EuropaFrança

15 coisas para saber antes de viajar para Paris

posted by Angie Janeiro 18, 2016 10 Comments

Viajar para Paris é sonho de muita gente! Veja algumas curiosidades sobre a cidade luz antes de embarcar!

15 coisas para saber antes de viajar para Paris

1. Paris já teve outro nome láááá na época dos romanos. Quando eles chegaram em “Paris”(apenas uma vila de pescadores) as águas do rio Sena cobriam toda a vila quando chovia, deixando tudo num lamaçal só. Aí surgiu o nome Lutetia, “lama” em latim. Um nome pouco chamativo em termos turísticos.

2.A Torre Eiffel pesa cerca 7 mil toneladas e a cada sete anos é preciso de 50 ton de tinta para deixá-la… ó um brinco. Ela foi construída para a Exposição Universal de 1889, deveria ter sido deveria ter sido desmontada após 20 anos e vendida como sucata. Hoje é um ícone mundial do Turismo e é o monumento pago mais visitado do mundo. Veja como comprar o ingresso para a Torre Eiffel sem filas.

3. Caso não consiga ingresso (ou queria economizar), visite a Basílica Sacré Cœur em Montmartre e tenha uma vista panorâmica da cidade! Cuidado com os golpes nessa região, algumas pessoas puxam teu braço e fazem uma pulseirinha, aí gritam com você se vai embora e que tem q pagar (?). Não é a turma do “vender a arte na rua e fazer miçanga” é aplicar a treta na galera! Fuja deles!curiosidades paris sacre couer4. Paris, a cidade das luzes, não se deve necessariamente aos bilhões de postes e a conta alta de luz, mas sim a quantidade de intelectuais e mentes brilhantes que viviam e vivem lá!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

5. É impossível visitar o Museu do Louvre em um dia só, pois são mais de 35 mil obras de arte!!! O acervo é surpreendente e o mais famoso do mundo. Pode entrar de graça no museu menores de 18  anos, estudantes de universidade até 26 anos (mostrar comprovante de residência) e professores de artes ou história da arte. Grátis no primeiro domingo entre outubro e março. Nas sextas das 18h as 21:45 é grátis a entrada para menores de 26 anos. Veja também o Guia de Museus de Paris!curiosidades paris museu louvre6. A Catedral de Notre Dame é o marco zero de Paris, situada na  Île de la Cité. Ela é gigantesca: pode acomodar mais de 6 mil pessoas de uma vez só e possui inúmeros vitrais, quadros e esculturas belíssimas. Fatos marcantes aconteceram nela: Napoleão foi coroado imperador e Joana D’Arc foi beatificada. Também existe uma suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo, exibida na primeira sexta de todo mês…

7. O metrô de Paris não é a melhor coisa do mundo, funciona muito bem, mas alguns pontos são sujos e não muito seguros. Várias pessoas dormem no metrô a noite, mesmo tendo umas catracas gigantescas! A porta do metrô (trem) não abre automático, você tem que apertar um botão ou levantar a alavanca para entrar ou sair… se não perde a estação!

8. Detalhes da madrugada: comprei um ticket para tal trajeto e descobri que precisava mais um (ou seja, desceria na estação seguinte ao limite do meu trajeto), meu bilhete não passou na saída e e tive que passar me arrastando por baixo da catraca, já que não tinha um vendedor para corrigir o meu erro. Ah! e as vezes algumas pessoas passam junto com você na catraca, colam em você mesmo, pra usar o seu ticket e passar sem pagar…E não perca seu bilhete, pois se algum fiscal perguntar e você não tiver…multa!

9. Paris tem catacumbas!!!! Um ossuário subterrâneo de 400km de túneis e cavernas feitos (ou começadas) durante a ocupação romana. Acredita-se que há ossos de mais de 5 milhões de pessoas. Algumas partes são abertas à visitação turística.
curiosidades paris catacumbas ossos
Foto: ParisFrance

10.  Viajar para Paris sem aprender o básico do básico de francês é um pouco treta. Caso precise de ajuda, comece a conversa com bonjour e s’il vous plaît. Aí o francês(pessoa) já te dá uma maior atenção e fala em inglês com você, claro que vai muito dá sorte né…Eu já ia direto no inglês e respondiam em francês, eles não curtiram muito (sem falar que surgia um alemão no meio)… Termine o diálogo com  au revoir e merci !!!

11. O Museu de Orsay já foi uma estação ferroviária e correios. Hoje é um dos museus mais lindos que já conheci, então não visite somente o Louvre! Encaixe este no seu roteiro! Veja mais aqui.15 coisas para saber antes de viajar para Paris
Foto: Anamaria Novaes

12. Viajar para Paris em agosto não é muito legal, pois é época de férias e muita coisa fecha.

13. Se você vai fazer compras ou admirar a phynesse vá a estes lugares: Champs Elysées, Rue de Rivoli, Rue du Commerce, Boulevard Mountmartre e Boulevard Haussmann.

 

O Apure Guria também está no Youtube! Inscreva-se no canal!

14. Síndrome de Paris é uma desordem psicológica que acontece em alguns visitantes, um tipo de choque cultural extremo. Alguns sintomas psiquiátricos incluem alucinações, sentimentos de perseguição, ansiedade, taquicardia… Os turistas japoneses são mais suscetíveis, pois há uma popularidade e uma imagem idealizada de Paris nas propagandas no Japão (terra dos sonhos, tudo organizado e limpo, pessoas lindas) e quando chegam na cidade se decepcionam ou ficam chocados…O segredo é nunca criar expectativas!!!

15. O Arco do Triunfo foi ideia de Napoleão em 1805 e terminado em 1836 depois da morte dele. É um símbolo de patriotismo e orgulho francês! Dá pra visitar o interior do arco e subir ao topo (50m) uma vista magnífica da cidade!dicas paris viagem arco do triunfoHomenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial. As chamas são acesas todos os dias às 18:30 para reverenciar todos os soldados.

Pensa em viajar para Paris? Comente!!!

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e confira o meus painéis de viagem!

15 coisas para saber antes de viajar para Paris

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia também

25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ALEMANHA
TORRE EIFFEL: INGRESSOS, VALORES E CURIOSIDADES
O APAIXONANTE MUSÉE D’ORSAY
10 COISAS PARA CURTIR EM PARIS

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

10 Comments

Fernando Luz Janeiro 18, 2016 at 6:25 pm

Gostei! vc é bem divertida

Reply
Alice Janeiro 23, 2016 at 5:02 pm

Paris <3

Reply
Barbara Nowak La Flor Janeiro 25, 2016 at 8:35 pm

Angie, sério.. não imaginava que existia uma síndrome já diagnosticada para isso! Mas realmente, visitar Paris com essas expectativas é um CHOQUE. Ainda bem que fui bem instruída, e amei demais e quero muito voltar!!! Pq falhei com o d’orsay!!!! Parabéns pelo post!! Bisou bisou

Reply
gabimab Fevereiro 23, 2016 at 2:43 pm

Arrasou 😉
Paris é a minha cidade cidade favorita, sabia?
Curti as suas dicas e a única coisa das que você citou que eu não fiz foi subir na Sacre Cœur (sempre tá muito cheia e eu fico sem paciência).
Sobre a galera não falar inglês e tal, nunca tive problemas, mas sempre chego com o “bonjour” porque acho lindo! Meu esposo, coitado, sempre tenta treinar o francês dele lá em Paris, mas a galera que manja do inglês acaba preferindo falar com ele em inglês, para acelerar mais o passo kkkkk

Reply
Angie Fevereiro 23, 2016 at 2:52 pm

Ahhh ela é linda!! enfrente a fila na próxima, vale muito a pena guria!! na próxima vou levar o meu namorado também que manja do Francês, vamos ver como será a recepção (no último mochilão encontramos alguns franceses, foi uma prévia aheuahea) obrigada pela visita :***

Reply
Juliana Brandao Março 10, 2017 at 2:53 pm

O metrô de Paris só é bonitinho na parte turística, o resto….
E outra, viajar para Paris no verão é um inferno hahahaha nossa, é quente, é cheio, é caro….tem muitas épocas melhores, como o outono.
Adorei este post de curiosidades.

Reply
renata Março 27, 2017 at 9:09 pm

Angie, adoreiiiii seu texto… Parabéns! Onde ficou hospedada em paris?

Reply
Angie Março 27, 2017 at 9:40 pm

oi Renata! peguei um Airbnb q estava mais em conta e parecia mais limpinho que os hostels ahueahe obrigada!!

Reply
Karen Peressuti Abril 2, 2017 at 10:47 am

Obrigada Angie! Estamos vendo de ir em maio do ano que vem… 😉

Reply
Imila Maio 4, 2017 at 2:37 pm

Gostei das dicas, a unica coisa fiquei meia assim..foi que estou indo no final de agosto…mas vou tentar aproveitar o máximo dos meus dias lá! Bj

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: