8 Dicas para aprender idioma sozinho mais rápido 

2
804

Recebi muitos comentários no vídeo sobre “Por que eu falo 6 línguas diferentes” pedindo dicas para aprender idioma sozinho e mais rápido, como atingir a fluência por conta própria. Neste artigo vou falar sobre todas as dicas que eu uso para aprender uma língua nova e que servem pra você que  está num curso normal indo pra escola de idiomas ou está aprendendo sozinho pela internet em casa. Assista o vídeo!

8 Dicas para aprender idioma sozinho mais rápido

1 – Descubra qual é a sua memória

Todo mundo tem um jeito diferente para aprender e uma das razões é o tipo de memória. Algumas pessoas só aprendem ao fazer algo, outras escutando e várias pessoas combinam todas. Fica mais fácil para você aprender uma nova língua sabendo qual é a sua:

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
  1. Memória fotográfica: mais facilidade para aprender com cores, diagramas, ilustrações
  2. Memória auditiva: precisa estar em silêncio e ouvir a voz do professor e repetir em voz alta, sem necessidade de ver
  3. Memória cinestésica: precisa por a mão na massa, precisa viver algo, experiências em laboratório por exemplo

Assim que você reconhecer qual o seu tipo de memória, ficará mais fácil aprender uma língua nova e focar nesse estilo de estudo.

Eu tenho memória fotográfica e cinestésica: eu aprendo escrevendo e preciso escrever enquanto ouço a pessoa falando durante a aula. Isso me ajuda muito e mais tarde eu relembro apenas vendo as folhas no caderno com desenhos e diferentes core de caneta e marca texto.

Uma dica para pegar a pronúncia mais rapidamente é escrever como se fala em cima da palavra para não ter dúvidas. Por exemplo: “das Mädchen”  significa a moça em alemão, aí escrevo “das mêdxien” em cima da palavra usando cores diferentes.

 No caso do estudo do japonês é mais difícil e demorado pois preciso desenhar todos os Kanji que eu vejo para poder decorar e demora muito para fazer cada tracinho hehehe Mas ajuda para reconhecer depois.

No vídeo eu mostro certinho todas as dicas:


2 – Procure materiais na internet

Há diversos materiais grátis, mas eu recomendo focar naqueles distribuidos pelas empresas de televisão nacionais! Há diversos métodos de ensino da língua como a DW em alemão, a NHK do Japão, a RAI italiana… foi assim que eu comecei no alemão, quando não tinha aplicativos e nem celular direito haha. Eu não tinha acesso aos livros de alemão na minha cidade lá no interior do Paraná. Você pode usar esse material como suporte para o seu curso ou aprender uma língua nova desde o início.

Além disso, há muitos outros cursos prontinhos e gratuitos para aprender idioma sozinho, só precisa pesquisar bem e ver se ele vale a pena. Dependendo vale muito pagar para fazer algum curso, pois normalmente eles são mais completos. Eu já tinha procurado diversos cursos de japonês, mas nunca tinha aprendido e aí finalmente paguei e deu certo!

aprender idioma sozinho japones
Tela do curso de japonês oferecido pelo site da NHK

Claro que isso depende muito da sua rotina, do método de estudo…Eu já fiz o curso normal em uma escola de idiomas, no colégio e com professores online. Eu tenho facilidade para aprender línguas e estudo sozinha em casa com ajuda desses materiais.

3 – Use o Anki

O Anki é um aplicativo de memória e é excelente, você faz ali por 10 a 20 minutos diários e vai notar que vai aprender idioma sozinho muito mais rápido. MAAAS deve usar com precaução pois se não só vai bagunçar o seu aprendizado se fizer errado, vou explicar.

Anki significa memória em japonês e funciona como um esquema de cartas de memória, um joguinho mesmo, onde

  1.  a frente da carta é a palavra ou frase na língua estrangeira e 
  2. o verso o seu significado. 

O aplicativo vai te apresentando diversas cartas num dia e você clica nas opções adequadas e se lembra ou não (verdinho para lembra, vermelho para errou, ou mais ou menos). As cartas erradas são jogadas mais vezes pelo aplicativo até você olhar e PLAU saber o significado. Essas cartas acumulam, então você precisa fazer todo dia para não sofrer no final haha

Tela do app Anki para estudo de japonês
Tela do app Anki para estudo de japonês

Você só põe no Anki as palavras que aprendeu e sabe o significado, NÃO COLOCA PALAVRAS QUE TEM DÚVIDAS OU NÃO SABE. Você as adiciona depois da aula, so põe lá direitinho e fecha. NÃO FAZ O ANKI DEPOIS DA AULA. Se você fizer vai bagunçar o seu cérebro e dificultar muito (fiz um dia assim sem querer e demorei muito para aprender a família do N no japonês).

Você vai abrir o ANKI NO DIA SEGUINTE e fazer todas as cartas. É assim que funciona e absorve muito mais rapidamente. Não pode mexer na quantidade de cartas mostradas, já que o app foi feito pra te ajudar e não complicar.

Você pode usar o app AnkiDroid ou o site Ankiweb para estudar no computador. Para usuários de iOS, o app é pago.

4 – Use frases

Assim que você aprender uma palavra nova na língua que está estudando, tente montar uma frase com ela durante a semana para memorizar mais facilmente. 

I am going to make a cup of tea with one spoon of sugar.

Se for algo palpável, como xícara por exemplo, pode por uma adesivo nela escrito “cup”

Eu tenho muita dificuldade com números e quando estava aprendendo alemão, eu costumava ler as placas dos carros no caminho pra casa em alemão. No alemao não se fala vinte e um, fala um vinte.. já o francês, vish é pura conta haha

5 – Reforçar com apps e videos

Existe diversos canais no youtube ensinando línguas, expressões e pronúncia, assim como alguns perfis no instagram, aproveita e me segue la!! Procure assistir para te ajudar a fixar o conteúdo.



Alguns apps como o Duolingo te ajudam a criar vocabulário e a construir frases. mas não fique somente nele! Dê uma pesquisa na Play Store e você verá diversos, procure pela melhor nota e vai testando para ver se funciona ou não. Sempre vá além!

6 – Aprender com música

Aprender idioma sozinho com música é um dos métodos que mais funciona para mim. Você escolhe os estilos musicais que quer ouvir e os artistas, fica fácil de pegar pronúncia e até gírias, sem falar em captar todo o contexto da música. Sem falar que é muito mais divertido que os métodos chatos dos livros de gramática né!

Usei muita música para aprender italiano!

7 – Tirar legenda

Conforme você vai estudando mais uma língua, poderá mudar a legenda dos filmes, séries e programas de TV para a língua que está aprendendo. Assim você vai se forçando a entender ou até ler diretamente a frase na língua do programa (por exemplo: assistir Friends em inglês com legenda em inglês ou ver anime em japonês com legenda em japonês).

Com o tempo você perceberá que não vai mais ler as legendas pois teu ouvido já estará meio acostumado. Nessa hora você tira as legendas! A partir daí é só alegria, vai ser difícil no início mas o seu nível nessa língua irá crescer muuuito!

Você também pode por tudo nessa línguas desde o seu telefone, facebok, ler revistas no celular e por aí vai. Eu até jogava jogos em alemão, uma vez tentei jogar Skyrim assim e quase morri, meu cérebro pegou fogo praticamente hauehaue tive que voltar pro inglês.

8 – Entrar em grupos

Há diversos grupos no facebook e fóruns para troca de aprendizado de uma língua, você pode por suas dúvidas, fazer novas amizades e conversar somente nesse idioma. Também há a possibilidade de encontrar professores para uma aula individual por exemplo.

Assista também o vídeo onde falo 6 línguas diferentes:

Gostou destas dicas para aprender idioma sozinho? Comente!

Salve no pinterest

8 Dicas para aprender idioma sozinho mais rápido 

Leia mais sobre aprendizado de línguas

Aventuras na fazenda: como aprender italiano sozinha

7 Dicas para aprender alemão

7 dicas para aprender espanhol sozinho

Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns

Europa sem falar inglês

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here