Eslovênia

Castelo Predjama: o mais famoso da Eslovênia!

posted by Angie Julho 12, 2018 12 Comments

Imagina a ideia louca da primeira pessoa que pensou “ali tem uma gruta num precipício, que ótimo lugar para um castelo!” Alguém falou “digo bora” e construíram o Castelo Predjama!! Com certeza o castelo mais legal que já visitei! O Castelo Predjama fica na Eslovênia, a 56 km da capital Liubliana e a 9km da Caverna Postojna, a atração mais visitada do país. Super recomendo visitar os dois no mesmo dia, ainda mais que o ingresso combinado sai mais barato. Assista o vídeo!

Castelo Predjama na Eslovênia

castelo nas rochas predjama esloveniaO castelo Predjama é um dos castelos medievais mais legais da Europa, construído há 700 anos sobre um penhasco de 123m. Haja vontade e loucura pra por em pé essa ideia ahueahe

Como é o tour no castelo Predjama

A visita no Castelo Predjama é feita com um áudio guia (tem português do Brasil 😱🇧🇷) e fica fácil imaginar para que cada sala era usada, curiosidades da vida num castelo e sentir aquele clima medieval de verdade! Acredito que a visita deve durar 1 a 2 horas, dependendo da sua vontade de ouvir todos os áudios.

tour no castelo predjama eslovenia

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

As salas são grandinhas e uma parte delas possui a parede direto na pedra, o que torna o castelo super úmido e gelado. A realeza não gostava de ficar no castelo, justamente porque era muito difícil. Apenas um ou outro aposento tinha lareira, tornando o ambiente mais suportável, sem falar que há muita tapeçaria para tentar manter o calor. Nós fomos no verão e já deu pra sentir essa umidade no ar, minha rinite tava atacada…imagina pra morar haueha

Olha aí uma parte do castelo com a parede direto na pedra! A umidade entrava com os dois pés numa voadera! Alguns aposentados possuem uma parede a mais, dependendo de quem tava dentro.

o que fazer na eslovenia castelo predjamaNas salas tem alguns manequins com roupas típicas da época pra mostrar como era a vida, além de algumas plaquinhas explicando em inglês um extra sobre cada aposento

cozinha do castelo predjama medieval europa

Achei muito interessante a cozinha, onde havia um poço com água fresca (o clássico pega com baldinho muitos metros abaixo) que também era usado para refrigerar os alimentos pois a temperatura se mantinha igual. A fumaça do fogão ia direto pra um buraco na pedra e sumia…

O último andar é a sala das armas e onde ficavam os soldados, tem até a clava do Sauron aheuahe

sala das armas castelo na eslovenia predjama

Visitando as cavernas atrás do Castelo Predjama

parte da caverna castelo predjama eslovenia

Lá no topo do castelo dá pra ver a gruta onde a galera da vila se escondia enquanto o castelo era sitiado. Existem túneis que ligavam para outras vilas e o castelo nunca ficava sem alimentos, o cerco durou mais de um ano e os inimigos achavam que havia um acordo com o diabo pra resistirem tanto tempo. Seria mais ou menos o que fizeram na batalha de Helm’s Deep no Senhor dos Anéis.

Apenas uma parte está aberta à visitação e é possível ver degraus para uma próxima câmara. Um lugar bem grande! Também há outra entrada para as cavernas no subterrâneo beeem abaixo do castelo e que só podem ser visitadas com ingresso especial. Novamente, é apenas um trechinho de 1km dos 6 no total.

Os inimigos só ganharam a batalha porque um “funcionário” dedurou qual era a parede mais fina do castelo (a maioria possuía 168cm, super grossa!) . Aí bombardearam o banheiro juntamente quando o cavaleiro/senhor do castelo fazia o número 2 e acabou a brincadeira do cerco. Então fica a dica: usar o banheiro é a parte mais perigosa do dia haueahe

entrada para caverna castelo predjama Balas de canhão usadas na batalha

topo castelo predjama eslovenia dicas

O castelo assombrado

Uma equipe da Discovery Channel foi fazer um documentário no castelo e na sala da tortura ouviam vozes e barulhos estranhos. Ninguém consegue explicar exatamente como, mas há pequenos túneis aonde encanam vento e que dá essa sensação tenebrosa. Ou é o outro mundo ecoando….
Outra coisa é que os gritos ecoavam por uma parte do castelo por causa desses túneis naturais da gruta, então muitos aposentos ficavam “praticamente do lado”

castelo predjama eslovenia dicas de viagemeu rindo mas por dentro tava com medo aheuahe

Quanto custa

O ingresso custa 14€ porém recomendo comprar junto com as Cavernas Postojna, sai 37€. O maior complexo de grutas da Eslovênia e com um trem dentro! 🚂 Ficam distantes 9km um do outro. Leia sobre a CAVERNA POSTOJNA NA ESLOVÊNIA: SENSAÇÃO DE OUTRO MUNDO!

O mais fácil é ir de carro de uma atração para outra, mas também há um transfer disponível e se não me engano tem até um ponto de flixbus lá ahaueha Tem um pequeno estacionamento gratuito antes do castelo e um lugarzinho pra comer, além de uma loja de souvenirs.

vista do castelo predjama esloveniaVista da janela

Veja o vídeo

salve no seu pinterest

Castelo Predjama na Eslovênia, dicas para visitar e valores

confira também

ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!
O QUE NÃO USAR NO AVIÃO! 8 ITENS QUE ATRASAM O SEU VOO
MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR

Visitamos a Caverna Postojna e o Castelo Predjama com o apoio da Postojnska Jama. Os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida.


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

12 Comments

Luisa Galiza Julho 13, 2018 at 10:16 am

Eu adoro visitar castelos! Acho que é sempre tão incrível conhecer mais do passado glorioso de alguém… Nunca fui à Eslovenia, mas quando for já sei que castelo ir!

Reply
Angie Julho 13, 2018 at 1:50 pm

então fica de olho pois tem muuuito material legal da Eslovênia!!

Reply
Gisele Ramos Julho 13, 2018 at 11:52 am

Que doideira esse castelo! Uma construção muito louca, sem dúvida, mas belíssima. Adoraria conhecer!

Reply
Angie Julho 13, 2018 at 1:52 pm

não deve ter sido fácil construir!

Reply
Livia Zanon Julho 13, 2018 at 1:29 pm

Adoro visitar castelos… Esse parece ser mt lindo, com cavernas, bem diferente né?? Quero conhecer. =D

Reply
Fabíola Moura/Família que Viaja Junto Julho 13, 2018 at 6:25 pm

Que castelo curioso, uma construção interessante num lugar inusitado. E a possibilidade de visitar castelo e caverna no mesmo dia, muito legal. Imagino que as crianças iriam adorar essa aventura.

Reply
Gisele Rocha Julho 14, 2018 at 12:57 am

Povos pré-colombianos eram muito mais astutos com arquitetura do que a elite europeia. Pra que construir um castelão pomposo assim e não querer ficar lá dentro por causa do frio? 😛

Reply
Gabi Torrezani Julho 14, 2018 at 4:30 am

DAEEE GURIAAAA que lugar lindo, mais parece uma princesa vc nesse castelo hueheuheuehueh adorei as cavernas hein, bem louco!

Reply
Camila Julho 15, 2018 at 2:32 pm

Adorei demais esse passeio! Deve ser incrível sentir aquela atmosfera medieval na pele, ver onde as pessoas moravam… E achei bem curioso isso das vozes 😀

Reply
Ruthia Portelinha Julho 15, 2018 at 7:20 pm

Os poderosos eram assim, cheios de caprichos. E o Inverno nem é nada frio para esses lados, né? Fiquei curiosa também em relação à caverna, 4 km ainda é bastante.

Reply
Rafaella Machado Julho 15, 2018 at 7:47 pm

Eu não me imagino visitando castelos, mas esse me encantei! Deve da um certo medinho hehe, mas é interessante conhecer o passado de alguém… Nunca fui à Eslovenia, mas quando for já sei que castelo conhecer!

Reply
Lulu Freitas Julho 16, 2018 at 11:15 am

Castelo assombrado? Será? rsrs Muito interessante porque mostra exatamente como era a vida naquela época.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: