Itália

20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália

posted by Angie Setembro 14, 2017 11 Comments

A Itália é um país lindo e diferente de norte a sul. Porém algumas coisas encontramos por toda parte e que são costumes dos italianos. Veja algumas coisas importantes antes de viajar para a Itália!

20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália

1 – A água das fontes é potável

E grátis! Aproveite para recarregar a sua garrafinha quando avistar uma! Elas estão por toda a parte.

2 – Taxa do restaurante

Em vez de pagar 10% do que você consome em um restaurante, normalmente é cobrado o “coperto” que varia de 2 a 3 euros por pessoa. Basicamente cobram por levar o prato até você e por sentar. Se optar para comer de pé, por exemplo tomar um café da manhã, escolha o balcão para fugir desta taxa. No blog Fui Ser Viajante tem mais dicas das taxas dos restaurantes em Roma!

restaurante na italia costumes

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

3 – Os trens funcionam…às vezes

Existe trem pra tudo quanto é lado na Itália! São diversas companhias e tipos de trens, dos regionais aos Freccia Rossa (os rápidos e pura phynesse) e claro diferentes valores. Sugiro baixar o app Trenitalia para você ver os horários e quantidades de conexões. Sempre escolha os que possuem poucas, pois as vezes pode não dar tempo de entrar no outro trem…lembre-se que muitos trens atrasam!

4 – Não esqueça de validar o ticket

É fácil comprar as passagens de trem na máquina de bilhetes, só preste atenção pois algumas só aceitam cartão. Depois de comprar olhe a tabela de horários para saber qual binário você deve ir (em qual trilho o trem vai estar, já que isso não vem impresso no bilhete). Ah, e não esqueça de validar o bilhete antes de entrar no trem! Procure por pequenas máquinas verdes nas paredes ou colunas da estação, aí é só inserir para que ela imprima o horário e a data. A partir dessa validação, você tem 4 horas para viajar, depois disso terá que comprar um novo.

Atenção: não deixe para comprar a passagem no trem pois você terá que pagar 5 euros a mais pelo serviço e por pessoa. E se viajar sem bilhete, corre o risco de pagar uma multa de 200 euros.

5 – Viaje de ônibus

viajar de onibus pela italiaNem sempre as passagens de trem vão estar com preços bons, aí você opta por viajar de busão! Nos trajetos que fiz, paguei 13 a 25 euros e fui pela Flixbus, uma empresa alemã que atua por quase toda a Europa. Os ônibus são bons e saem no horário de diferentes lugares, pois não existem rodoviárias certas, normalmente são as ruas laterais próximas às estações de trem. Compre a passagem pelo site e pague com cartão de crédito ou Paypal. Aí é só apresentar o QR code da passagem para o motorista e embarcar.

6 – Hotéis de um andar

Nas cidades mais turísticas existem vários hotéis de apenas um andar! Já ficamos em um hotel em que no prédio havia mais 2 hoteis diferentes. Aparentemente, o dono compra diversos quartos e faz um hotel.

7 – Horário do check in

Sempre confirme se o hotel faz check in tarde, pois se não você fica sem lugar para dormir, principalmente se for depois das 20h. Lá no Booking tem as informações e horários, sempre envie uma mensagem dizendo o horário que irá chegar para que o hotel se prepare para te receber ou cancele a sua hospedagem a tempo. O Jean já ficou sem lugar pra dormir, já tivemos que pegar chave do quarto em loja de russo e alguns hoteis simplesmente cancelam.

8 – Self service no mercado

mercado na italiaQuando você compra pão, frutas ou verduras precisará pegar o código do produto e digitar na balança para emitir a etiqueta do preço. Não existe alguém para pesar e etiquetar para você. Se não fizer isso, terá que voltar pois vários atendentes do caixa não fazem isso por você. Ah e não esqueça de por as luvinhas de plástico antes de pegar cada item.

9 – Leve a sua mochila ao mercado

Os mercados da Itália tem preços bons e você vai acabar comprando bastante coisa. Se você não levar uma sacola grande ou uma mochila, terá que pagar 10 centavos por cada sacola! No início a gente compra, mas a cada ida pro mercado “pqp esquecemos as sacolas”. Ah e seja rápido, pois os caixas do mercado passam todos os produtos num piscar de olhos, ai você já se embanana pra pagar e quando vê a pessoa já ta passando as compras do seguinte.

10 – O verão da Itália é QUENTE QUE NEM O INFERNO

Se possível não venha para a Itália no verão. Sério. É muito cansativo explorar a cidade quando faz 44º Celsius! Viajar para a Itália no verão significa altas temperaturas, muita gente, preços exorbitantes e tudo lotado. Imagina visitar o Fórum Romano ou Pompeia onde quase não tem sombra, solão direto na cabeça e tudo pedra. Impossível! Prefira viajar para as praias do sul ou as ilhas! Veja também MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR

11 – Italianos nem sempre falam inglês

Aprenda algumas palavras em italiano para poder se virar melhor. Apesar de ser muito parecido com o Português, o italiano é falado muito rápido e dependendo a região tem um sotaque carregado. Ciao, Grazie e Non Capisco já é um bom início!

12 – É uma pizza por pessoa

Na Itália não tem essa de pedir uma pizza e dividir com a galera. Você pode até pedir algumas vezes, mas levará alguns olhares maldosos -_- As pizzas são gigantescas e individuais, então esteja com fome de verdade antes de pedir uma e custam normalmente enter 6 e 12 euros! Em certos lugares vendem pizza por fatia grande que varia de 1 a 3 euros, o que acaba compensando se quer algo salgado pra um lanche. A minha favorita é a Pizzaland em Siena localizada na Via dei Montanini.

pizza em fatia italia

13 – Cappuccino se toma pela manhã

Os italianos tomam cappuccino no café da manhã e acham muito ridículo quando um turista toma a tarde. Se quiser evitar esses desdéns, peça um latte.

14 – Garçons atendem mal na maioria das vezes

Como falei nos exemplos acima, os garçons são os que fazem cara feia para o seu pedido haueha Na maioria dos restaurantes que estivemos, os garçons demoravam a aparecer, faziam o pedido rapidamente e vazavam. Não tem essa de tentar agradar ou ver se tá tudo bem.

15 – Beba muito vinho!

coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália vinhoViajar para a Itália é encher a cara haeuaheuah Aproveite para tomar todos os tipos possíveis de vinho! Existem vinhos de 2 a 3 euros e são realmente bons!

16 – Os italianos descansam depois do almoço

O famoso Riposo é extremamente comum na Itália. As coisas fecham das 13 as 16h, desde farmácias, mercados e até a venda de tickets para balsa (como a gente experimentou lá no em Sirmione no Lago di Garda).

17 – O chip da Tim pode não funcionar no seu celular

Dependendo da sua sorte, você não terá internet no seu celular por motivos misteriosos. Comprei um chip da Tim que não funcionava de jeito algum, tentei formatar, refazer as conexões e nada. Ainda bem que eu tinha um chip de internet da EasySim4u (veja como funciona chip internacional de internet), o qual usava a rede de internet da TIM. VAI ENTENDER.

18 – Fique atento com os golpes

Viajar para a Itália é também estar muito atenta, principalmente na alta temporada. Fuja das pulseirinhas, das moças bonitas e outras tretas na Itália pra não ficar sem dinheiro! Falei neste vídeo os GOLPES NA EUROPA E DICAS DE SEGURANÇA NA VIAGEM

19 – Cuidado com furtos

Esteja atenta às suas coisas sempre, principalmente nas grandes cidades como Roma, em multidões e transporte público. Mantenha suas coisas à sua frente e se possível use cadeado, pois os caras são mão leve!

20 – Tome muuuito gelato!

20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália gelatoOs sorvetes italianos normalmente são frescos e feitos no dia, mas ainda há os ruinzinhos. Você descobrirá conforme a viagem e vai aprender a reconhecer pelo estilo da loja, como dispõem os sorvetes e também os sabores. Viajar para a Itália é provar todos os sabores possíveis!

Tem mais dicas para viajar para a Itália: Comente!

ROTEIRO EM MILÃO: ATRAÇÕES E HAPPY HOUR!
5 MOTIVOS PARA VISITAR FLORENÇA!
AS CHARMOSAS CIDADES DO LAGO DI GARDA
FOMOS EXPULSOS DO HOSTEL – WORKAWAY NA ITÁLIA

 

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

11 Comments

Declev Setembro 16, 2017 at 6:27 pm

Ótimos post! A Itália é exatamente isso! Especialmente os furtos, atrasos nos trens, garços que atendem mal… rs Tem que ter paciência e aprender a se virar por lá. Tirando isso, é um país belíssimo pra viajar!

Reply
luakfs Setembro 17, 2017 at 11:50 am

Melhor lista de fatos sobre a Italia ever! hahaha É bem assim mesmo. o tem sempre atrasava, o garço era quase sempre relapso ( me sentia em casa..hahaha ) E omais engraçado é que: vc pergunta em ingls, eles repsondem em italiano, só que é tanto gesto que vc entende absolutamente tudo. E quando vc compra uma pizza na rua, eles dobram em quatro e vc sai comendo? hahaha

Reply
Analuiza Setembro 17, 2017 at 1:31 pm

oi Angie… é bem isso ai. rsrsrs Mas, sabe que não tive problema algum com os garçons?! Bem ao contrário! Estive na Toscana em uma viagem e em outra ocasião na região do Vêneto e em Milão. Foi super de boa, inclusive com uma conversinha aqui e outra acolá e muitas dúvidas tiradas! rsrsrs Soube que no sul é um pouco diferente. rsrs

Seja como for é sempre bom uma listinha como essa que já prepara a gente para o país né?! beijocas

Reply
Patricia Isabel dos Santos Vieira de Brito Câmara Setembro 17, 2017 at 3:24 pm

Aii o gelado italiano é o melhor do mundo Angiee!! Agora lembrei e fiquei deprimida por não poder comer eheh É verdade, os italianos são tudo isso aí que você escreveu, mas sabe, nós não queremos saber se nos olham de desdém eheh e se me apetece um capuccino à tarde eu vou tomar 😉 E também dividimos pizza!

Reply
Mapa na Mão Setembro 17, 2017 at 9:56 pm

Ótimas dicas. O gelato experimentávamos sempre que possível mesmo, hehehehe. Fomos no inverno, estava frio, mas um frio tranquilo. Achei os italianos simpáticos, mas não lembro dos garçons, rssss. E ainda bem que não fomos surpreendidos com nenhum golpe.

Reply
Juliana Moreti Setembro 17, 2017 at 11:48 pm

#2 – Jà paguei 5€ em um coperto! E o preço do cardàpio muda para quem se senta e para quem consome em pé no balcão!

#3 – Sugiro que todos decorem a palavra SCIOPERO (chòpero), isto é: greve!

#10 – Peguei infernais 41 graus sem vento! E eu odeio calor!

#13 – Em todos os livros didàticos, eles enfatizam: Non chiedere mai un cappuccino dopo pranzo
hahahaha

# 16 – Morei em uma cidade que fazia a siesta das 12h às 17h!!!!!

#17 – Usava Vodafone e era maravilhosa

Reply
Robba Caravieri Setembro 18, 2017 at 2:24 am

Super dicas! Anotadissimas para minha viagem do ano que vem. Ta super explicadinho e claro, arrasou muito guria! Beijos grande pra vc!

Reply
Escolho Viajar Setembro 18, 2017 at 9:00 am

Tudo verdade! A história da pizza, do verão (que é um horror de quente!) , a dica do supermercado. Mas o melhor de tudo: o gelato!

Reply
Bruno Miguel Setembro 18, 2017 at 11:27 am

Hahaha adorei esse post! Muito bom mesmo e as dicas são as melhores possíveis… Me senti viajando pela Itália de novo! Saudades dos gelatos ou de comer uma pizzona daquelas! hahaha

Reply
Mariana Aguirre Setembro 18, 2017 at 1:21 pm

Ai que delícia de post. Bateu uma saudade da Itália e uma vontade de conhecer mais. E morri de rir com o item 10. Sim! É um forno, tanto que passei mal visitando o Fórum Romano e desisti do Palatino. Fui correndo catar uma sobra, tomando água das fontes de Roma e me refrescando com um Gelato 😉

Reply
Gabriela Torrezani Novembro 1, 2017 at 5:14 pm

Esse negócio do Capuccino eu não entendo… afinal, qual a diferença do capuccino e do latte? hahaha mas a pizza individual gigante é só amor! <3

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: