Roteiro Praias em Pernambuco: de Olinda até Praia dos Carneiros

8
850

O nordeste do Brasil é simplesmente maravilhoso! Este Roteiro Praias em Pernambuco em 8 dias foi escrito pelo Eduardo, um leitor do blog que encontrei em SP e adorou a ideia de compartilhar dicas de viagem . Aqui ele relata a viagem para diversas praias lindas de Pernambuco começando em Recife e passando por vários pontos turísticos em Olinda, Carneiros, Porto de Galinhas….tudo de bicicleta em 8 dias! Também ele dá várias dicas do que fazer em Pernambuco, pontos turísticos, melhores atrações, onde se hospedar e distâncias dos trajetos.

Confira como planejar uma viagem pelas Praias de Pernambuco neste roteiro!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas de Roteiro Praias em Pernambuco

Uma breve introdução sobre quem escreveu este roteiro

Meu nome é Eduardo, tenho 39 anos, um filho de 5 e comecei a dar a importância para viajar em 2017, um pouco depois da minha separação …e “por acaso” achei o canal Apure Guria no YouTube,  uma menina meio doida e engraçada com cabelos coloridos, e que viajava o mundo. Gostei na mesma hora!

Por causa desse canal, decidi ir pra Blumenau na Oktoberfest e no mesmo ano voltei a Recife para ficar 9 dias e poder passear o máximo com minha namorada.

Praia de Carneiros guia turistico de praias em Pernambuco
Capelinha de São Benedito na Praia de Carneiros Pernambuco

Este Roteiro Praias em Pernambuco foi feito de bicicleta, no entanto você pode pegar um carro e fazer os mesmos trajetos. A maioria deles são curtos e você pode explorar as praias melhor de bike, só por no carro e já era! Veja os preços de aluguel de carro no site RentCars.

Confira os pontos turísticos principais das praias em Pernambuco neste roteiro:

  1. passeios pelo centro antigo e marco zero de Recife,
  2. rolê de bike até Olinda,
  3. Reserva do Paiva,
  4. Enseada dos Corais,
  5. Porto de Galinhas,
  6. Praia de Carneiros,
  7. Ilha de Santo Aleixo

Eu fiz este roteiro praias de Pernambuco de bicicleta com a minha namorada, alguns trechos maiores fiz de carro. Claro que uma boa parte pode ser feito de carro e alguns lugares a pé, já que é a forma ideal para conhecer todos os cantinhos e ruas da cidade.

Mapa Roteiro Prais em Pernambuco
Mapa Roteiro Prais em Pernambuco

Nessa viagem por Pernambuco de 8 dias não gastei nem mil reais incluindo a passagem!


Espero que gostem!

Itinerário de Viagem em Pernambuco 8 dias

Lembre-se que a alta temporada é no verão e muita coisa fica lotada. Vá com o espírito preparado!

centro histórico de recife colorido
Centro Histórico de Recife

1 – O que fazer em Recife – 2 dias

Atrações no Centro Histórico de Recife

Uma curiosidade antes de começar este roteiro pela capital de Pernambuco: origem do nome Recife veio dos arrecifes de suas praias, ou seja, formações naturais das piscinas de Boa Viagem e que protegem os banhistas dos tubarões.

No Centro Histórico de Recife estão todos os edifícios e marcos sobre a colonização portuguesa lá no século 16 com influência do domínio holandês. Aqui você irá encontrar várias lojinhas, restaurantes e bares (alguns lugares bem novos, como os Armazéns do Porto)

Um dos pontos mais visitados é o museu dos bonecos gigantes de Olinda, eu fui e vale a pena! O ingresso custa 10 reais para ajudar a cultura e o local. Há explicações de como são feitos os bonecos e muitos deles foram usados nos carnavais! Tem boneco da turma do Chaves, do Darth Vader, do Pelé, e por aí vai…

boneco do Darth Vader no museu de bonecos dicas de viagem pernambuco
Tem até boneco do Darth Vader!

O Mercado Municipal é muito interessante visitar, há diversas comidas diferentes e típicas do Nordeste à preço super acessível e todo tipo de artesanato. Aproveite para experimentar os Bolos de Rolo: um rocambole bem fininho com várias camadas intercaladas da massa com goiabada… é muito bom! Aos domingos acontece a Feira do Bom Jesus, onde você encontra bolsas, chapéus por 10 reais e outros tipos de artesanato.

Dependendo do dia, pode ver uma apresentação cultural típica no Marco Zero. Teve uma vez que vi uma apresentação do Lenine de graça!

Outros lugares ali perto do Marco Zero de Recife, o letreiro de Recife, a torre Malakoff e o Paço do Frevo. Dá pra ver tudo a pé a partir do Marco Zero, fica muito pertinho. Infelizmente a torre e o Paço estavam fechadas no dia que fomos (era segunda feira). Abre de terça a domingo das 9 às 16:30.

Em frente ao Marco Zero tem um canal, e do outro lado, as esculturas de Brennand. Pra atravessar o canal você pode pegar um barquinho a partir do Marco Zero por 5 reais ou pode dar a volta. Aí você vai pelo Pina, passa pelo bairro de Brasília Teimosa e depois segue por um estreito que parece um muro erguido pra dividir o mar do canal, largo o suficiente pra passar um carro com folga. E em frente tem as esculturas. Esse trecho de bicicleta fica 8 km mais longo, porém não tínhamos pressa.

Esculturas de Brennand em Recife
Esculturas de Brennand em Recife

O objetivo desse trajeto é aproveitar o centro e depois pedalar do Marco Zero de Recife até Olinda, em torno de 10km de distância. Caso você não esteja de bike, recomendo se hospedar perto do Centro Histórico e passar dois dias em Recife para aproveitar bem a capital de Pernambuco.

Sugestões de hospedagem em Recife no centro

  1. Hotel Central
  2. NovoHotell Recife
  3. Pousada Lorde Inglês
  4. Mangue Oranje Hostel
  5. Recife Antigo Hostel

Para quem quer praia, há diversos hotéis no bairro Boa Viagem, próximo ao aeroporto e a 10km do centro do Recife ao sul.Nós estávamos no bairro ao lado chamado Piedade.

No meu roteiro em Pernambuco de bike, saímos de Piedade e pedalamos pela ciclovia até o final do bairro Pina. Nesse trajeto tem muitas paisagens bonitas para tirar foto e apreciar. Daqui para o centro antigo é necessário cruzar uma ponte antiga, muito charmosa, porém não há ciclovia. Você pedala junto aos carros na avenida e precisa ter muito cuidado, use sinalizadores e capacete. Até o Marco Zero, indo pelo Cais Estelita, há outras pontes muito bonitas e entendi porque chamam Recife de “a Veneza brasileira”…

Chegamos no Marco Zero, onde fica o letreiro famoso de Recife e ótimo pra tirar fotos! Não é permitido subir no letreiro…mas também não tem fiscalização. Eu mesmo subi 😬



2 – O que fazer em Olinda em 1 dia

A segunda cidade deste Roteiro Praias em Pernambuco de bicicleta é Olinda! Partimos no final do dia de Recife e o caminho é meio tenso, não tem ciclovia…então, pra quem gosta de aventura e adrenalina dos caminhões passando do seu lado e deslocando o ar, vai curtir!

Em Olinda já se prepare para muitas ladeiras e paralelepípedos, além de muitas igrejas… se for de bike como nós, vai ter que empurrar ela boa parte do passeio!

ladeira em olinda de bicicleta
Olha a ladeira em Olinda!!

Assim que chegar passe no Centro Turístico de Olinda para ganhar um mapinha da cidade, ficar por dentro dos eventos e pegar mais dicas se precisar. Recomendo 2 dias para aproveitar bem, mas em um dia você vê muita coisa. Caso você passe a noite em Olinda, recomendo a Pousada Alto Astral ou Cama e Café Casa de Campo Olinda.

Pertinho da Casa do Turista fica a rua dos Quatro Cantos, um dos principais pontos do Carnaval de Olinda.

Uma das ruas mais charmosas e coloridas de Olinda é a Rua XV de Novembro onde fica a Igreja São Sebastião. Ali pertinho fica a Igreja São Bento e a Prefeitura de Olinda, onde háa maior concentração de pessoas durante o Carnaval.

Depois vá para o morro da Sé! Lá tem uma vista maravilhosa da cidade, no Mirante da Caixa d’Água, dá até pra ver Recife ao longe. Se quiser, pode ir no elevador, o preço é R$8 e vale a pena! Lembre-se: tudo que é cobrado ajuda a manutenção do local, que vive do turismo. No topo fica a Igreja de São Salvador do Mundo.

cidades incriveis para visitar em pernambuco olinda
Olinda é linda!

Na área da Sé existe uma feira de artesanato, mas o melhor são as tapiocas! Procure pela famosa barraca da Tia Dulce em uma das galerias. A tapioca sabor Cartola com leite condensado, banana e canela é amelhor que já comi! Aqui também há diversos restaurantes e recomendo o Oficina do Sabor que possui vista maravilhosa e a comida é muito boa. Como a gente tava de bike, pedimos um drink sem álcool com várias frutas típicas.

Barraca da tia Lu: melhor tapioca!
Barraca da tia Dulce: melhor tapioca!

Depois que encher o bucho, pode passear mais um pouco, ver mais algumas igrejas. Só fique atento pra não cometer o erro que cometi: o horário do por do sol! Lá, o sol começa a baixar já as 16, 17h… 18h já está noite! Aí fica um pouco complicado voltar para Recife de bicicleta.

Se quiser mais dicas, confira este roteiro em Olinda no blog Estrangeira.

Voltando para Recife de bicicleta

Decidimos voltar para Recife pela Av. Agamenon Magalhães até chegar no Pina novamente. Paramos para jantar no restaurante de frutos do mar maravilhoso Império do Camarão no bairro Brasília Teimosa. O bairro lembra uma comunidade, algumas pessoas falam que é perigoso, no entanto estávamos de bicicleta, era umas 20h e vi crianças brincando na rua e comércios abertos. E para ficarmos sossegados, o dono do restaurante colocou as bikes na garagem.

No restaurante servem tudo de frutos do mar! Escolha e faça a festa! Nós comemos uma porção infinita de Camarões empanados. Para a sobremesa, fomos num Açaí ali perto do começo da ciclovia, e que vende o Açaí original, sem xarope, sem banana..puro mesmo!

3 – Enseada dos Corais, Pedra do Xaréu, Gaibu, Calhetas – 1 dia

Continuando o roteiro Praias em Pernambuco de bicicleta, saímos de Piedade (bem ao sul de Recife) e pedalamos até Reserva do Paiva (28km de distância da capital). Lembre-se que se alguns trechos forem muito longos, você pode alugar um carro no site Rentcars e levar as bikes junto.

melhores praias de pernambuco Praia do Paiva
Tranquilidade na Praia do Paiva

A Praia do Paiva é linda e tranquila, sem nenhuma barraca, quiosque ou bar. Apenas enormes mansões de gente famosa, aqueles coqueiros e palmeiras enormes na beira da areia branquinha. No entanto, se for mergulhar tome muito cuidado com os tubarões!

Depois fomos até a Enseada dos Corais, onde há mais praias muito charmosas, algumas piscinas naturais e paramos na Pedra do Xaréu. O caminho até ela não é muito bonito, passa no meio de umas casas simples, uma ponte de madeira improvisada por cima de um fio de leito de rio… Mas quando você se chega na Pedra é de deslumbrar! A praia é pequena com várias pedras e que formam pocinhos de água.  Almoçamos em um dos restaurantes improvisados ali, comida típica e de casa mesmo, gastamos no máximo R$50 para duas pessoas.

Um pouquinho mais ao sul fica Gaibu e Galhetas, onde há uma tirolesa!

Em Enseada dos Corais há alguns hotéis muito bons e ótimo custo benefício como Hotel Enseada dos CoraisHotel Arrecife dos Corais

4 – Porto de Galinhas – 2 dias

Na sequência deste Roteiro em Pernambuco, de Enseada dos Corais até Porto de Galinhas dá em torno de 2 horas pedalando, cerca de 30 km.

Porto de Galinhas é um lugar paradisíaco com praias de areia branquinha, coqueiros verdinhos e mar bem azul. No entanto, a vila ferve no verão, há muita muita gente. Então programe a sua viagem com antecedência, reservando os hotéis e saindo cedo para garantir os passeios, que aliás são vários!

Porto de Galinhas é repleta de restaurantes, bares com forró eletrônico, lojinhas de artesanato onde vendem as famosas galinhas de angola em cerâmica e muitas atividades como os passeios de jangada nas piscinas naturais, bugue na praia, passeio de canoa…

Letreiro em Porto de Galinhas roteiro praias de pernambuco
Letreiro em Porto de Galinhas

Por isso recomendo ficar no mínimo 2 dias para conhecer melhor uma das famosas praias de Pernambuco, descansar um pouco as pernas de tanto pedalar e curtir a praia. Alguns hotéis em Porto de Galinhas que recomendo:

  1. Manawa Beach Flat by AFT
  2. Pousada Unaí
  3. Espaço Santa Flora

Toda viagem em Porto de Galinhas pede um passeio pelas piscinas naturais. Fizemos um passeio de jangada e curti muito, custa R$ 25 por pessoa e inclui as máscaras de mergulho para ver os peixinhos.

Atenção: Pra ver as piscinas naturais, a maré precisa estar entre 0,0 e 0,5m.

Você precisa ver a tábua de máres para ver quais os horários de maré alta e maré baixa nos dias da sua viagem. Assim você consegue encaixar o melhor horário para fazer o passeio nas piscinas naturais. O resto pode fazer em qualquer maré, seja ruim ou boa. As melhores marés são na lua cheia e lua nova.

Casal em frente a uma piscininha rasa no mar de pernambuco

Próximo ao lugar de onde saem as jangadas, é possível comprar peixe fresco por um preço MUITO barato! Encontrei 3kg de pescada amarela por uns R$70 em uma peixaria perto de um posto de gasolina, numa rotatória que meio que divide o limite de onde circulam carros e as ruas só pra pedestres.

Em Porto de Galinhas oferecem uma atividade chamada jangada para observação de cavalos marinhos. Na realidade eu pensava que íamos nadar com eles. O que acontece na realidade é: um passeio em uma jangada num leito de rio no meio de um mangue, com uns 50cm de profundidade, e o condutor da jangada mergulha e traz uns cavalos marinhos pra gente ver num copo. Custa R$25 e achei totalmente dispensável.

Vale muito mais a pena visitar o Projeto Hippocampus, um espaço de conservação destes animais e que funciona como um museu de ciências onde você pode fazer uma visita guiada pelos aquários e aprender mais sobre a espécie e vida marinha.

Há inúmeras Praias legais em Porto de Galinhas para você curtir como:

  • Praia da Vila: de onde saem as jangadas
  • Maracaípe: ondas fortes, campeonatos de surf
  • Pontal do Maracaípe: bem tranquilinha e água morna
  • Praia da Camboa: rústica e normalmente deserta
  • Praia de Muro Alto: ótima infraestrutura e mar super azul e rasinho
  • Pontal do Cupe: perfeito para nadar com os peixes

Veja mais dicas do que fazer em Porto de Galinhas no blog Janelas Abertas.

5 – Praia dos Carneiros em 1 dia

Praia dos Carneiros já foi eleita a praia mais bonita do Brasil e realmente é maravilhosa! Fomos de carro super cedo para ver o nascer do sol (dá em torno de 50km de distância de Porto de Galinhas). Você pode fazer este passeio de Porto de Galinhas mesmo, contratando uma excursão de catamarã por R$70 por pessoa. Você vai de van até o porto em Sirinhaém e faz 4 paradas de 40 minutos. No blog Vida Sem Paredes há mais dicas. No entanto, vale um dia exclusivo para a praia dos Carneiros se você quer muito conhecê-la.

barco praia dos carneiros turismo praias em pernambuco
A Praia dos Carneiros é uma das mais belas praias de Pernambuco

Como chegamos super cedo, fizemos diversas fotos sem ninguém na praia. Logo encontramos um senhor que nos levou de barco até a famosa Capelinha de São Benedito.  Aproveite e tire muitas fotos, pois à tarde vai lotar de gente hhaha

Depois ele nos levou num local pra fazer banho de argila. Dizem que essa argila é capas de rejuvenescer a pele em 10 anos, não custa passar pra garantir né. Vai que. Aqui também vendem vários artesanados.

Depois fomos até o banco de areia na Praia do Guadalupe, um lugar muito bonito e o mar super azul! Quando retornamos a Carneiros, a praia estava LOTADA! Vale a pena acordar cedo né!

Também vale a pena conhecer as Piscinas Naturais de Praia dos Carneiros, você verá vários peixinhos se a maré estiver alta.

Recomendo estes hotéis em Praia dos Carneiros

  1. Pousada Paraíso Carneiros
  2. Bangalôs do Gameleiro
  3. Pousada Sitio da Prainha
  4. Pousada Solar da Praia 

6 – Ilha de Santo Aleixo – 1 dia

Esta ilha é um dos lugares que mais gostei deste roteiro Praias em Pernambuco! A Ilha de Santo Aleixo é uma propriedade privada e pertence ao município de Sirinhaém, localizado entre Porto de Galinhas e Praias dos Carneiros. Você pode ir por conta, como fizemos, ou pegar uma excursão bate e volta saindo de uma dessas cidades.

Ilha de Santo Aleixo viagem em Pernambuco
Ilha de Santo Aleixo. Foto de lotsemann

O translado sai da Barra de Sirinhaém até Ilha de Santo Aleixo. Apenas uma empresa faz o passeio e é iniciado a partir de 9h até às 10:30h pela Mosteiros Tur, por isso precisa chegar lá cedinho para garantir.

O preço da lancha Barra de Sirinhaém – Ilha de Santo Aleixo custa R$50 por pessoa, porém paguei 40 negociando! Dura em torno de 5 minutos para chegar na Ilha. O passeio todo dura umas 5 horas e inclui o translado, além de caiaque, stand up paddle, cadeiras e guarda sol na praia. No entanto não são fornecidas máscaras para mergulho, eles alugam por R$30. Então leve a sua!

Como a ilha é pequena, você conhece rapidinho, fazendo uma trilha pelas pedras. Recomendo levar um tênis ou aquelas sapatilhas antiderrapantes.  No caminho, você passa pela praia da Ferradura, perfeita para ver os peixinhos com snorkel. Você pode ficar ali quanto tempo quiser e se a maré subir, pode retornar até a área do restaurante com a lancha da empresa.

Como há apenas um lugar na ilha para almoçar, faça seu pedido logo. Os preços são normais ao da região.

O retorno Ilha de Santo Aleixo – Barra de Sirinhaém inicia às 14h, é rápido e feito em lanchas, por ordem de chegada. Aí você pode retornar a Praia dos Carneiros ou voltar para Recife (em torno de 65 km de distância ou 1h40min)

Aproveite dar um pulinho em Maragogi em Alagoas que é ali pertinho! Quem dá as dicas é o Rozembergue do blog Mochilão Barato.

Fim deste roteiro Praias em Pernambuco! Gostou? comente!!

Roteiro Praias de Pernambuco, dicas de viagem Porto de Galinhas
Roteiro Praias de Pernambuco, dicas de viagem

 

Confira outros destinos do Brasil:

Guia completo de viagem para a Amazônia

Viagem a Arraial do Cabo: todas as dicas e guia definitivo!

Dicas de Pedra Azul ES: 7 atrações na Rota do Lagarto

Roteiro na Chapada dos Veadeiros: guia completo!

Roteiro Serra da Canastra e Capitólio: dicas e melhores atrações

 

 

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

8 COMENTÁRIOS

  1. Que máximo, Eduardo!!! Amei suas dicas de passeios de bicicleta. Nunca imaginei fazer nada assim! Angie, que idéia incrível de convidar o Eduardo. Parabéns!!!

  2. Eita! To pra ver post mais completo que este! Parabéns, Eduardo!

    Adorei a dicas. Faz tempo que estou ensaiando um roteiro pelas praias de Pernambuco, mas ainda não consegui tirar isso do planejamento. Espero conseguir fazer esta viagem este ano ainda e por isso, já favoritei o post.

    Abraços!

  3. Adorei esse roteiro pela praias de Pernambuco super completo que me fez relembrar e reviver os 10 anos que morei neste estado maravilhoso. Nosso Nordeste é fabuloso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here