Parque Güell: todas as dicas para sua visita

9
689

O Parque Güell faz parte das atrações mais famosas de Barcelona. Trata-se de um parque urbano com vários elementos do modernismo catalão projetado por Antoni Gaudí, um dos arquitetos mais geniais do mundo.

O local foi criado por encomenda do amigo Eusebi Güell e deveria ser um condomínio de luxo, porém foi um fracasso total. Nenhum burguês queria viver numa cidade jardim com formas estranhas e um estilo inovador. Sem falar que não havia meios de transporte adequados e as condições de aquisição de cada terreno eram complexas, apenas 1/6 de cada um poderia ser usada para habitação.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Felizmente foi vendido ao Munícipio de Barcelona após a morte de Eusebi e aberto à visitação em 1926, se tornando um dos lugares mais visitados de Barcelona. Foi declarado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1984, assim como todas as obras de Gaudí.

Confira como é a visita no Parque Güell e assista o vídeo!

Parque Güell: todas as informações para sua visita

O famoso lugar das fotos no Parque Güell
O famoso lugar das fotos no Parque Güell

Avisos antes de visitar o Parque Güell!

É bem lotado, espere muita gente nas suas fotos e tenha paciência se quiser uma foto sozinha. Você consegue, só precisa de tempo. Escolha os primeiros horários da manhã quando há pouca gente (os turistas só acordam mais tarde hehehe).

Uma parte do parque está em reforma, então verá muitos canteiros de obra, pessoas trabalhando e barulho. As reformas devem durar mais alguns anos. Quando visitei, a Praça da Natureza e uma parte da Sala da Hispotila estavam fechadas, mas nada impediu a minha visita, aproveitei da mesma forma.

Confira o roteiro de 3 dias em Barcelona

Dicas para visitar a Sagrada Família em Barcelona


Visitantes na parte direita da Praça da Natureza e reforma na esquerda.
Visitantes na parte direita da Praça da Natureza e reforma na esquerda.

Como comprar ingresso para Parque Güell

Uma parte do Parque Güell é aberta ao público e gratuita, porém a parte que a gente vê nas fotos não e é chamado de eixo monumental.

O ingresso esgota rapidinho e custa 10 euros, então sugiro comprar online e com antecedência. Assim você já garante a visita e foge das filas, sem falar que pode pagar com Paypal, recebe no email alguns minutos depois de aprovada a compra e imprime em casa. Crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 12 pagam meia. Compre seu ingresso para o Parque Güell aqui

Se quiser pode fazer uma visita com guia, disponível apenas em espanhol, inglês e francês

Horários de visitação Parque Güell

O ingresso para o Parque Güell é vendido por dia e dividido em horários, então escolha o mais conveniente para você e deixe um espaço bom de tempo entre uma atração e outra para chegar lá com folga. Você pode se atrasar um pouquinho, no máximo até meia hora, passando disso seu ingresso não será mais aceito.

  • Novembro a 15 de fevereiro das 8:30 as 18:15
  • 16 Fevereiro a 30 Março: 8:30 as 19h
  • Abril, Maio, Setembro e outubro: 8 às 20:30
  • Junho, julho, agosto 8 às 21h

Eu havia programado a visita na Sagrada Família às 11h e o Parque Güell às 14:30. Ou seja: não tive almoço pois só na Sagrada gastaria umas 3 h com folga pois subi na torre. Sai correndo e decidi ir a pé pois era domingo e o busão poderia atrasar…e como sou azarada né, era mais garantido aheuahuea

Quando você mostra o ingresso do parque ao guardinha, recebe um mapa em PORTUGUÊS, não desgrude dele!! É muito fácil se perder no parque, veja o tamanho abaixo:

dimensoes do parque guell em barcelona
Dimensões do parque Guell e parte paga em destaque

Como chegar no Parque Güell

Da Sagrada Família até o Parque Güell é um retão com uma subida e algumas curvas no final, o caminho é fácil mas cansa um pouco. Levei em torno de 30 min caminhando.

O metrô mais próximo é o Vallcarca e aí é necessário ter internet no celular pois o caminho até o Parque Güell é cheio de curvas e subidas, facinho de se perder. Veja como funciona o chip para celular na Europa. Porém aestação mais convenietne é a Lesseps e seguir o fluxo da galera, é o caminho mais comum e subir várias ladeiras.

As linhas de ônibus 24, 31, 32, 74, 92 e 112 passam próximas ao parque. Verifique no Google Maps!

Caso esteja em mais gente pode dividir um Uber.

3 entradas diferentes para visitar o eixo monumental do Parque Güell e eu recomendo aquela da Carrer d’Olot, onde fica a casa do guarda. Aí é só caminhar para a direita até a entradinha, pois já da de cara na escada com o lagarto. Se for pelas outras chegará por trás do pátio.

carrer de olot barcelona
Carrer de O’lot e entrada do Parque Güell

Como é o Parque Güell por dentro

O Parque Güell fica no topo do Monte Carmelo e oferece uma das vistas mais lindas de Barcelona, onde você enxerga a Sagrada Família e o mar Mediterrâneo. Fui no fim da tarde e fazia sombra em todo o parque, mas lá no fundo…era maravilhoso!

Um dos aspectos mais conhecidos de Gaudí e que pode ser visto no Parque Güell é o uso de formas orgânicas da natureza que permitem novas soluções estruturais. Sabe aquelas colunas retinhas? Gaudí as transforma e adiciona “galhos” nos topos que permitem suportar mais peso e altura por exemplo. Também utiliza restos de materais que seriam descartados como pedaços de louças e garrafas que decoram várias estruturas como se fossem desenhos e mosaicos (essa técnica é chamada de trencadís).

A criatividade usada de forma genial e que realmente funciona.



Entrada do Parque Güell

O Parque Güell é dividido por pavilhões. Na entrada principal você vê dois pavilhões que formavam a portaria do condomínio e um portão de ferro decorado proveniente da casa Vicens, outra obra de Gaudí.

A casa da esquerda é uma livraria e seria recepção e sala de espera. A da direta é a casa do Guarda, a residência do porteiro e hoje uma das partes do Museu de História de Barcelona. É uma habitação modesta, simples e prática que mantêm a riqueza formal, um dos poucos exemplos feitos por Gaudí. Observe a abóbada catalã no topo, uma técnica com várias camadas de mosaico que apresenta flexibilidade para adquirar varias formas.

como visitar o parque guell
Entrada do Parque Güell

Escadaria

Uma das escadarias mais lindas que já vi! Na base há uma fonte em forma de cabeça de serpente sobreo escudo da Catalunha. Mais acima o lagarto ou dragão com cores muito vivas e revestida com cerâmica. A cisterna que alimenta essas fontes está mais a cima na Sala das Colunas.

Escadaria e Sala Hispostila
Escadaria e Sala Hispostila
lagarto do parque guell na escadaria
Dragão, salamanda ou largato da Escadaria

Sala Hipostila

Esse é um dos lugares mais impressionantes do Parque Guell pois 86 colunas inspiradas nos estilo clássico suportam a grande praça acima. Caminhar por elas é incrível e os detalhes estão por todo lugar, muitas formas e cores diferentes. Eu me apaixonei pelo teto com pequenas cúpulas com medalhões projetados por Jujol, colaborador de Gaudí.

colunas sala da hipostila
Colunas da Sala de Hispotila

Esta sala foi concebida para funcionar como um mercado coberto nos 3 espaços maiores entre as colunas. Note que as colunas exteriores são inclinadas na parte externa e formam um movimento ondulante e contrário às regras da composição clássica da arquitetura.

Pórtico das lavadeiras

Pegando a escada da direita, você chega num muro de contenção do piso superior feito de pedras e várias colunas. A arquitetura e natureza se misturam completamente aqui.
Em uma dessas colunas há uma escultura de uma mulher com um cesto na cabeça e chamada de A lavadeira.

Pórtico das lavadeiras parque guell
Pórtico das lavadeiras

Praça da Natureza

Acima da Sala Hipostila fica uma praça bem ampla, projetada para ser um teatro para espetáculos ao ar livre. Alguns eventos foram realizados aqui no início do século XX como eventos de esporte, balões, danças populares, manifestações culturais catalãs….Esta praça está encavada na monatanha e não se adapta ao relevo como o resto do parque.

Vista superior do Parque Güell
vista do parque guell em barcelona mar
Vista da Praça da Natureza para entrada do Parque Güell

Como o parque está em reformas, não foi possível chegar ao outro lado devido às obras. Visitei apenas o lado direito onde tive uma vista incrivel da cidade e vi os lindos bancos ondulados que rodeiam a praça. Eles foram desenhados por Jujol com blocos de concreto e revestido com peças cilíndicas de cerâmica.

obras e reforma no parque guell
Canteiro de obras

Jardins de Áustria

Pegando a escadaria da direita da sala Hipostila você chega em um jardim onde duas casas foram construídas antes da compra pelo município. A primeira é a casa Trias obra de Juli Batevell e de cor branca. A segunda é a casa modelo de cor rosa feita por Francesc berenguer e onde Gaudí morou durante 20 anos. Sua casa se tornou um museu com objetos de uso pessoal e algumas obras.

Jardins da Áustria
Jardins da Áustria

Aí você pode sair pela lateral da Praça da Natureza e apreciar um pouco do parque. Saindo pelo lado esquerdo já sai nas ruas que levam até a estação de metrô.

Vale a pena visitar o Parque Güell?

Eu particularmente gostei bastante, mesmo com muita gente. Amei ver as colunas, a casa da guarda e a vista de Barcelona. Talvez durante o verão seja meio complicado por causa do calor e da alta temporada, então vá cedo e mentalmente preparado hahah

Veja mais dicas do Parque Güell e a Sagrada Família em Barcelona!

Gostou das dicas para visitar o Parque Güell?

Salve no seu pinterest

Tudo sobre o Parque Güell em Barcelona, dicas, horarios

leia também:

Museu do Prado em Madrid: como visitar de graça!
Como é voar com Air China para Espanha
Imigração em Madrid Barajas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

9 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza uma das atrações mais incríveis e imperdíveis de Barcelona! A arquitetura é fantástica, tanto por dentro quanto por fora. Aprovadíssimo!!!

  2. As obras de Gaudí são fabulosas! Um gênio a frente de seu tempo e morreu de uma forma tão trágica! Amei visitar Barcelona e tudo que ela oferece.

  3. Realmente é uma das vistas mais lindas de Barcelona! Dá pra ficar lá o dia inteirinho e um pouco mais,rs… A gente fica louc@ com tanto detalhe, né? Post lindo!

  4. Foi um dos meus passeios favoritos em Barcelona. O Parque Guell é provavelmente o lugar mais fotogênico em que eu já estive. Principalmente o Pórtico das lavadeiras.Ótima dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here