América do SulBrasil

Torres e os lindos paredões à beira mar

posted by Angie Março 19, 2016 2 Comments

Torres é uma das praias mais visitadas do Rio Grande do Sul, única na paisagem com lindos paredões à beira mar. Fica no norte do estado e na divisa com Santa Catarina!

Torres e os lindos paredões à beira mar

torres por do sol
Foto belíssima de Fernando de Castilhos

Em Torres há uma formação de ecossistemas diferentes, pois há praias, dunas, costões rochosos, banhados, lagos, campos e restingas. Aqui foram encontrados vários achados arqueológicos, como objetos de pedra e osso (machadinhas, anzóis, flechas e pequenas esculturas) próximos à sepulturas humanas o.O

No século 19 havia mais torres e morros, os quais foram explodidos durante Primeira República, no governo de Marechal Deodoro da Fonseca para construções de molhes de um porto (depois transferido para Porto Alegre).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Um dos passeios mais comuns em Torres é subir o morro do Farol para ver a Praia do Cal, o Morro das Furnas, em seguida Guarita e morro Itapeva.

torres rio grande do sul o que fazer (9)O parque Estadual da Guarita fica à beira mar e possui 350 hectares de área preservada, juntamente com o Parque Estadual de Itapeva com mil e Parque Estadual de Torres com 15 hectares.

Você pode estacionar o carro nas ruas  próximas à praia ou pagar a entrada do parque R$ 5 e deixar o carro lá dentro. Os morros podem ser acessados da praia ou do parque.

Subindo o morro das Furnas

torres rio grande do sul falésiasO morro das Furnas até parece pequeno visto da foto anterior. Mas é muuuuito grande, principalmente quando já está no topo.

morro das furnas vista aerea torresViu como é gigantesco! Percebam as dunas ao fundo à direita. Foto de Trekkings RS

Da praia do Cal há duas trilhas: uma bem curtinha que contorna o morro tendo a vista das laterais e passa por uma pontezinha e outra até o topo. A subida não é difícil, tinha gente subindo até de chinelo T_T (pra quem tava subindo montanha no Peru no mês anterior, esse morrinho não é nada, nem morri haueaheuahe)

Ponte praia do cal morro das furnasPonte da trilha na lateral. Foto de Ricardo André Frantz

A vista do topo é incrível!

DCIM103GOPROG0632483.

torres rio grande do sul vista
Mesmo com o dia “prometendo chuva” pegamos um solzinho de queimar a pele. Dava um pouco de medo ao chegar muito perto da borda, pois são mais de 35m de altura o.Otorres rio grande do sul falesiasA força das águas abriu caminhos entre as pedras, formando grutas também chamadas de furnas (na foto, a conhecida como Tocão). Há várias excursões para conhecer as furnas, só precisa achar alguém bem profissional, pois algumas ficam submersas conforme a maré sobe…

desespero
Imagina eu toda faceira lá dentro explorando as cavernas, aí o mar começa a a subir e MEODEOSDOCEO ME TIRA DAQUI MOÇO AGORA CMOFAS PRA SAIR AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Por isso amiguinhos, não explorem sozinhos!

Lá de cima dá pra ver a Ilha dos Lobos, onde muitos leões e lobos marinhos relaxam durante à visita ao litoral gaúcho, e muitas aves (tem até um banhadinho no topo do morro).
torres rio grande do sul aves
Uma garça, algum pássaro que gosta de mar e o temido quero quero, o valente dos pampas.torres rio grande do sul cacto Ao fundo as dunas.

torres rio grande do sul pescamorro de torres
Indicações de escadas de acesso às furnas.torres rio grande do sul o que fazer (6)Não é permitido subir no morro da Guarita (à direita, sim são dois morros na foto) devido ao risco de desmoronamento e falta de segurança.

torres por do sol go proPraia da Guarita. Foto: Fernando de Castilhos

Outro lugar para visitar é o Farol, localizado bem na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sugiro ir de tênis pois o caminho é feito por pedras de todos os tamanhos e algumas são bem lisas, então cuidado, pois escorreguei e quase quebrei os dentes hauehauetorres rio grande do sul pescadorNo caminho para o farol, sempre tem gente tentando pegar um peixinho.  O Rio Mambituba faz a divisa entre os estados.

torres rio grande do sul o que fazer farolPraia Grande/Torres à esquerda no Rio Grande do Sul e Passo de Torres em Santa Catarina à direita.

E pra quem acha que visitar a praia só no verão: no final de abril, ocorre um festival de balonismo em Torres!

Veja algumas fotos no blog Territórios da Roberta Martins!!!

viajar-barato-desconto

Viaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar da Europa com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!

O Apure Guria também está no Youtube! Inscreva-se no canal!

Veja também no Rio Grande do Sul:

RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTA CERVEJEIRA NA SERRA GAÚCHA

TEMPLO BUDISTA DE TRÊS COROAS: TIBET GAÚCHO!

COMO CHEGAR AO CÂNION ITAIMBEZINHO

PASSEIO NO LAGO EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

 

 

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

2 Comments

Gabriela Moniz Março 19, 2016 at 5:56 pm

Que visual é esse??? Wow, lindo mesmo!
Só que a água deve ser bem fria, né?

Reply
Angie Março 19, 2016 at 10:18 pm

simm T___T é gelada pois o mar é aberto, tem que estar beeem quente se não eu não tenho coragem aheuaheau

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: