DIY GoPro

GoPro 4 para viagem: dicas e review

posted by Angie Outubro 29, 2015 6 Comments

Apesar de ter sido feita para aventuras e esportes com muita ação, a GoPro está sendo usada por diversos mochileiros em suas viagens. Vale a pena comprar uma GoPro?Por do sol na Casapueblo punta del este uruguai punta ballena apure guria (4)
Por do sol em Punta del Este – sem filtro

Eu me arrependo profundamente de não ter comprado uma quando fui para a Nova Zelândia ou para o meu mochilão de 50 dias pela Ásia, simplesmente porque:
1 – eu não imaginava que teria um blog;
2 – nem sabia fazer filmes;
3 – tenho uma point’ n’shoot da Sony muito boa que dá pro gasto;
4 – a GoPro não era tão famosinha, nem sabia que existia;
5 – um amigo comprou e não sabia usar suas funções, por isso achei que não valia a pena;
6 – e quando decidi que queria uma, não tinha dinheiro.

GoPro 4 para viagem: dicas e review

Pois bem. Antes do dólar aumentar HORRORES este ano, eu comprei uma GoPro Hero 4 Black.

Diferenças/ Comparação GoPro Black e GoPro Silver

Ué? Mas não tem as mesmas funções? Não são iguais?
bubbles desconfiado trailer park boys
 Não! Além do preço (100 dólares de diferença), a Black é mais cara que a versão Silver (que vem com a tela) porém com algumas vantagens no modo vídeo (que é o que eu queria): tem mais quadros, modos superview, 2.7 K (nova resolução), modo de vídeo com mais fotos… Veja os quadros comparando as funções.

comparação-go-pro-4-black-diferenças comparação-go-pro-4-silver-diferenças

Dados retirados do site da GoPro.

E agora tem a GoPro Session que é mais barata e compacta, porém com fotos em 8MP.

Escolhi a Black porque eu queria filmar as viagens e nem que demorasse pra eu ter um monitor 4k eu queria poder filmar em 4k (teimosia!!!), ainda mais que as coisas duram anos nas minhas mãos. Também tem melhores opções de vídeo, Superview, mais quadros por segundo e as imagens parecem melhores tanto de dia quanto à noite.

Aí a escolha é sua, veja bem o que você vai usar e gastar!

GoPro Interface e usabilidade

Como eu comprei sem a tela touch, então fica só nos 3 botões:

1- liga/seleciona função/desliga,
2 – tira foto/ muda de linha,
3  – liga wifi/exit.

Aí você tem meio que decorar as funções, dar uma boa lida no manual e fazer uns testes em casa e na cidade em que mora antes de viajar, para que não perca momentos legais durante a viagem.

O software da GoPro é muito fácil de usar, bem intuitivo. Instale o importador de imagens e vídeos para separar os arquivos em pastas por dia e função (timelapse, video) e o GoPro Studio é leve, faz automático os timelapses quando seleciona e pode adicionar música e texto. Renderiza em diversos formatos e tamanhos, o problema é que depois de uma atualização, não consegui mais abrir o programa, mesmo instalando os netframes da vida.

internet computador trava
PORCODIOOOOO Aí agora não consigo fazer um vídeo de TimeLapse neste Pc, só no note pois é Windows 8 (vai entender).

Como eu nunca tive uma DSLR (ainda) e sei como é pesado levar uma câmera dessa (lentes, tripé etc) a GoPro é a câmera mega leve e que cabe no bolso (literalmente não financeiramente) e os acessórios são muito legais, apesar de caros. Por isso, estou fazendo os meus em casa! Veja primeiro vídeo:

GOPRO SUPORTE PEITORAL DIY

Fotos e vídeos

O resultado das fotos da GoPro decepciona e surpreende ao mesmo tempo.

Das 1234841351 que você pode tirar, talvez aproveite 10% e essas fotos, com certeza, serão fodas. A iluminação comanda na qualidade da foto, principalmente se o dia estiver nublado, pouca iluminação (à noite e em cavernas) o resultado não será dos melhores. Há uma superexposição, alguma coisa, que deixa a foto um pouco lavada, sem contrastes e que pode ser melhorada usando Photoshop, GoPro Studio e por aí vai.

Os vídeos superam, performance excelente, qualidade melhor ainda! Tem vezes que eu me impressiono com o resultado. O que deixa um pouco a desejar é o som, algumas vezes quando eu gravo em casa, somente, ouço um tutututututu no fundo e que preciso retirar usando um software específico ou gravar o áudio individualmente com um app.

Dicas para usar a GoPro

Estude a iluminação

Veja qual efeito deseja: tons do céu mudando durante o por do sol, raios do sol aparecendo com a galera em negativo…O segredo é explorar, mexer na exposição dependendo da situação, brinque! Nem sempre o resultado sairá como esperado…poderá fotografar a sua alma!
DCIM100GOPROGOPR1109.
Catedral em Gramado durante a noite – add contraste

Ajuste o fish eye

Cada situação pede uma FOV (field-of-view) diferente. Por exemplo: em lugares abertos, deixe no Wide, em lugares menores no Medium e nos meus vídeos do Youtube deixo em Narrow (já que é só eu falando). Eu particularmente gosto muito do fish eye, então deixo Wide à vontade.roteiro-punta-del-este-dicas-viagem
La Mano em Punta del Este – sem filtro

Tutorial corda de segurança para câmera

Use um pau de selfie

Apesar de ter sido considerada brega (indevidamente e culpa dos usuários de celular sem noção T-T) o bastão te ajuda a capturar momentos incríveis, principalmente se for o 3 Way da GoPro que dobra, ajusta a altura, não aparece nas fotos e ainda tem mini tripé.

E quem viaja sozinho ou com amigos preguiçosos sabe que uma foto mal batida dói no coração e na alma da gente. Bota no timelapse e tire uma sequência esperta de fotos, uma UUUUMA tem que dar certo!

parque-tangua-por-do-sol-gopro
Parque Tanguá em Curitiba – add um pouco de saturação e contraste

Use filtros

Nas fotos sem aquela magia original, aumente o contraste da imagem, sature com cuidado, mais brilho…só não abuse! Uma simples mudança já deixa a foto mais “viva”.

Foto com um pouco de saturação e contraste. Mais azul do céu, mais laranjas em mim, gramado mais verde, maior profundidade.  Carlos Barbosa – RS

Verifique a lente

Por alguma razão obscura, se estiver muito frio lá fora e você usar a case aberta, pode ser que a lente aqueça e forme uma camadinha de “suor” na case. A mesma coisa acontece quando tem muita gente dentro do carro, tudo fechado e embaça os vidros sabe? Umidade é ruim em qualquer lugar. Também verifique se não há gotas de água ou marcas de dedo na case pra não borrar as fotos. Dizem que cuspe ajuda!cataratas-iguaçu-argentinaCataratas do Iguaçu lado argentino – add contraste

Verifique a case antes de entrar na água

Já aconteceu do cara usar a case aberta, não olhar e pular no mar…Já era a câmera! Então veja se é a case adequada. Recomendo também usar um filtro vermelho quando mergulhar para balancear as cores na imagem (devido ao comprimento de onda da cor vermelha, ela não chega a muitos metros debaixo da água). Apure Guria também tem física, quem diria!

Leve baterias e SD card extras

Porque acabam rapidinho! Eu não comprei aquelas chinesas porque sou cabreira (vai que explode quando tô carregando a câmera?) uso original (aliás, 2 são suficientes) mas só li coisa boa sobre as Wasabi Battery Power.

Conclusões

Vá e compre uma GoPro, vai mudar a sua vida! Foi a compra do ano definitivamente. Claro que ela não é perfeita e lembre-se que muitas fotos no site da GoPro foram feitas por profissionais e as cores foram corrigidas, balanceadas e diabo a 4. Se puder compre a tela, pois facilita horrores, por enquanto eu conecto no App do celular para achar o ângulo perfeito. <3

tremTrem Curitiba – Morretes – add saturação

Veja mais posts sobre GoPro

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja mais >

COMO ENCONTRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS
COMO PLANEJAR UM MOCHILÃO!
COMO NÃO ERRAR NO SEGURO VIAGEM EUROPA, AMÉRICA
30 JEITOS CRIATIVOS DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR

 

Você também pode gostar de:

6 Comments

Natália Ferrer Novembro 5, 2015 at 9:04 am

Adorei! Vou comprar uma esse ano para melhorar as fotos do blog e das viagens. Mas vou de Hero 3 black por causa do controle. huahau
Bjs!

Reply
angie Novembro 9, 2015 at 12:43 am

Uuu verdade, boa sacada! O controle ajuda muito!!! Eu já me acostumei na unha ali, o importante é tirar umas fotos massas! hauehaue obrigada pela visita guria!!

Reply
Angela Maio 21, 2016 at 6:16 pm

Cuspe ajuda sim, Angie! É o truque que a gente usa pra máscara não embaçar nos mergulhos. É só cuspir, esfregar e depois exaguar rapidamente.

Reply
Camila Lisboa Julho 24, 2016 at 2:34 pm

Eu tenho a silver, bora fazer uns videos pra comparar? 🙂

Reply
Angie Julho 24, 2016 at 6:24 pm

vamo!!!!!!

Reply
Regiane Nepomuceno Setembro 2, 2016 at 10:02 pm

Nossa admito que não conhecia o produto.
Super amei. #jaquero.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: