Itália

Coliseu de Roma: dicas e guia completo para a sua visita!

posted by Angie Agosto 4, 2018 5 Comments

O Coliseu de Roma é provavelmente uma das atrações mais reconhecidas em todo o planeta. O Anfiteatro foi construído em 72 d.C aos comandos do Imperador Vespasiano e Tito, é o maior do mundo e podia abrigar entre 50 a 80 mil pessoas. Saiba mais sobre a história do Coliseu de Roma, como comprar ingresso e visitar o interior. Assista também o vídeo Roma em 3 dias.

Dicas para visitar o Coliseu de Roma

coliseu de roma ceu azul dicas
O que havia antes do Coliseu de Roma

Antigamente havia uma vila do Imperador Nero, a Casa Dourada (um palácio), um grande lago artificial e uma estátua gigantesca dele mesmo. Há algumas especulações que ele estava envolvido no grande Incêndio de Roma, pois essas estruturas foram construídas em um lugar devastado pelo fogo. Não se sabe se era tudo calúnia, mas ele acabou se matando alguns anos depois.

Aí para melhorar a estima dos cidadãos romanos, o Imperador Vespasiano apelou pra política do pão e circo demolindo a vila de Nero e construindo uma arena para entreter as massas. Ele também teve sorte pois invadiu algumas regiões e saqueou muita coisa (provavelmente da província da Judeia).

Vespasiano não viu a construção total do Coliseu, a qual foi terminada apenas um ano depois da sua morte. O Imperador Tito, então, inaugurou o anfiteatro com jogos inaugurais em 80 d.C que duraram mais de 100 dias (para “agradar os deuses” que “jogaram o incêndio, peste e até o eupção do Vesúvio”). Imagina construir um negócio gigantesco desse, 50 m de altura por 188m de comprimento em 10 anos apenas! “Cada Império foi construído pelos escravos” já dizia as músicas do Arch Enemy.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

quanto custa ingresso para coliseu de romaquanto custa viajar para italia roma coliseu

As batalhas de gladiadores e jogos

Dentro do Coliseu havia diversas batalhas entre gladiadores, animais selvagens, execuções, encenações e espetáculos. Muita gente acredita que inundavam a parte inferior do Coliseu para batalhas navais, porém não há registros que confirmem isso.
O que eu vi foram diversas colunas que eram usadas para sustentação de um piso superior (como nos filmes) ou como labirinto para dar aquela “surpresa” na batalha de gladiadores.

centro do coliseu em roma entrada ingressoEstima-se que durante o subida ao poder de Trajano mais de 11000 animais foram chacinados em 123 dias. Claro que nem todos eram ferozes e os mais comuns eram leões, elefantes, ursos, cães, rinocerontes, avestruzes e camelos. Parece que vários animais do norte da África foram extintos devido aos jogos. Os animais eram levados a estrutura de madeira coberta de areia (arena) por um esquema de elevadores, mais ou menos como nesta cena do filme Gladiador.

As batalhas entre gladiadores não eram financiados pelo Estado e sim por pessoas que queriam prestígio, fama e poder. A maioria era composta de escravos que lutavam para sobreviver.

visita dentro do coliseu em roma

como e o interior do coliseu em roma

A estrutura do Coliseu de Roma

dicas para visitar o coliseu em roma interiorO Coliseu é uma das maiores ruínas da Itália, sobrevivente a saques, terremotos e governos que utilizaram as suas pedras em outros edifícios (a famosa reciclagem). Essa prática só parou no século XVII com papa Bento XIV que declarou o lugar sagrado pelos cristãos assassinados ali (provavelmente não eram realizados martírios cristãos no Coliseu, mas enfim, parou a depredação, valeu aí Papa!).

excursao no coliseu tour guiado ruinas em romaPossuia quatro andares dos quais apenas dois são vistos quase completos, como nesta maquete aqui Jean-Pierre Dalbéra A estrutura foi construída com tufo, um tipo de pedra encontrada por toda Roma e tijolos e utilizarm mármore travertino para cobrir, dar aquela garibada.

maquete do coliseu como era antigamenteparede do coliseu pedra tufo

Cada andar da arquibancada era para uma classe social diferente: classe alta, média, peble e mulheres. Sim, as mulheres não eram respeitadas em Roma (já em Esparta era diferente). Havia rampas que facilitavam o acesso e também várias escadas, das quais várias ainda são utilizadas e que dão aos corredores. Já na entrada você sobe várias, a estrutura realmente é gigantesca. Só percebe o tamanho quando está lá dentro!
Também havia várias estruturas feitas de madeira e lona no topo do Coliseu para o centro que criava sombra e protegia os espectadores do sol. Dá pra ver uma parte dos assentos em mármore na foto abaixo.

assentos do coliseu em marmoredicas de roma visita ao coliseu

Fitas de segurança usadas para manter alguns arcos do Coliseu em seu devido lugar.

sustentacao das colunas de roma fita segurancavista do coliseu arco palatinoVista do Coliseu para o Arco de Constantino.

Como visitar o Coliseu de Roma

dicas de roma roteiro 3 dias na italia coliseu

O Coliseu é provavelmente a atraçãos mais disputada em Roma, então as filas são giganteeeescas! Algumas filas demoram horas apenas para comprar o ingresso e aí você enfrenta outra fila para poder entrar no anfiteatro. Para evitar o sol na cabeça (e olha que Roma é muito queeente), sugiro comprar os ingressos para o Coliseu online.

Você recebe bonitinho no seu email, ai leva o número da reserva no teu celular e já pega o ingresso no guichê. A fila para entrar no Coliseu com o ingresso online é bem menor.

Antes de entrar, você é obrigado a passar por um detector e raio x por questões de segurança. Paus de selfie robustos não entram (aqueles de celular até vai), mochilas grandes, mochilas de rodinha também não.

Quanto custa o ingresso pro Coliseu de Roma

Eu comprei no site oficial chamado Coop Culture e paguei 12 euros mais 2 de reserva. Esse ingresso inclui a visita ao Coliseu, ao Fórum Romano e ao Palatino em dois dias consecutivos. Esses dois lugares ficam do outro lado do Coliseu e aparecem no vídeo! Não há visita guiada ou acesso piso da arena.

Para visitas guiadas, fale com a Patricia do Guia Brasileira em Roma. Ela fez o guia do Fórum e Palatino comigo e foi fantástico!

Também tem estas outras opções de ingressos diferentes.

parte de baixo do coliseu ruinas em roma

Como chegar no Coliseu

Recomendo ir cedinho para evitar a gentarada e a estação de metrô mais próxima se chama Colosseo.. Aí é só dar alguns passinhos e você já chega lá! A entrada é perto do Arco de Constantino.

Preste muita atenção nessa região pois pode haver alguns furtos, dado que é super turístico, muita gente e distrações por todo lado!

como visitar o coliseu dicas roma

O melhor lugar para tirar foto do Coliseu de Roma

Acredito que seja ali na graminha do lado direito (foto abaixo) ou do Fórum Romano, pois aí fica mais alto (foto acima)! Gosto muito daquela parte quebradinha do último andar!

Lá dentro sugiro tirar do último andar e de uma das pontas para pegar todo o tamanho do anfiteatro

gastos em roma quanto custa viajar coliseu atracoes

Assista o vídeo do roteiro em Roma 3 dias

Salve no Pinterest

Coliseu de Roma, dicas para a visita, como comprar ingresso

Leia também

GASTOS EM ROMA: QUANTO CUSTA VIAJAR PARA ROMA
COMO VER O PAPA NO VATICANO
SIENA: MEDIEVAL E LINDA!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

5 Comments

Paloma Agosto 6, 2018 at 11:37 am

Um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e concerteza um dos lugares mais lindos, vontade de ir conhecer nao falta 😍

Reply
laisroani Agosto 6, 2018 at 6:00 pm

Deve ser um misto de sensações esse lugar.. pensar na história e importância mas também em tudo que já aconteceu ali, só quem viveu naquela época pra saber..

Reply
Analuiza Carvalho Agosto 7, 2018 at 5:41 pm

Um lugar sangrento e cruel, sem dúvida, masssss, o que não deve ter sido este lugar durante o poder romano?! As energias em grau máximo!! Eu só passei uma tarde em Roma e gastei horas caminhando pela cidade. Quando cheguei ao Coliseu já era noite, ele estava iluminado e eu mal pude acreditar que eu estava ali. Imagino só estar dentro dele! bj

Reply
Marcia Agosto 9, 2018 at 8:59 pm

Guria, parabéns pelo post! Já li vários, mas o seu está lindo, com muitos detalhes no texto e nas imagens (lindas, BTW), nem preciso ir agora! rsrsrs

Reply
Luiza Cardoso Agosto 12, 2018 at 12:02 pm

O Coliseu é lindo demais né? Uma pena saber a quantidade de mortes que aconteceram lá dentro… Não fazia ideia de que alguns animais levados do norte da Africa para morrer, chegaram até a ficar extintos! Bem triste isso né, mas graças a Deus não tem mais isso!
Tirando a história, o Coliseu é fantástico demais! Amei as tuas fotos! ♥

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: