América do SulChile

8 coisas que você não sabia sobre San Pedro de Atacama

posted by Angie Dezembro 14, 2016 15 Comments

Fala galera! Muita gente vai ao Atacama para explorar a natureza, fazer todos os tours possíveis e acaba esquecendo de conhecer San Pedro de Atacama! A cidade tem muita história e coisas bizarras que passam despercebidas para muitos viajantes. Assista o vídeo e leia o post para complementar a sua viagem 🙂 Se você não está vendo o vídeo, clique aqui.

8 coisas que você não sabia sobre San Pedro de Atacama

1. Walking Tour

San Pedro do Atacama walking tourSIM, existe um walking tour / city tour em San Pedro de Atacama!!! Nós fizemos o tour San Pedro Hoy da Tours4Tips que ocorre todos os dias as 10 da manhã, dura duas horas e você paga o quanto quiser! Basta enviar um email para confirmar a sua vaga e aparecer na Plaza de Armas. Os guias são bilíngues, super animados e utilizam uma camiseta listrada como o do Wally. Aprendi tudo o que está neste post com a Adrin, nossa guia querida!!

2. Plantas medicinais

O Atacama é o deserto mais árido do mundo e mesmo assim possui uma biodiversidade enorme de plantas e animais. O povo local de San Pedro do Atacama utiliza várias raízes, folhas, ervas para curar diversos problemas!

Rica rica: produz forte odor aromático, o chá de rica rica é ótimo contra dores de estômago, pois ajuda na digestão, contra dores nos rins, problemas de circulação e estimula a produção de leite materno.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Ayrampo: fruto dos cactos, utilizado para amenizar febre e para produzir tintura.

Coca: estimula funções digestivas, é um analgésico natural para tratamentos de reumatismo e artrites. Possui efeito direto sobre o sistema nervoso central, reduzindo o cansaço e traz benefícios digestivos, reumatológicos, cardiovasculares e nervosos.

Algarrobo: fruto da árvore de algarrobeira, usado para tratar infecções, diminuir o colesterol e triglicerídeos, tratar anemia e baixo peso. Também é utilizado por seu conteúdo energético e protéico.

Chañar: transformado em xarope e utilizado para aliviar dores de garganta, pois é antitussígeno, expectorante, analgésico e antiinflamatório.

Ah e várias dessas plantas são transformadas em sorvete e são deliciosas! Veja o que comer no Atacama.

Mas eles também acreditam em outras plantas ~benéficas~ aehuaehaplantas-medicinais-sexuais-atacama

plantas-medicinais-sexuais-atacama-mapuche

3. Festas ilegais

Não são permitidas festas na cidade, porém volta e meia acontecem as famosas festas clandestinas no deserto! A galera se reúne fora da cidade e a música pode ser ouvida de longe…você praticamente sabe que tem uma rolando por causa do tush tush (falaram que avisam nos hostels, mas não ficamos sabendo de nada).

San Pedro do Atacama city tour

4. Droga como moeda

E claaaro que tem tráfico de drogas em San Pedro do Atacama, pois faz fronteira com a Bolívia. Na região de San Pedro do Atacama vivia um dos povos mais psicodélicos da América do Sul que utilizavam huachuma, um cacto também chamado de San Pedro, em seus rituais espirituais. O psicoativo alcalino é a mescalina e é usado por xamãs há 3 mil anos em cerimônias. Há relatos que esse droga era trocada entre as tribos por matéria prima!

5. Feirinhas

Longe do centrinho e perto do campo de futebol existe uma feirinha fixa, onde vendem frutas, verduras e outras coisas interessantes.feira San Pedro do AtacamaSe você tiver sorte, pode pegar a FEIRA MENSAL! Acontece apenas um dia por mês, quando a galera de Calama vem pra San Pedro de Atacama vender tudo quanto é comida e coisa bem mais barato que nos mercadinhos. Tem até melancia!!!

feira-frutas-san-pedro-do-atacama

6. O Ladrão de múmias

Uma figura meio controversa de San Pedro do Atacama é o jesuíta belga Gustavo le Paige. Ele trouxe alguns benefícios a cidade como construção de hospital, ruas, campo de futebol…porém explorou crianças e a história dos Licanantai, trocando moeda ou roupas por múmias. Ou seja, enganava os pequenos para revelar a localização dos antepassados. Aí ele levava para o museu dele ou entregava para amigos (como o Pinochet).campo-de-futebol-em-san-pedro-do-atacamaO povo Licanantai acreditava que havia vida após a morte, então mumificavam seus entes queridos e colocam em vasos com coisas que eles poderiam precisar nessa “caminhada” como comida, objetos de trabalho, roupas…e esses vasos eram virados para o Licancabur, o maior vulcão da região e considerado guardião.

curiosidades-san-pedro-do-atacama-walking-tour

7. Mudança de nomes

Todas as pessoas com nomes Licanantai foram forçadas pelos “outros chilenos” a modificá-los, “espanholizá-los” digamos assim. Houve uma imposição da cultura e da religião, já que perderam os nomes e passaram a enterrar seus mortos em vez de mumificá-los. No entanto, o costume de deixar alimentos, bebidas e cigarros ainda é visto no cemitério.

cemiterio 8 coisas legais que você não sabia sobre San Pedro do Atacama

8. Artesanato Local

Próximo a Plaza de Armas está o Pueblo Artesanos, um corredor cheio de roupas, peças artesanais, lembrancinhas…as coisas aqui são mais baratas que no centro, porém vários artigos não são feitos pelos locais e são encontradas em outros países andinos…Você encontra a famosa blusa de lhama no Chile, Bolívia e Peru aheuaheSan Pedro de Atacama walking tour pueblo artesanos

É isso aí galera, espero que tenham gostado deste vídeo e do post sobre 8 coisas que você não sabia sobre San Pedro de Atacama! Veja mais detalhes sobre o walking tour no blog das Estrangeiras!

Salve este post sobre curiosidades no Atacama no seu Pinterest e conheça meus painéis de viagem!

o-que-voce-nao-sabia-sobre-san-pedro-do-atacama

Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

 Leia também:

 

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

15 Comments

Tássia Corina Dezembro 16, 2016 at 3:38 pm

Hahaha, me divirto com seus videos! Muito bom!

Reply
Gê Azevedo Dezembro 16, 2016 at 4:28 pm

Tem razão: não sabia de nenhuma delas! Adorei e não sei dizer qual gostei mais… Festas ilegais! Ervas para salvar casamento! kkkk
Muito bom!

Reply
Gabi Pizzato - Devaneios de Biela Dezembro 16, 2016 at 5:34 pm

Guria desvendando os lados obscuros do Atacama! Muito bom!

Reply
quartodeviagem Dezembro 17, 2016 at 7:33 pm

que interessante e ao mesmo tempo engraçado! E que festas loucas são essas hahaha
fiquei chocada com o ladrão de múmias, os seus posts me deixam com mais vontade de ir ao Atacama.

Reply
itamarjapa Dezembro 18, 2016 at 11:08 am

Demais, não sabia mesmo. Adorei o ” Na região de San Pedro do Atacama vivia um dos povos mais psicodélicos da América do Sul ” kkkk locura locura locura! 😉

Reply
Cristina e Renato Dezembro 18, 2016 at 1:31 pm

Não sabia! Adorei o post! Adoro listas, muito bem elaborada! Parabéns

Reply
Josiane Bravo Dezembro 18, 2016 at 7:46 pm

Que demais. Amei saber que tem os famosos free walking tours no Atacama. Viciei nisso e hoje em dia gosto gosto de fazer o walking tour no primeiro dia que vou a alguma cidade, é legal para conhecer coisas que só os locais sabem não é. E que coisa cabeluda essa das múmias, credo rs.
Beijos

Reply
Angie Dezembro 18, 2016 at 10:11 pm

é então, cada coisa bizarra que a gente aprende nos walking tours haeuahe valem muito a pena!!

Reply
Karilayn Areias Dezembro 18, 2016 at 8:08 pm

Quanta coisa de diferente! Mas essa parada do ladrão de múmias foi a que eu achei mais bizarra….

Reply
Matheus Crespo da Silva Dezembro 18, 2016 at 10:20 pm

Que post mais curioso, hahaha é incrível como todo lugar tem algum remédio para impotência sexual.
Arrasou Guria muito bacana o post, deu ainda mais vontade de conhecer esse lugar incrível

Reply
Dayana Dezembro 19, 2016 at 11:39 am

Essa das drogas eu já desconfiava e agora confirmou total!!! hahahaha

Pô, fiquei curiosa com essas festas aê!!!

Reply
Giuliana Carpes Bernardo Fevereiro 11, 2017 at 12:31 pm

Nossa, como é difícil entender o que tu fala hahahaha mais facil o guia em espanhol mesmo

Reply
Angie Fevereiro 11, 2017 at 1:14 pm

se não acompanhar tem chances de ser atropelada aheuaheu

Reply
Katiuce Barros Março 6, 2017 at 4:58 pm

Meninaa tô fazendo ctrl+C Ctrl+V da tua viagem kkk
Benção demais, tá me ajudando horrores

Reply
Angie Março 7, 2017 at 9:30 am

eauehaue fico feliz guria!! aproveita!!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: