Alemanha

Berlim: visitando o Reichstag

posted by Angie Janeiro 22, 2014 5 Comments

Bateu aquela saudade de comer uma currywurst, beber uma ótima cerveja e falar o idioma mais tr00 do mundo (norueguês em segundo e russo na sequência, obviamente). VAMO PRA ALEMANHA GALERAAAAAAA!!!!! AAYEEEEEEEEEE
dog patinete scooter
Primeira parada: REICHSTAG (o parlamento alemão)

como-subir-parlamento-alemão 
O Reichstag é onde ocorre toda a politicagem do parlamento alemão e onde vários fatos históricos aconteceram, mudando definitivamente o curso do mundo! Vamos às tretas!
sentaquelavemhistoria
Senta que lá vem história! 

1.Construção
Decidiram construir o Reichstag logo após a unificação da Alemanha em 1871, porém no local escolhido havia um palácio chamado Raczyński. A negociação durou um tempo de DEZ ANOS, uns fliparam a mesa não queriam mais, o Otto von Bismarck ( aquele da oitava série, que você tanto leu e não lembra mais o que ele fez) e Wilhem I (primeiro imperador) deram uma forcinha aí e compraram o terreno. Expulsaram os ex inquilinos e demoliram o palácio. Abriram um concurso para arquitetos, o projeto vencedor foi construído para o desgosto de alguns.

2. Incêndio
Em 1933 o prédio ardeu em chamas do inferno. A polícia culpou Marinus van der Lubbe, um comunista que talvez não tivesse nada a ver com a história, ninguém sabe. Daí os nazistas usaram o fogo como prova que os comunistas iam dominar o mundo e Hitler aboliu alguns direitos da constituição pra proteger o sistema. Como o prédio ficou parcialmente destruído, não o utilizaram para reuniões parlamentares. A principal sala de reuniões foi usada para apresentações e propaganda e durante a Segunda Guerra Mundial para decisões militares ultra secretas. Os russos invadiram o Reichstag em 1945, para tirar umas fotos massas e provar que tomaram o país.

3. Reconstrução
Quase totalmente em ruínas, os alemães decidiram restaurar o prédio. Outro concurso foi feito e o vencedor Paul Baumgarten, retirou toda a parafernália clássica (monumentos, estátuas, decorações) em três anos (1961–1964), deixando um ar mais clean e moderno no Reichstag.

4.Reunificação
A Alemanha se tornou uma novamente em 1988 com a queda do muro em Berlin. Aí fizeram outro concurso (má já gostam de concurso hein) e o vencedor fez algumas modificações, deixou umas pichações e marcas de bala remanescentes dos russos nas paredes e fez outros adendos. Em 1999 a reconstrução foi concluída.

reichstag-parlamento-alemão-grafitti
Traduções nada esteriotipadas: “Hitler kaputt, vodka,vodka!!! eu amo a natasha”
Na real são três caras que escreveram o nome e a data.

Enfim, agora vamos dar um rolê no parlamento.
No porão há uma espécie de instalação do artista Christian Boltanski. Cada caixa possui nome e ano e representa cada pessoa eleita democraticamente, incluindo Hitler. No entanto, uma caixa não possui nomes, seria como ela simplesmente não existisse. Ela representa os anos durante a Segunda Guerra quando ninguém foi eleito democraticamente.

reichstag-parlamento-alemao-aguia
A águia gigantesca de alumínio decora o salão principal e é o símbolo da Alemanha.
reichstag-parlamento-alemao-aguia-sala

(A foto tá meio borrada, mas dá pra sentir a importância da sala)

A cúpula de vidro e o cone de espelhos  no topo do Reichstag possibilitam que luz natural ilumine muito bem o andar inferior. Além disso, um computador posiciona os espelhos para evitar luz direta nos olhos das pessoas no salão principal de reuniões (no andar de baixo) e possibilita a saída de ar quente do salão, agindo como um grande circular de ar. Só não faz cafezinho ;.;

como-subir-cupula-parlamento-alemão-foraPara visitar a cúpula e/ou requisitar uma visita guiada, é necessário entrar neste link do Reichstag para preencher um formulário online. Não é possível chegar e entrar, tem uns dias de espera. Como fui com um grupo, só dei meus dados e mostrei o passaporte na guarita antes de entrar no prédio. Recomendo a visita guiada, mesmo a mulher falando freneticamente em alemão e eu perdidaça em algumas partes. Vish.

No blog Foco no mundo você pode ver algumas sugestões de hostels para se hospedar em Berlim!

Você também pode gostar de:

5 Comments

Thiago Henrique Cardoso Janeiro 22, 2014 at 12:33 am

Por um instante pensei que fosse a sede da S.H.I.E.L.D! 😮

Reply
angiesantanna Janeiro 22, 2014 at 12:35 am

quase te enganei!

Reply
Fernando Robert Janeiro 22, 2014 at 12:58 am

“Hitler kaputt, vodka,vodka!!! eu amo a natasha” ass: Yurov Kalashnikov

Reply
Jeanne C. Flores Junho 16, 2016 at 7:39 pm

Guria!!! hahah a tua explicação histórica foi a mais gostosa de ler de todas que já vi. amei!!

Reply
Angie Junho 16, 2016 at 7:44 pm

aaheuaehaueh fico feliz que gostou Jeanne! Apure Guria dando aulas de história divertidas que as pessoas irão lembrar no futuro aheuahe obrigada pela visita :*

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: