América do SulArgentina

Ushuaia: dicas essenciais da Tierra del Fuego!

posted by Angie Março 26, 2017 14 Comments

O Ushuaia, a Cidade mais austral do mundo, é um dos principais pólos turísticos da Argentina. Um lugar bem diferente e que foi visitado por um casal de amigos meus, a Isa e André (vulgo Rural). Eles ficaram alguns dias na cidade antes de partir para El Chalten e Torres del Paine e dão algumas dicas do que fazer, o que visitar e como economizar no Ushuaia.

Ushuaia: dicas essenciais da Tierra del Fuego!

O Ushuaia era um grande presídio lá na metade do séc. XX, cresceu lentamente com a vinda de novos colonos e administradores e também presos, claro. Na outra metade do séc. XX o presídio foi extinto e surgiram novos serviços, melhoria da estrutura com ajuda de incentivos governamentais para chamar novos moradores.

dicas do que fazer no ushuaia

Tem neve no verão?

Depende muito! Esse ano não pegamos neve em janeiro, porém minhas tias foram ano passado e pegaram. A temperatura varia pouco, em torno de 10ºC e não passava de 19. Tem bastante chuva e víamos neve caindo na montanha, mas não na cidade. Foi capaz de encher o topo, deixar bem branquinho, de um dia para o outro!

É um clima agradável, não é muito frio, o tempo muda bastante. Como venta demais fica ruim fazer alguns passeios por causa do vento. Uma jaqueta corta vento é indispensável!

O que mais gostou do Ushuaia?

Achei muito bonita a cidade, as casinhas de madeira são ajeitadinhas e charmosas e as montanhas ao redor da cidade dão um toque especial. A cidade é cheia de subidas e descidas, cada lugar tem uma vista diferente.

A vantagem é que o Ushuaia tem uns passeios bem interessantes. Recomendo muito o passeio da Pinguinera, mas não tem o ano todo, pois os pinguins migram. Começa com navegação do canal do Beagle com observação das outras ilhas com animais, Ilhas dos lobos marinhos e aves e depois para numa estância para almoçar.

passeio no ushuaia ilha dos lobos

passeio pinguinera ushuaia vale a pena

Aí separam as pessoas em grupos e vão se aproximando aos poucos dos pinguins, muito perto! Os pinguins formam buracos, em torno de um metro pra baixo, para se esconder. Então quando ele sai, fica muito próximo de você, alguns centímetros.

Como é a alimentação no Ushuaia?

A comida não é muito boa, talvez foi questão do lugar… Gostei muito de um bife a parmeggiana, pratos com centolla, paella. Recomendo comer o alfajor da marca Beagle, é excelente!

centro ushuaia dicas de viagem

O ideal é alugar um lugar com cozinha, pois você pode cozinhar a maioria das refeições. Vale a pena experimentar alguns pratos, mas não é aquela coisa deliciosa.
Mesmo comprando as coisas no mercado saia muito caro, umas fatias de queijo saia 50 pesos, pão 30…Leva algumas coisas prontas aqui do Brasil!

Os mercados não dão saco plástico e nem caixa de papelão. Você precisa levar tudo na mão ou ir com mochila pra colocar tudo dentro. Os argentinos não ajudam muito, são meio grossos e mal educados.

passeios no ushuaia argentina

O que você recomenda visitar no Ushuaia? Tem algum passeio “é uma cilada bino”?

O passeio da Pinguinera deve ser feito, eu amei!

canal do beagle o que fazer no ushuaia

Navegando no canal de Beagle, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, e por onde passou, a bordo do HMS Beagle, Charles Darwin em 1833. Ao fundo farol Les Éclaireurs.

O tour do Parque Nacional Tierra del Fuego é muito bonito, porém é muito caro e muito rápido, não dá pra ver nada. O ideal seria visitar com carro, pois o tour com van não compensa. Tem trilhas diferentes, uma para uma geleira e outra para o lago Esmeralda.

parque nacional tierra del fuego ushuaia

Quando você sobe a cidade, perto dos próximos hotéis super chiques, tem uma entrada da trilha para o Cerro Martial. Existe uma gruta com gelo super legal, a trilha não é muito difícil, em torno de uma hora de caminhada.

O trem do fim do mundo parece muito furada, pois é caro demais. É interessante pois vai lá no meio do parque, mas a paisagem é meio igual. Por paisagem não vale a pena, só pela experiência. Nós encontramos o trem enquanto passeávamos pelo parque.

trem do fim do mundo ushuaia vale a pena

City tour também não vale a pena fazer, melhor pegar um mapa e explorar por conta. O museu sobre a vida marinha é muito legal (o que está incluso no passeio da Pinguinera). Existe um passe de 2 dias para visitar todos os museus, em torno de 250 pesos.

Quanto custa o Ushuaia? Tem dicas de economia?

Por ser uma cidade bem turística, tudo é muito caro. Acredito que os custos são excessivos e a cidade não tem estrutura pra receber o número de turistas que recebe. Poucos ônibus e horários ruins. Dentro do Ushuaia é fácil se locomover, basicamente a pé e táxi, o qual é barato.

porto ushuaia argentina

Pra acampar é mais complicado, pois os campings ficam longe da cidade, é necessário pegar táxi pro centro. Então seria um gasto a mais. O melhor seria dividir um apartamento com mais gente, pois só em 2 pessoas sai bem caro. Alugamos pelo AirBnB que tinha o melhor custo benefício.

Precisa reservar o lugar super antes pra dormir no Ushuaia, tudo é muito caro e os lugares mais em conta ficam cheios rapidamente! Recomendo dormir na cidade mesmo e visitar em grupo para dividir os gastos.

dicas ushuaia hospedagemVista do nosso quarto!

Vale a pena alugar o carro com amigos para fazer os passeios por conta, sai bem mais barato. Ou até alugar uma van por vários dias, existe um site Wicked Campers que alugava vans com cozinha para casal ou 3, 4 pessoas na região (mas não sabemos direito onde pega o carro).

Onde carimba o passaporte?

Pra carimbar o passaporte precisa ir no centro de informações turísticas bem na frente do porto, um bem grande. O carimbo é grátis. Tem vários tipos de carimbos. Veja também: 17 CARIMBOS LEGAIS PARA O SEU PASSAPORTE

10 carimbos legais para o seu passaporte stamp cool ushuaia

O correio do fim do mundo fica dentro do Parquee  também tem carimbo, porém paga 20 pesos, enquanto no outro lugar é grátis.carimbo do ushuaia onde pegar

Quantos dias recomenda ficar no Ushuaia?

Recomendo ficar uma semana para aproveitar tudo, principalmente se tiver dinheiro ahueahe O lugar é super bonito, não queria ir embora. Tem muita trilha legal, porém precisa de informações, pois com guia sai muito caro e não tínhamos transporte próprio.

o que fazer no ushuaia dicas de viagem

É isso ai galera! Espero que tenham gostado destas dicas do Ushuaia! Se tiverem dúvidas é só perguntar! Obrigada isa e Rural pelas fotos e pelo relato <3

Se este artigo te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia mais:
3 RAZÕES PARA VIAJAR ANTES DE CASAR
CURITIBA À PATAGÔNIA: A ODISSÉIA EM BUSCA DE SI MESMO
ROTEIRO MOCHILÃO PERU BOLÍVIA CHILE ARGENTINA

Você também pode gostar de:

14 Comments

Viviane Carneiro Março 30, 2017 at 10:14 am

Adorei o post!!! Tenho muita vontade de conhecer Ushuaia. As paisagens são lindisssimas!!!

Reply
Thais Março 30, 2017 at 2:40 pm

Oieee….

Ushuaia é uma das minhas paixões…… uma cidade cheia de charme. Adorei o relato do casal.
🙂

Reply
Patricia Março 30, 2017 at 4:48 pm

Post suuuuper completinho, com todas as dicas!
Que lugar lindo.
Não vi pinguins quando eu fui. #chateada Vou ter que voltar?

Reply
Mariana Março 30, 2017 at 6:51 pm

Ótimo post como sempre! Tenho muita vontade de conhecer Ushuaia, adorei as dicas!

Reply
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) Março 30, 2017 at 7:24 pm

Olá… achei os cenários tão fofos. É uma natureza diferente das que eu já visitei por aí e as casinhas de madeira dão o toque final. Os carimbos são bem legais. Eu adoro! 🙂

Reply
Angie Março 31, 2017 at 7:17 pm

Tem seu charme próprio!!

Reply
Viajante Comum Março 31, 2017 at 8:00 pm

Ahhh! Viagem adiada do ano passado! Fiquei ainda com mais vontade! Ótimo post!

Reply
Angie Março 31, 2017 at 11:12 pm

Era pra eu ter ido junto mas deu umas tretas no Chile e não deu 🙁 tb adiei ajaujsjs

Reply
Francisco Piazenski Março 31, 2017 at 10:45 pm

Bem legal o post, Ushuaia consta na nossa carteira, e com esse post, a vontade só aumentou! Parabéns!!

Reply
Keul Fortes Ana Raquel Abril 1, 2017 at 12:26 pm

Excelente post! Suas dicas são ótimas. Ushuaia esta na minha lista de viagens. Acho tão lindo esse lugar! Obrigada pelo post.

Reply
Roberta Landeweerd Abril 1, 2017 at 12:27 pm

Amo pinguins! Pra ver eles até passo por cima do fato de ter de enfrentar argentinos a minha volta (brinks, não podia perder a piada)!

Reply
Jannayna Oliveira Abril 2, 2017 at 4:09 pm

Não posso ler relatos de Ushuaia…estou tão louca pra conhecer que não dou conta….adorei seu post!!!!

Reply
Pedro Henriques Abril 5, 2017 at 5:56 pm

Artigo muito util para quem vai viajar para a Terra do Fogo! Obrigado pela partilha.

Reply
Camila Lisboa Abril 23, 2017 at 4:52 pm

Eu sou meio assim com Ushuaia porque é caro demais… acho meio overrated pelo preço – e a gente paga até pra respirar hahaha- mas é bonito pra cacete!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: