Itália

Monte Grappa e o monumento da Primeira Guerra Mundial

posted by Angie Outubro 3, 2018 5 Comments

O Monte Grappa fica na província do Vêneto na Itália e pode ser visto de Bassano del Grappa e de outras cidadezinhas. Esta montanha foi importante durante as duas Guerras Mundiais e até aparece em jogos de videogame como Battlefield. Veja as dicas para visitar o Monte Grappa e o Monumento da Primeira Guerra Mundial.

Como chegar no Monte Grappa

O Monte Grappa se divide entre Vicenza, Treviso e Belluno sendo que a estrada até o topo começa em Romano d’Ezzelino. A estrada tem o nome de Estrada Cadorna, devido ao general que a construiu, e possui muitas e muuuuitas curvas até atingir o topo da montanha a 1775m. Ao todo são 25 km e demora em torno de uma hora para subir.

A paisagem até o topo é maravilhosa! Impossível não querer parar a cada 10 min para fotografar.

vista do monte grappa cidadesmontanha veneto monte grappaestrada monte grappa italia

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Saímos bem cedinho e o dia estava horrível, frio, chuviscando e com neblina. Não era o dia ideal para subir a Montanha, justamente pela pouca visibilidade. No entanto, os parentes italianos do meu marido (agora minha família também) queriam muito nos levar até o topo.

Aí foi eu e minha sogra com roupas nada adequadas ao frio, emprestamos algumas dos parentes e imaginamos que estaria uns 15 graus…mas não contávamos com tanta neve! Além da chuvinha meio chuneves e vento, tinha morros e morros de neve.

casa na neve monte grappaMANO DO CÉU CARALHADA DE NEVE e eu com tênis de tecido -_-

fortificação monte grappa Monte GrappaA sogra fez questão de usar esse amarelo berrante pra ninguém abandonar ela lá em cima aheuaheua brincadeira, era só um bico como guardinha de trânsito.

guerra de bolinha de neve monte grappaNós visitamos em abril gente! Como a minha sogra nunca tinha visto taaanta neve, tava super faceira, deu pra brincar de guerra bola de neve! Teve uma hora que fiquei ATOLADA ATÉ O JOELHO e precisei de resgate ahueahuea

monte grappa atolada na neve

O Monte Grappa durante as Guerras

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Monte Grappa foi uma das defesas italianas contra o exército austríaco. Aqui o exército italiano fez cavernas nas rochas para artilharia e construiu a Galeria Vittorio Emanuele equipada com tanques de água, camas e enfermaria.

Na Segunda Guerra Mundial foi centro de refúgio para partisões italianos, os quais foram mortos pelos nazistas durante uma batalha ou queimados vivos. Quem escapou foi enforcado nas árvores em Bassano del Grappa.

O que ver no Monte Grappa

Lá em cima há um estacionamento, um refúgio tipo cafeteria e o Museu Histórico da Guerra 1915-1918. monte grappa refugio cafeo que fazer no monte grappa veneto italia

Museu da Guerra

A entrada do museu é gratuita e dentro há diversos documentos, armamentos, uniforme do exército, fotos e outros itens utilizados pelos soldados. Não há nenhum tipo de cuidado no museu, então tava tudo embaçado por causa da umidade. Também havia um grupo de estudantes que chegaram lá com um busão. Olha a loucura ahueaheua
museu monte grappa primeira guerra mundial

Essa é a entrada do museu e ao lado fica um túnel. Bem cabuloso com essa neblina!

museu monte grappa carta mussoliniAlguns itens dos soldados e uma carta assinada por Mussolini.

Monumento

Do outro lado há um monumento chamado Sacrario Militare construído em 1935, onde há restos mortais de mais de 12615 soldados, dos quais 10332 foram identificados. O monumento é gigantesco com oito círculos, formando uma pirâmide, e no topo fica um pequeno santuário da Madonnina del Grappa. Foto de Gabriele Dalla Porta

piramide ossuario monte grappa italiaCada buraquinho desse é um túmulo. Quem não foi identificado ganhou nomes de personagens como Peter Pan.

O retorno precisa ser realizado com mais cuidado, já que é descida. Por sorte o tempo abriu e consegui umas imagens lindas!

casinhas na neve monte grappa dirigir estrada italia monte grappa placaestrada para monte grappa lugares legais para visitar no venetovista do monte grappa estrada veneto

Leia mais sobre a região do Vêneto

DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS
LAGO DI BRAIES: UM DOS LAGOS MAIS BONITOS DA ITÁLIA!
BASSANO DEL GRAPPA: CHARME NO VÊNETO!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

5 Comments

Mariana Antunes Outubro 8, 2018 at 6:14 pm

Que interessante esse monumento Sacrario Militare, não conhecia. Brincar de neve assim deve ser bem legal, nunca vi tmb dessa forma! kkkk 🙂 ótimo relato.

Reply
Débora Resende Outubro 8, 2018 at 10:06 pm

Nunca tinha ouvido falar nesse lugar, mas achei super interessante! É lindo e parece bem divertido pela neve, mas ao mesmo tempo deve dar um nó na garganta pela história, né? rs

Reply
ferscafi Outubro 9, 2018 at 1:20 am

Realmente, aí tinha neve demais para abril! E ótimo sair do circuitão turístico da Itália!

Reply
Vitor Martins Outubro 9, 2018 at 8:45 am

Frio faz parte!!Mas realmente é um pouco demais em Abril…De resto foi fantástico!

Reply
Fabio Brasil Outubro 9, 2018 at 4:13 pm

Caraca, mas o tempo tava ruim mesmo, hein? rsrs. Acho que com tênis de tecido, não ia rolar pra mim! Da hora esse passeio! 😉

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: