IndiaViajar sozinha

Dicas de viagem na Índia: relato de um intercâmbio

posted by Angie Outubro 22, 2016 11 Comments
Essa é a parte 2 da história da minha amiga Karin! Ela fez um intercâmbio na Índia de um ano pela Aiesec em 2013 e neste post vai contar algumas dicas de viagem na Índia, coisas básicas que todo viajante deve saber para se precaver! Se você não leu a parte 1, clique aqui: Intercâmbio na Índia pela AIESEC

Dicas de viagem na Índia: cultura

A Índia é um país muito diferente do Brasil, garanto que foi um grande choque cultural! Como foi a sua adaptação com comida, transporte, roupa…?
Gostaria de deixar claro que essa opinião é completamente pessoal, eu odiei a comida na Índia hahah péssima, eu nunca gostei de pimenta e sofri muito com a comida, cheguei a ficar com anemia e intoxicação alimentar e piriri é o “normal” do dia-a-dia. Sim é claro que tem alguns pratos gostosos, eu amei Dosa que é uma espécie de panqueca bem fina recheada e que vende nas ruas e alguns restaurantes da região de Maharashtra, com o tempo fui aprendendo o que eu tolerava ou não, e passei a fazer mais comida em casa temperando do jeito brasileiro mesmo, cebola e alho e só.
tuk-tuk-na-india-meter-transporte
Sobre o transporte na Índia, o recomendado para os estrangeiros é não pegar ônibus, especialmente se for mulher, pois é beeeem tenso mesmo e complicado, mas tem outras opções, os famosos rickshaws (ou tuk-tuk porém só são chamados assim em outros países, originalmente na Tailândia) e os trens, que possuem vagões só para mulheres. Para ir e voltar do trabalho eu só pegava rickshaw, pois os trens não passavam perto do meu caminho e ônibus nem pensar.
viver na india sari talentos globais aiesec
Quanto às roupas foi o que menos senti algum impacto, não precisei adequar muito do meu guarda-roupa, mas sim a maioria das mulheres veste Sari todos os dias e eu não faço ideia como conseguem.
Sobre a cultura indiana, é bem difícil de aceitar tudo quando a sua mente funciona de acordo com o pensamento do Ocidente, desde o machismo intrínseco até precisar negociar cada centavo para qualquer coisa só por ser estrangeiro, de ver coisas e não poder fazer nada, achar certos absurdos e até tentar argumentar mas para eles o seu argumento é inválido porque simplesmente é assim que as coisas funcionam. Por um certo período eu fiquei bem revoltada com a forma com que as coisas são por lá, cheguei a passar raiva muitas vezes, tudo muito difícil sendo estrangeiro… mas conforme o tempo vai passando você vai entendendo as razões e passa aceitar mais a realidade.
decoracao-india-elefante-parede
mercado-na-india
O que você viu de mais bizarro durante o seu Intercâmbio na Índia?
Dois corvos brigando por um rato morto no meio da rua ahaha tem muitos muitos muitos corvos na Índia, pense toda a população de pombas do centro da cidade convertida em corvos e multiplicada por 3!!!
Acho que esse seria a mais nojenta, mas a mais bizarra são os transexuais que circulam nos trens, eles se vestem com Sari, passam maquiagem e andam pelos vagões batendo palma e gritando pedindo dinheiro, eles são tomados como sagrados e com poderes para amaldiçoar as pessoas, então via de regra fuja do contato olho no olho, se ele chegar para você e te encarar é melhor dar dinheiro para não te amaldiçoar.
india-wut-wut
Outra curiosidade bizarra é que no jornal de domingo tem uma sessão de classificados para quem quer casar hahaha aí, normalmente o homem, coloca um anúncio com informações do tipo no que se formou, de que família ele é, data de nascimento, altura, as vezes até salário… bem louco
Mais uma curiosidade, para entrar em shoppings precisa obrigatoriamente passar por revista, detector de metais e abrir a bolsa, uma fila para as mulheres e outra para os homens, devido aos ataques terroristas que já ocorreram na Índia, principalmente de autoria paquistanesa. Supermercados não permitem que entre com mochilas e bolsas grandes, além de precisar passar por detector de metais.
pos-coloridos-para-holi-festival-india
Pós coloridos para o festival Holi.
 O que você mais gostava e odiava de viver na Índia?
É um país bem cansativo de se viver sendo estrangeira, ou você se adapta e aceita ou fica maluca, é claro que quanto mais dinheiro se tem muitas das coisas que passei poderiam ser evitadas ou “menos sentidas”, mas aí a experiência não teria sido tão válida e completa.
 mad-over-donuts-india
Eu amava uma loja chamada M.O.D. – Mad Over Donuts, melhor donuts da vida hahahah e a alegria do povo é inegável, contra todas as possibilidades e chances, a galera é felizona!

Dicas de viagem na Índia: mulher, estrangeira e sozinha

Você sofria algum tipo de preconceito por ser estrangeira?

O normal é te encararem bastante, ficam olhando, pedem para tirar foto, segurar criança no colo, tiram fotos suas sem sua permissão, na rua, no shopping, em todo lugar, esse é o normal para quem tem a pele mais clara, com frequência me perguntavam se eu era da Rússia. Os homens em especial tiram muita foto e pedem para tirar foto com eles, no começo até tirava para ser simpática mas é bem estranho e não sabemos o que fazem com essas fotos… depois só aceitava com mulheres e crianças.viajar-sozinha-na-india-seguroTambém é normal em lojas e no rickshaw (aqueles que não tem “meter” que seria um taxímetro, mas que facilmente pode estar alterado) quererem te cobrar mais por ser estrangeira, precisa barganhar e negociar SEMPRE, o tempo todo sempre, praticamente não tem como saber se o valor que te passam é sincero ou não, com o passar do tempo você pega experiência e já sabe o preço, ou a dica é sempre perguntar para algum amigo indiano antes sobre o preço médio de algo para já ter uma noção.

O que você recomenda para uma mulher que quer viajar sozinha na Índia?
De verdade, dê preferência em ir com alguém, de todos os intercambistas que conheci praticamente ninguém se aventurou sozinho pela Índia (inclusive os meninos), infelizmente a cultura, a estrutura do país, a sociedade em si ainda não permitem que se viaje sozinha tranquilamente sendo mulher, você irá chamar atenção não importa como seja. Em todas as minhas viagens dentro da Índia estávamos em pelo menos 3 pessoas, em compensação para CingapuraMalásia Tailândia fiz completamente sozinha e, ao contrário da Índia, é incrivelmente tranquilo, não é perigoso, não te encaram na rua, são atenciosos e foi surpreendentemente fácil, até mesmo na Tailândia onde não falam nada de inglês.
intercambio-na-india-taj-mahal
Agora se você está decidida a viajar sozinha na Índia na garra mesmo:
  • Dê preferência a ir de avião para todos os trechos que conseguir durante sua viagem na Índia e chegar no destino ainda durante o dia.
  • Caso viaje de trem pegue se possível os vagões melhores e um pouco mais caros, não deixe nada muito a mostra e sapatos sozinhos ahaha havaianas adoram sumir nos trens!
  • Quando pegar rickshaw segure bem a bolsa, pois é até que comum passarem rápido com outro rickshaw do lado e puxarem para roubar.
  • Planeje e pesquise MUITO, tipo muuuito, para estar o mais preparada possível sobre os locais e como chegar/sair. Fato muito importante durante uma viagem na Índia!
  • Carregue sempre um lenço grande na bolsa, tanto para se cobrir quanto para poder entrar em templos e outros locais que não permitem roupas mais curtas/mostrar os ombros.
  • Se ficarem te encarando muito e mexendo, ignore e passe reto com a maior cara blasé que conseguir fazer.
  • Tome cuidado também com os alimentos que vendem na rua.
  • Caso perceba alguém vindo lhe pedir dinheiro, desvie o máximo que puder, eles são bem insistentes e não enxergam problema nenhum em te tocar ou segurar pelo braço, e infelizmente a maioria deles são criancinhas..
  • Tente sempre pegar rickshaws com meter, caso contrario vai precisar negociar de antemão o preço para ir até o seu destino, e fique atento caso ele esteja subindo o preço muito rápido e no caminho que ele o motorista está fazendo se desviar muito de ruas principais!

Dicas de viagem na Índia: lugares imperdíveis!

Quais lugares você recomenda muito conhecer na Índia? Alguma dica de viagem na Índia?
O estado de Kerala sem dúvidas, é o mais lindo, aproveitei muito mais que o Taj Mahal, que é entupido de gente e a unica atração é realmente o Taj, pois ao redor não tem nada.
O que ver em Kerala
Em Kerala vá até Alleppey, que é conhecida pelos canais e os Houseboats, que são literalmente casas no barco, você embarca de manhã e o barco vai subindo o canal, eles cozinham almoço e janta, você dorme no barco, acorda e tem café da manhã e volta para o desembarque, é lindo o caminho todo.

intercambio-na-india-hampi o-que-ver-no-kerala-barco dicas de viagem na Índia o-que-ver-no-kerala-houseboat Em Kerala também vá para Munnar, é a região onde ficam as maiores plantações de chá, é lindíssimo.

visitar-munnar-india

o-que-ver-em-munnar-india campo-de-cha-munnarHampi vale a experiencia também, é um local histórico com templos e ruínas e muitos macaquinhos (não que eu goste muito deles, e estão prontos pra roubar qualquer comida que você tenha na mão/mochila), também tem um único elefante sagrado que todos os dias sai do templo e caminha até o rio, você pode dar banho nele e passear.
Dar banho no elefante foi a coisa mais mágica que fiz durante todo o intercâmbio, é um animal incrível.
Para quem quer interagir com elefantes tem vários destinos na Índia, porém a maioria deles são bem caros.
kandy-temple-india
Também visite durante sua viagem na Índia:
Em Jaisalmer Desert, ande de camelo e durma no deserto! TOP!
andar-em-camelo-dromedrario-jaisalmer camelo-dromedrario-jaisalmer-deserto dicas de viagem na Índia deserto-de-jaisalmer-india
Vá para Goa, é o estado de colonização portuguesa, vai até encontrar alguns restaurantes portugueses, lá é tax free e as bebidas são super baratas, digamos que é o destino da galera jovem que quer beber e curtir, dá para alugar uma scooter e ir passeando de uma praia pra outra, mas as praias não são tão limpas, ainda não se compara com as praias brasileiras.
intercambio-na-india-goa
Vi que você também visitou o Sri Lanka. É muito diferente da Índia?
 O Sri Lanka à primeira vista parece apenas uma extensão da Índia, porém percebe-se rapidamente que o povo é mais acolhedor, falam melhor inglês e não há tanto esse impacto com os estrangeiros de “pele mais branca”. É um país lindo apesar de ser bem pequeno, com praias bonitas e limpas e bastante verde.
Lá tem um templo em que vários elefantes órfãos recebem cuidados, fica na cidade de Kandy o “Temple of Tooth Relic” que seria o templo onde haveria um dente de Buda e ficam os elefantes. A cidade é linda e é possível conhecê-la em um dia.
sri-lanka-praias templo-kandy-sri-lanka
Qual a melhor lembrança que você tem do intercâmbio e viagem na Índia?
Dar banho no elefante sagrado em Hampi <3 muito amor, os muitos elefantes em Kandy no Sri Lanka, muito amor por elefantes e estar tão pertinho da Tailândia e ter a oportunidade de ir até lá hahah
dicas de viagem na Índia elefante-hampi-sagrado-banho
E aí? Gostou das Dicas de viagem na Índia da Karin? Intercâmbio bem legal né! Você já fez algum assim? Contaí nos comentários!
E obrigada pela participação guria!! *_*

viajar-barato-descontoViaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

Leia também:

INTERCÂMBIO PELA AIESEC

INTERCÂMBIO: QUANDO A VOLTA É MAIS DIFÍCIL QUE A IDA

MINHA PRIMEIRA VIAGEM SOZINHA: INTERCÂMBIO NA ALEMANHA

CURITIBA À PATAGÔNIA: A ODISSÉIA EM BUSCA DE SI MESMO

12 DICAS DE SEGURANÇA PARA VIAJAR SOZINHA

 

Você também pode gostar de:

11 Comments

Julia Outubro 22, 2016 at 12:06 pm

Angie, que legal ler esse relato. Trouxe algumas lembranças da minha viagem, em 2007. Passei por muitas coisas parecidas com o que a Karin passou. Isso que estava acompanhada do Douglas (marido) e de um primo. Mas algumas das melhores fotos e histórias são dessa viagem. Bj

Reply
Alessandra Fratus Outubro 22, 2016 at 12:51 pm

Que experiência incrível!! Deve ter sido o máximo viver uma cultura tão diferente, e tão cheia de detalhes incríveis! Adorei o relato, e fiquei com mais vontade ainda de conhecer a Índia!

Reply
Gê Azevedo Outubro 22, 2016 at 1:18 pm

Adoro relatos de viagens! Ainda mais para destinos mais diferentões. Mas isso aí do assédio é um porre, né? É paranoia minha ou os caras da foto em que ela está de vermelho estão olhando para ela?

Reply
Ana Paula Fidelis Outubro 22, 2016 at 1:34 pm

Nossa! Experiência bem intensa e interessante! Pode até ser louco da minha parte, mas eu não tenho interesse de ir para a Índia. Acho que eu ficaria louca lá, justamente, por estas diferenças culturais. kkk

Reply
Mari Dutra Outubro 22, 2016 at 1:45 pm

Ai, difícil não se apaixonar com o relato dessa experiência. Até mesmo a parte de ser amaldiçoada pelas ruas tá valendo se for para viver nesse país lindo, né? rsrsr 😀

Reply
nyrdagur Outubro 22, 2016 at 3:21 pm

Muito legal o relato da sua amiga! India é um país que quero muito visitar, apesar de muita gente dizer que nunca iria, pela cultura, as diferenças e tantas coisas.. ainda sim eu acredito que é um país maravilhoso! Não vejo a hora de poder ir.

Reply
Dani Bispo Outubro 22, 2016 at 4:34 pm

Angie, eu amei muito esse post. Sempre falo que único lugar do mundo que ainda não estou preparada para conhecer é a Índia (infelizmente), mas ao mesmo tempo tenho muita vontade de ir.
Ver a India pelos olhos de alguém que simplesmente não “romantizou” o local foi excelente

Bjs
Dani bispo

Reply
Matheus Crespo da Silva Outubro 22, 2016 at 4:47 pm

Já fui pra Índia e foi sem dúvidas a viagem mais difícil que já fiz, até escrevi sobre isso também. E olha que sendo homem é bem mais fácil e eu ainda tinha amigos lá, indianos, que facilitaram muito a minha vida. Mas é uma explosão de sensações a todo momento. Eu amei a comida indiana, até hoje considero uma das comidas mais gostosas que já comi hahaha, mas a diarréia que eu tive foi a pior da minha vida também.
Bom sem dúvidas é uma viagem muito transformadora, quero muito voltar. Adorei o post, muitas dicas importantes pra quem está planejando ir pra Índia

Reply
Alessandra Maróstica Freitas Outubro 22, 2016 at 5:43 pm

Morro de vontade de conhecer a Índia. Vários amigos que já foram tentam me desencorajar, alegando que vai ser um choque cultural muito grande. Ainda assim, acredito que deve ser uma super experiência!

Reply
Deisy Rodrigues Outubro 22, 2016 at 7:45 pm

Adoro relatos de destinos não tão visitados, deve ser um choque cultural bem intenso, conheço amigos que não curtiram, outros que amaram a Índia, um destino bem polêmico.

Reply
Camila Lisbôa Outubro 23, 2016 at 6:39 pm

genteeeeeee fiquei chocada com a maldição dos trans hahahaha

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: