

Não consegui visitar o museu e nem a Capela Sistina, mas já é uma desculpa pra voltar com certeza, quando fui estava muito cheio e o ingresso muito caro!

Reply
Nana Agosto 10, 2018 at 12:15 pm

Lugar incrível né? Tanta história, tanta energia. Gostei muit de conhecer. E adorei seu post!! Me deu muita vontade de voltar

Reply
Fabíola Moura Agosto 10, 2018 at 3:44 pm

Meu Deusssssss, quanta coisa linda pra ver!!!! Queroooo tudooo, mas precisa de quantos dias para ver tudo com alma mesmo? A Capela Sistina é um sonho que quero realizar, mas quero apreciar sem pressa, é possível ou fica aquela agonia de um monte de turista em cima?

Reply
Amilton Fortes Agosto 10, 2018 at 5:16 pm

Ficou completaço o seu post hein? Tantas belezas reunidas nesse belíssimo acervo, sem dúvida um lugar que merece ser visitado…

Reply
Lulu Freitas Agosto 10, 2018 at 6:50 pm

Post mega completo! Adorei! A Capela Sistina era um sonho para mim e conhecer foi uma emoção (mesmo lotada de turistas, como todos os lugares do Vaticano)

Reply
Fabiana Agosto 11, 2018 at 12:57 am

Demais essas dicas!!!! Quando fui para o Vaticano, confesso que fiquei um pouco perdida. Esse post teria ajudado muito!

Reply
Ruthia Portelinha Agosto 13, 2018 at 9:52 am

O meu sonho é deitar-me no chão da Capela Sistina e mergulhar naquele tecto, sem ninguém a incomodar. Impossível, eu sei. Mas sonha é grátis

Reply
Gisele Rocha Agosto 13, 2018 at 4:59 pm

Realmente uma visita imprescindível para quem vai a Roma. E com o seu guia fica muito mais fácil fazer o planejamento.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: